Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
ENTÃO OS LÍDERES da tribo de Levi foram até Silo para falar com o sacerdote Eleazar, Josué, e os líderes das outras tribos. Disseram eles: "O Senhor instruiu Moisés no sentido de que nós levitas devemos receber cidades para morar e pastagens para o nosso gado."
3
Assim eles receberam algumas das cidades recém-conquistadas, bem como as pastagens nas vizinhanças delas.
4
Treze delas tinham sido dadas antes às tribos de Judá, Simeão e Benjamim. Estas foram dadas por sorteio sagrado a alguns dos sacerdotes da linhagem de Coate, da tribo de Levi, descendentes de Arão.
5
As outras famílias de Coate receberam por sorteio sagrado dez cidades dos territórios de Efraim, de Dã e da meia tribo de Manassés.
6
As famílias de Gérson receberam treze cidades selecionadas mediante sorteio sagrado na área de Basã. Estas cidades foram dadas pelas tribos de Issacar, Aser, Naftali e pela meia tribo de Manassés.
7
As famílias de Merari receberam por sorteio sagrado doze cidades das tribos de Ruben, Gade e Zebulom.
8
Assim a ordem que o Senhor tinha dado a Moisés foi obedecida e as cidades e pastagens foram dadas por sorteio sagrado.
9-16
Os primeiros a receber a parte destinada a eles foram os sacerdotes - descendentes de Arão, levitas das famílias de Coate. Receberam das tribos de Judá e Simeão as seguintes nove cidades e as pastagens ao redor: Hebrom, na região montanhosa de Judá, cidade de refúgio, também chamada Quiriate-Arba, em homenagem a Arba, pai de Enaque; mas os campos da cidade e suas vilas foram dados a Calebe, filho de Jefoné; Libna, Jatir, Estemoa, Holom, Debir, Aim, Jutá e Bete-Semes.
17-18
Da tribo de Benjamim receberam estas quatro cidades e as suas pastagens: Gibeom, Geba, Anatote e Almom.
19
Portanto, foram dadas treze cidades e suas pastagens - aos sacerdotes, descendentes de Arão.
20-22
As outras famílias de Coate receberam da tribo de Efraim estas quatro cidades, com as pastagens: Siquém (cidade de refúgio), Gezer, Quibzaim e Bete-Horom.
23-24
As seguintes quatro cidades e pastagens foram dadas pela tribo de Dã: Elteque, Gibetom, Aijalom e Gate-Rimom.
25-26
A meia tribo de Manassés deu as cidades e pastos de Taanaque e Gate-Rimom. Assim, o total de cidades, com suas pastagens, dadas aos das famílias de Coate foi dez.
27
Os das famílias de Gérson, formando outra divisão dos levitas, receberam da meia tribo de Manassés duas cidades com as pastagens próximas: Golã de Basã (cidade de refúgio) e Beesterá.
28-29
A tribo de Issacar deu quatro cidades, incluindo as pastagens ao redor: Quisiom, Daberate, Jarmute e En-Ganim.
30-31
A tribo de Aser deu quatro cidades com as pastagens: Misal, Abdom, Helcate e Reobe.
32
A tribo de Naftali deu: Quedes, na Galiléia (cidade de refúgio), Hamote-Dor e Cartã.
33
Assim, foram treze as cidades, com suas pastagens, dadas às famílias de Gérson.
34-35
Os levitas restantes - das famílias de Merari - receberam da tribo de Zebulom quatro cidades e suas pastagens: Jocneão, Cartã, Dimna e NaaIaI.
36-37
De Ruben receberam quatro cidades com suas pastagens: Bezer, Jaza, Quedemonte e Mefaate.
38-39
Gade contribuiu com quatro cidades e suas pastagens: Ramote (cidade de refúgio), Maanaim, Hesbom e Jazer.
40
Deste modo, os levitas pertencentes às famílias de Merari receberam ao todo doze cidades e suas pastagens.
41-42
O número total de cidades - com suas pastagens - dadas aos levitas chegou a quarenta e oito.
43
Assim foi que o Senhor deu a Israel todas as terras que havia prometido aos primeiros pais. Os israelitas invadiram e conquistaram essas terras e passaram a viver nelas.
44
E o Senhor deu paz a Israel, como havia prometido. Não havia ninguém que pudesse levantar-se contra a nação israelita! o Senhor deu a Israel a vitória sobre os inimigos.
45
Realizaram-se todas as boas coisas que o Senhor havia prometido! Ele cumpriu a palavra em tudo!