Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português

http://biblia.email/pvpv/Atos/7

Atos 7 Compartilhar

O Discurso de Estevão diante do Conselho Superior
1
Então o sumo sacerdote perguntou: “Estas acusações contra você são verdadeiras?”
2
E Estêvão respondeu: “Irmãos e pais, escutem o que eu vou falar! O Deus da glória apareceu ao nosso antepassado Abraão quando este ainda estava na Mesopotâmia, antes de morar em Harã.
3
E Deus disse a ele: ‘Saia da sua terra e do meio dos seus parentes e vá para a terra que eu te mostrarei’.
4
Então ele saiu da terra dos caldeus e foi morar em Harã. Depois que o pai dele morreu, Deus tirou Abraão de lá e o trouxe para esta terra onde vocês moram hoje.
5
Mas Deus não deu a ele nenhuma herança aqui, nem terra suficiente para colocar seu pé, mas prometeu que toda esta terra seria dele e depois dos seus descendentes, mesmo que Abraão ainda não tinha nenhum filho.
6
E Deus também disse a ele que os seus descendentes viveriam como estrangeiros numa terra que pertence a outros, onde seriam escraviza­dos e maltratados durante quatrocentos anos.
7
E disse Deus: ‘Mas eu julgarei a nação que eles servem como escravos; e depois disso eles sairão daquela terra e me adorarão neste lugar’.
8
E Deus fez uma aliança com Abraão na qual a circuncisão era o sinal visível. E assim ele se tornou o pai de Isaque e o circuncidou com oito dias de idade. Isaque também circuncidou seu filho Jacó, e Jacó fez o mesmo com os seus doze filhos, os patriarcas”.
9
Estêvão continuou: “E os irmãos de José tinham muita inveja dele, então o venderam para ser escravo no Egito. Mas Deus estava com ele
10
e o livrou de todas as suas aflições e deu a ele favor e sabedoria diante do Faraó, o rei do Egito. E Faraó fez dele governador do Egito e sobre toda a sua casa.
11
Pouco tempo se passou e aconteceu uma grande fome que trouxe muito sofrimento no Egito e em Canaã, e os nossos antepassados não encontravam nada para comer.
12
Mas quando Jacó ouviu dizer que no Egito havia trigo, ele enviou seus filhos para irem comprar; essa foi a primeira vez que nossos antepassados foram para lá.
13
Já na segunda vez, José revelou aos irmãos quem realmente era, e Faraó ficou sabendo da família de José.
14
E José mandou buscar seu pai Jacó e todos seus parentes para morar com ele; eram setenta e cinco o total de pessoas.
15
Então Jacó se mudou para o Egito, onde ele e seus filhos morreram.
16
Depois os corpos foram levados de volta para Siquém e colocados no túmulo que Abraão tinha comprado dos filhos de Hamor por um certo preço.
17
Mas quando estava chegando o tempo de Deus cumprir a promessa feita a Abraão de libertar o povo da escravidão, o número do nosso povo no Egito aumentou muito,
18
até que se levantou um outro rei no Egito que não reconheceu tudo que José tinha feito em favor da nação.
19
Esse rei explorou e maltratou os nossos antepassados, obrigando os a abandonar seus recém-nascidos para que morressem.
20
E nesse tempo nasceu Moisés; e ele era uma criança muito bonita aos olhos de Deus. Durante três meses ele foi criado na casa de seu pai,
21
mas quando já não podiam mais escondê-lo, os pais de Moisés o abandonaram, e a filha do faraó o adotou e o criou como seu próprio filho.
22
E assim Moisés foi ensinado em toda a sabedoria dos egípcios, e era poderoso em palavras e obras.
23
Quando ele estava com quarenta anos, veio ao seu coração um desejo de visitar seus irmãos, os israelitas.
24
E quando ele viu um deles sendo maltratando, ele defendeu o israelita oprimido e o vingou, matando o egípcio.
25
Ele pensava que os israelitas entenderiam que Deus estava libertando eles por meio dele, mas eles não entenderam.
26
No dia seguinte Moisés voltou para visitá-los e viu dois israelitas brigando. Então ele tentou reconciliá-los, dizendo: ‘Homens, vocês são irmãos. Por que ferem um ao outro?’
27
Mas o homem que estava maltratando o outro empurrou Moisés para o lado e disse: ‘Quem te fez líder e juiz sobre nós?
28
Você quer me matar como matou o egípcio ontem?’
29
Depois que Moisés ouviu isso, ele fugiu do Egito e foi morar como estrangeiro na terra de Midiã, onde nasceram dois filhos dele.
30
Quarenta anos depois, quando Moisés estava no deserto, perto do monte Sinai, apareceu um anjo a ele no meio de uma chama de fogo no meio de uma pequena e espinhosa árvore conhecida como sarça.
31
Quando Moisés viu aquilo ficou maravilhado, e quando chegou perto para ver melhor, ouviu a voz do Senhor:
