Blessed is he that readeth, and they that hear the words of the prophecy, and keep the things that are written therein: for the time is at hand. Revelation 1.3.
MEU DEUS, O Senhor sempre age com justiça quando eu levo algum problema à sua presença. Agora eu quero fazer uma queixa: por que as pessoas más e desonestas sobem na vida e ficam ricas? Por que os falsos e pecadores vivem felizes e tranqüilos?
2
O Senhor planta essa gente, ela cria raízes e enriquece. Seus lucros aumentam a cada dia. Eles dizem: "Graças a Deus!", mas é tudo da boca para fora. No fundo do coração, não dão importância ao Senhor.
3
Mas veja o que acontece comigo, pobre e desprezado. O Senhor conhece bem o meu coração, sabe como eu O amo. Ó Deus, leve embora esse povo, como ovelhas indo para o matadouro; dê a ele um terrível castigo!
4
Até quando nossa terra vai ter de suportar as maldades dessa gente? A relva do campo seca por causa desses pecados, os animais e as aves morrem porque os homens desobedecem a Deus, e ainda dizem: Essas ameaças de castigo que Jeremias anda anunciando nunca acontecerão!"
5
A resposta do Senhor foi esta: Se você se cansa correndo com homens - seus inimigos em Anatote - como vai agüentar uma corrida contra cavalos: o rei, os nobres do palácio real e os maus sacerdotes? Se você tropeça e cai andando em campo aberto, o que acontecerá quando tiver de andar pela floresta do Rio Jordão?
6
Até seus irmãos, sua própria família, estão traindo você. Eles planejam reunir um bando para acabar com a sua vida! Não acredite em uma palavra do que eles disseram, por melhor que pareça!
7
Então o Senhor me disse: Eu abandonei o meu povo, joguei fora a minha herança. Entreguei o povo que Eu mais amava aos seus inimigos.
8
O meu povo se zangou comigo, rugiu para mim como um leão bravo. Foi por isso que tratei Israel como se Eu não gostasse dele.
9
Israel esta caído. Será atacado por bandos de aves e animais ferozes para comerem a carne de seus cadáveres.
10
Reis e exércitos estrangeiros destruíram minha bela plantação de uvas, maltrataram a minha terra escolhida e fizeram dela um deserto.
11
Deixaram a terra nua e vazia; Eu posso ouvir o seu choro triste. Toda a terra está morrendo, e ninguém se importa com isso.
12
Os exércitos inimigos atacam. A espada do Senhor mata de uma ponta à outra do país. Ninguém consegue escapar à destruição!
13
O meu povo plantou trigo, mas acabou colhendo espinhos. Esforçaram-se muito, mas de nada adiantou todo o seu trabalho. A colheita deles de nada valerá, porque o castigo do Senhor está sobre eles, essa terrível invasão!
14
Esta é a ameaça do Senhor aos maus vizinhos de Israel, que atacam e roubam os israelitas: Eu vou expulsar todos vocês de suas terras, da mesma maneira como o povo de Judá vai ser levado para longe
15
mas depois de algum tempo, cheio de pena, trarei cada um deles de volta à sua própria terra, cada homem ao seu pedacinho de chão.
16
Se essas nações passarem a viver como o meu povo, se Me adorarem como o seu único e verdadeiro deus - elas, que no passado ensinaram o meu povo a adorar a Baal - então poderão viver e crescer entre o meu povo, Israel.
17
Mas a nação que não quiser Me obedecer, será expulsa de sua terra mais uma vez, e destruída para sempre.