Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. João 15.4
João

EVANGELHO DE JOÃO

Autor: Apóstolo João
Data: Cerca de 85 dC

Esboço de João
Prólogo: A Encarnação do Filho de Deus 1.1-18

I. O ministério público de Jesus 1.19-12.50

Preparação 1.19-51
As bodas em Caná 2.1-12

Ministério na Judéia 2.13-3.36
...Jerusalém: Purificação do Templo 2:13-25
...Jerusalém: Encontro com Nicodemos 3:1-21
...Judéia: João Batista testemunha de Jesus 3:22-36

Indo para a Galiléia
...Encontro com a mulher de Samaria 4.1-42
...Cura do filho de um oficial do rei 4.43-54
...Cura um paralítico em Betesda 5.1-15
...Honrando o Pai e o Filho 5.16-29
...Testemunhas do Filho 5.30-47

Ministério na Galiléia 6.1-71
...O sinal milagroso para mais de 5 mil pessoas 6:1-21
...O discurso aos falsos seguidores 6:22-40
...As reações ao "Sou o Pão da Vida" 6:41-71

Na Festa dos Tabernáculos em Jerusalém 7:1-10:21
...Primeiro debate, Quem Ele era 7.1-36
...Segundo debate, Água Viva 7:37-53
...Terceiro debate, Mulher Adúltera 8:1-59
...Quarto debate, Cura de um cego de nascença 9:1-41
...Quinto debate, O Bom Pastor, 10:1-21

Na Festa da Dedicação em Jerusalém 10:22-42
...O discurso aos incrédulos 10:22-30
...A rejeição 10:31-42

Ministério em Batânia e Jerusalém 11.1-12.50
...Ressuscita Lázaro e as reações 11:1-57
...Sua unção por Maria e as reações 12:1-11
...Entra Triunfal em Jerusalém e ensina 12:12-50

II. Instrução aos Discípulos na Última Ceia 13.1-17.26
Sobre Humildade com o lava pés 13:1-20
Sobre Traição com Judas e Pedro 13:21-30
Sobre sua partida 13:31-38
Sobre o Céu 14:1-14
Sobre o Espírito Santo 14:15-26
Sobre a Paz 14:27-31
Sobre a Produtividade Espiritual 15:1-17
Sobre o Mundo 15:18-16:6
Sobre o Espírito Santo 16:7-15
Sobre sua volta 16:16-33
Oração Sacerdotal por todos os discípulos 17:1-26

III. Paixão e ressurreição de Jesus 18.1-21.23
O Getsêmani e a prisão, traição 18.1-12
Os Julgamentos 18:12-19:16
...Perante Anás, a negação 18:13-23
...Perante Caifás 18:24-27
...Perante Pilatas 18:28-19:16

Crucificação e sepultamento 19.17-42
Ressurreição e aparições 20.1-21.23
...Túmulo fica vazio 20:1-10
...Aparece a Maria Madalena 20:11-18
...Aparece aos apóstolos sem Tomé 20:19-25
...Aparece aos discípulos com Tomé 20:26-31
...Aparece a sete discípulos em Tiberíaes 21:1-14
...Conversa sobre Pedro e a João 21:15-23

Epílogo 21.24-25



Autor
A antiga tradição da igreja atribui o quarto evangelho a João ?o discípulo a quem Jesus amava? (13.23; 19.26; 20.2; 21.7,20), que pertencia ao ?círculo íntimo? dos seguidores de Jesus (Mt 17.1; Mc 13.3). De acordo com escritores cristãos do séc. I , João mudou-se para Éfeso, provavelmente durante a guerra Judaica de 66-70dC, onde continuou seu ministério.

Data
A mesma tradição que localiza João em Efeso sugere que ele escreveu seu evangelho na última parte do séc. I. Na falta de provas substanciais do contrário, a maioria dos eruditos aceitam esta tradição.

Conteúdo
Enquanto era bem provável que João conhecesse as narrativas dos outros três Evangelhos, ele escolheu não seguir a seqüência cronológica de eventos dos mesmos como uma ordem tópica. Nesse caso, eles podem ter usado as tradições literárias comuns e/ou orais. O esquema amplo é o mesmo, e alguns acontecimentos em particular do ministério de Jesus são comuns a todos os quatro livros. Algumas das diferenças distintas são: 1) Ao invés das parábolas familiares, João tem discursos extensos; 2) Em lugar dos muitos milagres e cura dos sinóticos, João usa sete milagres cuidadosamente escolhidos a dedo que servem como ?sinais?; 3) O ministério de Jesus gira em torno das três festas da Páscoa, ao invés de uma, conforme citado nos Sinóticos; 4) Os ditos ?Eu sou? são unicamente joaninos.
João divide o ministério de Jesus em duas partes distintas: os caps 2-12 dão uma visão de seu ministério público, enquanto os caps 13-21 relatam seu ministério privado aos seus discípulos. Em 1.1-18, denominado ?prólogo?, João lida com as implicações teológicas da primeira vinda de Jesus. Ele mostra o estado preexistente de Jesus com Deus, sua divindade e essência, bem como sua encarnação.

Cristo Revelado
O livro apresenta Jesus como ó único Filho gerado por Deus que se tornou carne. Para João, a humanidade de Jesus significava essencialmente uma missão dupla: 1) como o?Cordeiro de Deus (1.29), ele procurou a redenção da humanidade; 2) Através de sua vida e ministério, ele revelou o Pai. Cristo colocou-se coerentemente além de si mesmo perante o Pai que o havia enviado e a quem ele buscava glorificar. Na verdade, os próprios milagres que Jesus realizou como ?sinais?, testemunham a missão divina do Filho de Deus.

O Espírito Santo em Ação
A designação do ES como ?Confortador? ou ?Consolador? (14.16) é exclusiva de João e significa literalmente. ?alguém chamado ao lado?. Ele é ?outro consolador?, isto é, alguém como Jesus, o que estendeu o ministério de Jesus até o final desta era. Seria um grave erro, entretanto, compreender o objetivo do Espírito apenas em termos daqueles em situações difíceis. Ao contrário,João demonstra que o papel do Espírito abrange cada faceta da vida. Em relação ao mundo exterior de Cristo, ele trabalha como o agente que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo (16.8-11). A experiência de ser ?nascido no Espírito? descreve o Novo Nascimento (3.6). Como, em essência, Deus é o Espírito, aqueles que o adoram devem fazê-lo espiritualmente, isto é, conforme comandado e motivado pelo ES (4.24). Além disso, em antecipação do Pentecostes, o Espírito torna-se o capacitador divino para o ministério autorizado (20.21-23).
João revela a função do ES em continuar a obra de Jesus, guiando os crentes e a um entendimento dos significados, implicações e imperativos do evangelho e capacitando-os a realizar ?obras maiores? do que aquelas realizadas por Jesus (14.12). Aqueles que crêem em Cristo hoje podem, assim, enxergá-lo como um contemporâneo, não apenas como uma figura do passado distante.

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