Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
DEPOIS DA MORTE de Moisés, homem que servia ao Senhor, Deus falou ao assistente de Moisés chamado Josué, filho de Num:
2-5
"Agora que o meu servo Moisés está morto, você passa a funcionar como o novo chefe do povo de Israel. Prepare-se e guie este povo, atravessando com ele o rio Jordão e indo à frente dele à terra prometida. O que prometi a Moisés, repito a você: 'Todo o terreno onde vocês pisarem, eu darei aos descendentes de Israel: o território que vai desde o deserto ao sul, até às montanhas do Líbano, ao norte; desde o Mar Mediterrâneo, a oeste, até ao rio Eufrates, a leste; e ainda toda a terra dos heteus. São estes os limites da nação.' Ninguém será capaz de impedir a sua marcha enquanto você viver, pois Eu estarei ao seu lado, assim como estive com Moisés: não o abandonarei nem deixarei de ajudar você.
6-9
"Seja forte e corajoso! Você terá sucesso como chefe do meu povo e vai conquistar a terra que prometi. Veja lá! Basta que você seja forte e valente e tenha o cuidado de obedecer a todas as leis que Moisés ordenou. Se você quer ter sucesso em tudo o que vai fazer, seja obediente a todos os pontos da Lei, sem nenhum desvio para cá ou para lá. Não se canse de lembrar ao povo as leis deste Livro, e você mesmo trate de meditar nelas todos os dias e todas as noites, para ter certeza de que está sendo obediente em tudo que está escrito. Só assim você poderá ter sucesso. Digo e repito: Seja forte e corajoso! Nada de desânimo! Não fique com medo! Lembre-se bem: o Senhor seu Deus está com você, esteja onde estiver!"
10-11
Então Josué deu instruções aos oficiais de Israel a fim de suprirem e equiparem o povo para a travessia do rio Jordão. Disse Josué: "Daqui a três dias nós vamos atravessar o rio, vamos conquistar a terra que Deus prometeu e lá viveremos!"
12-15
Depois ele convocou os chefes das tribos de Ruben, de Gade e da meia tribo de Manassés e fez com que eles lembrassem o seguinte acordo feito com Moisés: "O Senhor deu a vocês descanso e esta terra deste lado do Jordão. Portanto, as mulheres, as crianças e o gado podem ficar aqui. Mas as suas tropas bem armadas e sem faltar nenhum dos guerreiros têm de ir na frente das outras tribos, atravessando o Jordão e ajudando a conquistar o território, no outro lado do rio. Fiquem lá até que conquistem tudo o que têm de conquistar. Só depois disto é que vocês poderão voltar e ocupar o seu território aqui a leste do Jordão."
16
Eles concordaram com isso tudo e prometeram obedecer a Josué como comandante deles.
17-18
"Obedeceremos às suas ordens como obedecemos a Moisés", afirmaram eles. Que o Senhor Deus esteja com você, como esteve com Moisés, Se algum dos nossos homens - seja quem for - se rebelar contra as suas ordens, morrerá! Olhe! Só queremos que você continue com ânimo e com coragem! "