Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
JOSUÊ TINHA envelhecido. "Você está ficando velho," disse o Senhor, "e ainda falta conquistar muitas nações. Veja só a lista dos territórios que falta ocupar: todo o território dos filisteus; todo o território de Gesur; as terras hoje pertencentes aos cananeus, desde o rio que forma divisa com o Egito até à fronteira sul de Ecrom; cinco cidades dos filisteus: Gaza, Asdode, Ascalom, Gate, Ecrom; o território dos aveus, no sul; ao norte, todo o território dos cananeus, incluindo Meara, pertencente aos sidônios, estendendo-se rumo norte até Afeque, na fronteira dos amorreus; as terras dos gibleus, na faixa costeira, abrangendo na direção leste toda a área do monte Líbano, desde Baal-Gade, ao pé do monte Hermom, no sul, até à entrada de Hamá, ao norte; e todo o território montanhoso que vai desde o Líbano até aos Poços de Sal, contando o território dos sidônios. "Estou para lançar esses povos longe da nação de Israel! Portanto, ao repartir o território às nove tribos e à meia tribo de Manassés, de acordo com o que ordenei, inclua esses territórios."
8-13
A outra metade da tribo de Manassés, e as tribos de Ruben e de Gade, já tinham recebido a herança delas a leste do Jordão, pois Moisés havia destinado aquela terra para esses israelitas. O território deles estendia-se desde Aroer, na beira do vale do rio Arnom, contando a cidade situada no vale, e passava pelo planalto de Medeba, até Dibom; incluía também todas as cidades de Seom, rei dos amorreus que reinou em Hesbom, e chegava até às fronteiras de Amom. Incluía: Gileade; o território dos gesuritas; o monte Basã com a cidade de Salcá, edificada nele; e todo o território de Ogue, rei de Basã, que tinha reinado em Astarote e em Edrei. Ele foi o último dos refains que restou, pois Moisés tinha atacado e expulsado aqueles gigantes. Mas o povo de Israel não tinha expulsado os gesuritas nem os maacatitas, os quais vivem entre os israelitas até o dia de hoje.
14
Distribuição dos Territórios. Território Dado à Tribo de Levi: Moisés não tinha dado nenhum território à tribo de Levi; em vez disso, ficaram tendo direito às ofertas feitas ao Senhor.
15-20
Território Dado à Tribo de Ruben: Moisés tinha dado a seguinte área à tribo de Ruben com suas várias famílias: Desde Aroer, na beira do vale do rio Amom, com a cidade de Amom situada no meio do vale, até além do planalto, perto de Medeba. Incluía Hesbom e outras cidades da planície - Dibom, Bamote-Baal, Bete-Baal-Meom, Jaza, Quedemote, Mefaate, Quiriataim, Sibma, Zerete-Saar no monte que domina o vale, Bete-Peor, Bete-Jesimote e as encostas do monte Pisga.
21-22
As terras de Ruben incluíam também as cidades do planalto e o reino de Seom. Seom era o rei que vivia em Hesbom e que foi morto por Moisés juntamente com os outros chefes de Midiã-Evi, Requém, Zur, Hur e Reba. Os israelitas mataram também o adivinho Balaão, filho de Beor, além de outros.
23
A fronteira ocidental de Ruben era demarcada pelo rio Jordão. Dentro destes limites as famílias da tribo de Ruben estabeleceram cidades e aldeias.
24-25
Território Dado à Tribo de Gade: A extensão do território destinado por Moisés à tribo de Gade com suas várias famílias foi a seguinte: Jazer, todas as cidades de Gileade, e a metade do território de Amom até Aroer perto de Rabá.
26
Estendia-se também desde Hesbom até Ramate-Mispa e Betonim, e desde Maanaim até à fronteira de Debir.
27-28
No vale havia Bete-Arã, Bete-Nimra, Sucote, Zafom e o restante dos domínios do rei Seom, de Hesbom. A linha da fronteira ocidental era o rio Jordão, indo até o Lago da Galiléia; ali a fronteira virava para o lado oriental do rio Jordão.
29-30
Território Dado à Meia Tribo de Manassés: Moisés destinou o seguinte território à meia tribo de Manassés com suas várias famílias: O território estendia-se para o norte desde Maanaim. Incluía todo o Basã, reino que fora de Ogue e as sessenta cidades de Jair em Basã.
31
Metade de Gileade e das capitais reais de Astarote e Edrei foi dada à metade do grupo de famílias chefiadas por Maquir, filho de Manassés.
32-33
Foi assim que Moisés repartiu a terra a leste do rio Jordão nos campos de Moabe quando o povo acampou nas vizinhanças de Jericó. Mas Moisés não deu nenhum território à tribo de Levi pois, como ele explicou, o Senhor Deus era a herança de Levi. O que fosse dedicado a Deus - sacrifícios e outras ofertas - seria usado pela tribo de Levi.