Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
MAS ALGUÉM HAVIA cometido pecado entre os israelitas. Foi Acã, filho de Carmi, neto de Zabdi, e bisneto de Zera, da tribo de Judá. Pois Acã desobedeceu à ordem de destruir tudo, menos o que devia ser reservado para a obra do Senhor! Ele pegou para si mesmo uma parte de tais coisas. A indignação de Deus estendeu-se a todo o povo de Israel por causa disso.
2
Pouco depois da destruição de Jericó Josué mandou alguns homens à cidade de Ai, perto de Bete-Áven, a leste de Betel. Foram lá para espiar a cidade.
3
Quando voltaram, prestaram este relatório a Josué: "Viva! A cidade tem tão poucos defensores que basta mandar uns dois ou três mil homens para acabar com ela! Para que mandar o exército inteiro?! "
4-6
Assim, foram enviados apenas uns três mil homens para atacar a cidade de Ai - e eles foram completamente derrotados! Trinta e seis israelitas foram mortos durante o ataque, e os restantes foram perseguidos desde a porta da cidade até às pedreiras, e foram dominados! O povo de Israel ficou apavorado! Josué e os líderes, como sinal de desespero, rasgaram as roupas, lançaram-se ao chão, rosto em terra, e jogaram poeira sobre as cabeças - isso diante da Arca do Senhor, até o começo da noite.
7-9
Josué clamou a Deus: '''Ó Senhor! Por que o Senhor fez o seu povo passar o rio Jordão, se era para deixar os amorreus acabarem conosco?! Por que não ficamos do outro lado do rio? Bem que podíamos ter ficado satisfeitos com o que já tínhamos conseguido! Ó, Senhor! Que hei de fazer agora que Israel fugiu dos inimigos? Pois quando os cananeus e as outras nações desta região souberem o que aconteceu, vão cercar, atacar e apagar da terra o povo de Israel. E então, que será da honra do seu grandioso nome?!"
10-12
Mas o Senhor disse a Josué: "Vamos, é inútil ficar curvado aí! Israel pecou, pois, desobedecendo às minhas ordens, tomou coisas proibidas que eu tinha dito que não tomasse! E quem fez isso, não só pegou aquelas coisas, mas também foi falso e escondeu o que roubou no meio da bagagem dele. Por isso o povo de Israel está sendo derrotado. Por isso os guerreiros israelitas estão fugindo dos inimigos. A nação desobediente está condenada!a Não estarei mais com vocês enquanto não acabarem com esse pecado!
13-15
"Ponha-se de pé! Diga ao povo: 'Cada um vai ter de se consagrar, preparando-se para amanhã, pois o Senhor, Deus de Israel revelou que um de vocês pegou coisas proibidas, e que não poderemos vencer os inimigos enquanto esse pecado não for enfrentado e resolvido. Portanto, amanhã cedo vocês virão, tribo por tribo, e o Senhor vai mostrar a tribo à qual pertence o culpado. Depois, a tribo indicada vai ser examinada, tomando cada um dos grupos de famílias. O Senhor Deus mostrará a qual deles pertence o culpado. Esse grupo de famílias terá de comparecer, família por família, e cada membro da família terá de vir um por um. E quem roubou aquilo que pertence ao Senhor será lançado no fogo - ele e tudo que é dele! Pois rompeu o contrato do Senhor com Israel, e trouxe desgraça sobre toda a nação.'"
16-18
Assim, no dia seguinte, bem cedo, Josué reuniu as tribos de Israel diante do Senhor. A tribo indicada foi a de Judá. Depois reuniu os grupos de famílias dessa tribo, e o Senhor indicou o grupo de famílias chefiados por Zera. Então as famílias desse grupo foram postas diante do Senhor, e a família de Zabdi foi indicada. Essa família teve de comparecer pessoa por pessoa, e o culpado foi revelado. Era Acã, neto de Zabdi.
19
Josué disse a Acã: "Meu filho, louve e glorifique ao Deus de Israel, e confesse tudo que fez. Não esconda nada."
20-21
Acã respondeu: "Pequei realmente contra o Senhor, o Deus de Israel. É que eu vi uma bela capa importada da Babilônia, umas peças de prata e uma barra de ouro, valendo uns cinqüenta siclos. Não resisti. Peguei tudo aquilo, fiz um buraco no chão da minha tenda, coloquei a prata por baixo e por cima o ouro e a capa."
22-23
Com isso Josué mandou uns homens procurarem aquelas coisas. Eles correram até à tenda e acharam tudo enterrado Já como Acã tinha dito - a prata por baixo e o restante por cima. Levaram os objetos a Josué, que estava reunido com o povo na presença do Senhor.
24
Então Josué e os israelitas pegaram Acã, a prata, a capa, o ouro, os filhos, as filhas, os bois, os jumentos, as ovelhas, a tenda, e tudo o que ele tinha, e levaram ao vale de Acor.
25-26
Josué disse a Acã: "Por que você trouxe desgraça ao nosso povo? Agora o Senhor Deus vai trazer desgraça a você!" O povo de Israel apedrejou os condenados, queimou os corpos e tudo mais. Depois levantou sobre os destroços um montão de pedras que continua lá. Por isso aquele lugar é chamado "Vale de Acor" até hoje. Assim apagou-se o furor da ira do Senhor.