32
‘Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó’. Moisés ficou tremendo de medo e não teve coragem de olhar.
33
Então o Senhor voltou a dizer a ele: ‘Tire as sandálias dos seus pés, pois o lugar onde você está pisando é terra santa.
34
Sem dúvida, eu tenho visto o sofrimento do meu povo no Egito, e tenho ouvido os gemidos deles, e eu desci para libertá-los. Venha agora e eu o enviarei de volta ao Egito’ ”.
Moisés o Libertador do Povo
35
E Estêvão continuou dizendo: “Este é o mesmo Moisés que eles tinham rejeitado, dizendo: ‘Quem te fez líder e juiz sobre nós?’ Este homem foi enviado por Deus para ser líder e libertador deles por meio do anjo que apareceu a ele na sarça.
36
Esse homem tirou os israelitas de lá, fazendo maravilhas e sinais no Egito, no mar Vermelho e no deserto durante quarenta anos.
37
Esse é o Moisés que disse aos israelitas: ‘Deus levantará do meio de vocês um profeta como eu’.
38
Este é aquele que estava na congregação no deserto, com o anjo que falava com ele no monte Sinai e com os nossos antepassados. Ele recebeu palavras vivas para entregar a nós.
39
Mas os nossos antepassados se recusaram a obedecer a Moisés; ao contrário, o rejeitaram e, em seus corações desejaram voltar para o Egito.
40
Então eles fizeram um pedido a Arão: ‘Faça para nós deuses que irão à nossa frente, pois não sabemos o que aconteceu com este Moisés que nos tirou da terra do Egito’.
41
E naqueles dias fizeram um ídolo em forma de bezerro, e mataram animais para oferecer a ele como sacrifício, e depois fizeram uma festa em honra ao que eles mesmos fizeram com suas mãos.
42
Mas Deus afastou-se deles e os entregou à adoração do sol, da lua e das estrelas, como está escrito no livro dos profetas: ‘Por um acaso foi para mim que vocês mataram e ofereceram animais em sacrifício durante quarenta anos no deserto, ó casa de Israel?
43
Não, vocês carregaram a tenda do Moloque e a estrela do seu deus Renfã, ídolos que vocês mesmos fizeram para adorar! Por isso eu os enviarei para o cativeiro, muito longe daqui, para além da Babilônia’.
44
No deserto, os nossos antepassados carregavam com eles o tabernáculo do testemunho. Essa tenda foi feita segundo a ordem de Deus, exatamente de acordo com o modelo que Moisés tinha visto.
45
Depois, os nossos antepassados que tinham recebido o tabernáculo, o levaram com Josué quando tomaram as terras das nações que Deus expulsou de diante deles. O tabernáculo ficou lá até os dias do rei Davi.
46
Davi achou favor diante de Deus e pediu permissão para achar um lugar melhor e definitivo de morada para o Deus de Jacó.
47
Mas foi Salomão quem construiu a casa para Deus.
48
Porém, sabemos que o Altíssimo não mora em casas construídas por mãos humanas, como diz o profeta:
49
‘O céu é o meu trono e a terra é o estrado onde descanso os meus pés. Que tipo de casa vocês poderiam construir para mim, diz o Senhor, ou, qual é o meu lugar de descanso?
50
Por acaso não foram as minhas mãos que fizeram todas estas coisas?’
51
Como vocês são rebeldes! Como são duros de coração e surdos para a verdade, vocês sempre resistem ao Espírito Santo, como seus antepassados também o fizeram!
52
Qual dos profetas os seus antepassados não perseguiram? Eles mataram aqueles que anunciaram de antemão a vinda do Justo, o qual vocês traíram e assassinaram.
53
Vocês receberam a lei por meio de anjos e mesmo assim vocês não têm obedecido a ela”.
Estêvão é Morto a Pedradas
54
Depois que os membros do conselho superior ouviram essas coisas, eles ficaram furiosos e rangeram os dentes contra Estevão.
55
Mas ele, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé, à direita de Deus.
56
Então disse: “Olhem! Eu vejo os céus aberto e o Filho do Homem em pé, ao lado direito de Deus”.
57
Mas eles taparam os ouvidos e, gritando bem alto, avançaram todos juntos contra ele.
58
Então o arrastaram para fora da cidade e o apedrejaram. E as pessoas que serviram como testemunhas deixaram suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.
59
E, enquanto eles atiravam as pedras, Estêvão clamou a Deus, dizendo: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito!”
60
E, caindo de joelhos, ele gritou em voz alta: “Senhor, não conte este pecado contra eles!” Quando terminou de dizer isto, ele morreu.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Livro
Capítulo
Versículo*
Dicas

* Exemplos:
1
1.3.6.20
1-5
1.3-5
3-6.10

Bíblias/Bibles
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter