Leitura na versão Bíblia Viva - Português

http://biblia.email/pviva/Josué/22

Josué 22 Compartilhar

1-5
JOSUÉ CONVOCOU então os soldados das tribos de Ruben e Gade e da meia tribo de Manassés, dizendo o seguinte: "Vocês fizeram tudo o que Moisés, servo do Senhor, mandou e tudo o que eu ordenei - obedeceram a todas as ordens dadas pelo Senhor nosso Deus. Vocês não abandonaram os seus irmãos das outras tribos. Agora o Senhor nosso Deus nos deu sucesso e descanso como havia prometido. Podem voltar para o território que receberam de Moisés, servo do Senhor, do outro lado do rio Jordão. Tenham cuidado porém de obedecer a todos os mandamentos dados por Moisés na Lei. Amem o Senhor e sigam o plano que Ele tem para vocês na vida. Procurem estar sempre perto dEle! Sirvam ao Senhor com todo o coração e alma!"
6-8
Assim Josué abençoou todos eles e os mandou para casa. Moisés tinha dado território em Basã à meia tribo de Manassés, ao passo que a outra metade da tribo tinha recebido território a oeste do Jordão. Quando Josué despediu as tropas, ao dar a bênção disse que eles dividissem com os parentes em casa todas as riquezas que tinham conseguido durante a campanha militar - gado, prata, ouro, bronze, ferro e roupas - tudo em grande abundância!
9-10
Assim as tropas das tribos de Ruben, de Gade e da meia tribo de Manassés deixaram o exército de Israel aquartelado em Silo, em Canaã, e atravessaram o rio Jordão, voltando para as suas terras em Gileade. Mas antes da travessia, enquanto estavam ainda em Canaã, construíram perto do Jordão um altar grande e vistoso.
11-15
Quando o restante de Israel ficou sabendo que as tribos de Ruben, Gade e meia tribo de Manassés tinham edificado um altar, ajuntou um exército em Silo e se preparou para fazer guerra àquelas tribos irmãs. Antes porém mandou uma delegação chefiada por Finéias, filho do sacerdote Eleazar. Faziam parte da delegação dez altos oficiais de Israel - um de cada uma das dez tribos. Todos eles eram chefes de grupos de famílias. Cruzaram o rio, passando para a terra de Gileade, e falaram às tribos de Ruben, Gade e Manassés:
16-20
"Toda a congregação do Senhor quer saber por que vocês estão pecando contra o Deus de Israel, deixando de seguir ao Senhor e construindo um altar de rebelião contra Ele! Será que a culpa do nosso pecado em Peor - da qual não estamos purificados ainda, apesar da praga que nos atormentou - é tão pequena que vocês têm de fazer nova rebelião contra o Senhor?! Vocês bem sabem que se fizerem rebelião hoje, o Senhor ficará irado conosco amanhã! Se vocês acham que precisam de um altar porque o território de vocês é impuro, é melhor que passem para o nosso lado do rio Jordão onde o Senhor se faz presente entre nós no Tabernáculo. Vocês poderão viver junto conosco e nós daremos parte de nossas terras a vocês. Mas nada de rebelião contra o Senhor, para trazer desgraça sobre nós, construindo outro altar! Só um é o altar do Senhor nosso Deus! Não esqueçam a terrível experiência que tivemos com Acã, filho de Zera! Quando Acã pecou contra o Senhor, não foi só ele que sofreu castigo. A nação inteira foi castigada!"
21
Aqui vai a resposta que o povo de Ruben, de Gade e da meia tribo de Manassés deu aos altos oficiais de Israel:
22-23
"Diante do Senhor, Deus dos deuses declaramos que não construímos o altar em rebelião contra ele. O Poderoso Senhor sabe - e que todo o Israel saiba também - que não construímos o altar para oferecer nele sacrifícios queimados nem ofertas de paz - caia sobre nós a maldição do Senhor, se foi para isso!
24-29
"Construímos o altar porque amamos o Senhor e temos receio de que no futuro os filhos de vocês digam aos nossos: 'Que direito vocês têm de prestar culto ao Senhor Deus de Israel? O Senhor colocou o rio Jordão como barreira entre nós e vocês! Vocês não têm parte no Senhor!' E os filhos de vocês poderão impedir que os nossos filhos adorem e sirvam ao Senhor! Por isso resolvemos construir o altar como símbolo, para mostrar aos nossos filhos e para os de vocês que nós também podemos servir ao Senhor com nossos sacrifícios queimados, ofertas de gratidão e outras ofertas; e para que os filhos de vocês não digam aos nossos: 'Vocês não têm parte no Senhor nosso Deus.' Se eles disserem isso, os nossos filhos poderão responder: 'Olhem a cópia do altar do Senhor, que nossos pais fizeram. Não é pois sacrifícios queimados ou outros sacrifícios. É um símbolo da união que nós e vocês temos com Deus.' Longe de nós, afastar-nos do Senhor, ou nos rebelar contra Ele, construindo altar para sacrifícios queimados, ofertas ou outros sacrifícios. Somente o altar que está em frente do Tabernáculo pode ser usado para isso."
30
Quando o sacerdote Finéias e os altos oficiais ouviram isso das tribos de Ruben, Gade e Manassés, alegraram-se muito!
31
Finéias respondeu: "Hoje sabemos que o Senhor está no meio de nós, porque vocês não foram infiéis ao Senhor como tínhamos pensado. Com isso vocês mostraram que estamos livres da destruição pelo castigo do Senhor."
32-33
Então Finéias e os outros representantes enviados voltaram ao povo de Israel - a Canaã - e deram relatório de tudo o que tinha acontecido. Todo o Israel alegrou-se e louvou a Deus! E deixaram de falar em fazer guerra contra Ruben e Gade.
34
O povo de Ruben e de Gade deram ao monumento o nome de "Altar do Testemunho", dizendo: "É um testemunho entre nós e eles de que o Senhor é nosso Deus também."
Leitura na versão Bíblia Viva - Português
Livro
Capítulo
Versículo*
Dicas

* Exemplos:
1
1.3.6.20
1-5
1.3-5
3-6.10

Bíblias/Bibles
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter