Blessed is he that readeth, and they that hear the words of the prophecy, and keep the things that are written therein: for the time is at hand. Revelation 1.3.
CERTA OCASIÃO, o rei Zedequias mandou Pasur, filho de Malquias, e o sacerdote Zefanias, filho de Maaséia, pedirem o seguinte ao profeta Jeremias: "Peça ao Senhor para Ele nos ajudar. Nabucodonosor, rei de Babilônia, está nos atacando! Quem sabe o Senhor não faria novamente um de seus grandes milagres, como nos velhos tempos, obrigando Nabucodonosor a nos deixar em paz!"
3-4
Então Jeremias respondeu: "Voltem e digam ao rei Zedequias a resposta do Senhor, o Deus de Israel: Hoje vocês estão combatendo os exércitos de Nabucodonosor fora de Jerusalém, mas Eu vou obrigar seus soldados a recuar! Eles não conseguirão deter o avanço dos caldeus, e acabarão cercados em Jerusalém, lutando dentro dos muros da cidade,
5
Eu mesmo vou lutar contra vocês, com meu grande poder, porque estou muito irado.
6
Vou encher Jerusalém com uma terrível epidemia; homens e animais morrerão de peste.
7
Depois de tudo isso, entregarei nas mãos de Nabucodonosor, rei de Babilônia, a Zedequias, rei de Judá, os seus servos e todo o povo que conseguir escapar da guerra, da fome e da peste. Nabucodonosor não vai ter pena de ninguém; mandará matar muita gente, sem dó nem piedade.
8
Mais tarde o Senhor me disse: Avise a todo o povo de Judá que o Senhor diz: Vocês têm uma escolha a fazer - a vida ou a morte!
9
Quem vier se proteger em Jerusalém, acabará morrendo - na guerra, de fome ou de peste, Quem sair de Jerusalém e se render aos exércitos caldeus, que cercam a cidade, viverá.
10
Estou firmemente decidido a acabar com esta cidade, diz o Senhor. Sou inimigo de Jerusalém, e entregarei a cidade nas mãos do rei de Babilônia, Jerusalém será queimada de alto a baixo, de um lado ao outro!
11-12
E este é o aviso do Senhor ao rei de Judá e à família real: ouçam o que diz o Senhor! Comecem imediatamente a julgar com justiça; não deixem mais o pobre ser explorado pelo rico. Se vocês não fizeram isso, o fogo da minha ira vai se acender por causa dos seus terríveis pecados, um fogo que ninguém será capaz de apagar!
13
Eu vou lutar contra Jerusalém, a cidade cercada de montanhas. Vou lutar contra esse povo que diz: "Estamos seguros aqui. Quem seria capaz de chegar até aqui para nos atacar?"
14
Eu mesmo vou castigar todos vocês, por causa de todas as suas maldades, diz o Senhor. Esta cidade vai ser como uma floresta em chamas; o fogo que vou acender vai queimar Jerusalém inteirinha!