Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
A mesma coisa aconteceu quando chegaram na cidade de Icônio. Paulo e Barnabé entraram na sinagoga e pregaram de uma maneira que muitos judeus e os que não são judeus creram.
2
Mas os judeus que não creram incitaram e semearam desconfiança nas mentes dos que não são judeus contra os irmãos.
3
Assim Paulo e Barnabé passaram muito tempo ali, falando com coragem a respeito do Senhor. E o Senhor confirmava a mensagem da sua graça realizando sinais e maravilhas pelas mãos deles.
4
Mas os moradores da cidade ficaram divididos: alguns ficaram a favor dos judeus, e outros a favor dos apóstolos.
5
Então os que não são judeus e os judeus, junto com seus líderes, fizeram planos para maltratar os apóstolos e matá-los a pedradas.
6
Quando Paulo e Barnabé souberam disso, fugiram para Listra e Derbe, cidades do distrito da Licaônia, e para as regiões vizinhas.
7
E nessas cidades eles continuaram a pregar as Boas Notícias.
Paulo e Barnabé na cidade de Listra
8
Na cidade de Listra eles encontraram um homem sentado que não podia usar seus pés. Ele era aleijado desde seu nascimento e nunca tinha andado.
9
Este homem estava escutando com atenção a pregação de Paulo. Quando Paulo olhou diretamente para ele e viu que ele tinha fé para ser curado,
10
disse em voz alta: “Levante-se e fique de pé!” E o homem pulou de pé e começou a andar.
11
Quando a multidão viu o que Paulo fez, começou a gritar em língua licaônica: “Os deuses tomaram a forma de homens e desceram até nós!”
12
E eles começaram a chamar Barnabé de Zeus e Paulo de Hermes, o deus mensageiro, porque era Paulo quem falava.
13
E o sacerdote do templo de Zeus, que ficava na entrada da cidade, trouxe bois e coroas de flores para o portão da cidade, porque ele e a multidão queriam oferecer sacrifícios a eles.
14
Mas quando os apóstolos, Barnabé e Paulo, ouviram o que eles estavam fazendo, rasgaram suas roupas e correram para o meio da multidão, gritando:
15
“Homens, por que vocês estão fazendo estas coisas? Nós também somos homens como vocês. E nós viemos aqui para trazer as Boas Notícias a vocês, pregando que devem abandonar a adoração destas coisas que não servem para nada e se converterem ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que existe neles.
16
Nos tempos passados, Deus deixou todos os povos andarem nos próprios caminhos que escolheram, o qual achavam ser o melhor.
17
Mesmo assim ele nunca deixou de dar provas de que ele realmente existe, sempre mostrando quem ele é através das coisas boas que faz, pois é ele que manda chuvas do céu e colheitas no tempo certo, satisfazendo seus corações com alimento e alegria.
18
Mesmo dizendo estas coisas, os apóstolos tiveram dificuldade de impedir que a multidão oferecesse sacrifícios a eles.
19
Mas alguns judeus chegaram de Antioquia e de Icônio e, persuadindo a multidão, juntos apedrejaram Paulo e o arrastaram para fora da cidade, pensando que ele estava morto.
20
Mas quando os discípulos chegaram perto dele, Paulo se levantou e entrou na cidade de novo. E no dia seguinte Paulo foi com Barnabé para a cidade de Derbe.
Paulo e Barnabé Voltam para a Cidade de Antioquia da Síria
21
Eles pregaram as Boas Notícias em Derbe e fizeram muitos discípulos. Então voltaram para as cidades de Listra, Icônio e Antioquia da Pisídia.
22
Nestas cidades eles fortaleciam os discípulos, os encorajando a continuar na fé, e dizendo que era necessário passar por muitos sofrimentos para entrar no reino de Deus.
23
Paulo e Barnabé escolheram líderes em cada igreja. Eles oravam, jejuavam e entregavam os líderes aos cuidados do Senhor, em quem estes tinham crido.
24
Então os apóstolos atravessaram o distrito da Pisídia e chegaram à cidade da Panfília.
25
E depois que pregaram a palavra em Perge, seguiram para o porto de Atália.
26
Finalmente, voltaram de navio para Antioquia da Síria onde eles tinham sido entregues à graça de Deus para o trabalho que tinham agora terminado.
27
E quando eles chegaram em Antioquia, reuniram as pessoas da igreja e contaram tudo o que Deus tinha feito por meio deles na viagem e como ele tinha aberto a porta da fé aos que não são judeus.