Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Uma vez, Jesus estava pregando a palavra de Deus perto do Mar da Galileia, e uma grande multidão estava se apertando de todos os lados para ouvir.
2
Ele viu dois barcos na beira do mar, mas os pescadores não estavam neles por que estavam lavando suas redes.
3
Então entrando em um dos barcos, Jesus pediu a Simão, o dono do barco, que ele empurrasse o barco um pouco da praia. E ele se sentou no barco e ensinou as multidões de lá.
4
Quando ele acabou de falar, disse a Simão: "Agora leve o barco para onde o mar é mais fundo e lance as redes para pescar".
5
E Simão respondeu: "Mestre, nós trabalhamos duro a noite inteira e não pegamos nada! Mas já que foi você quem ordenou, vou lançar as redes de novo".
6
E quando eles fizeram isso, as redes ficaram tão cheias de peixes que começaram a se rasgar!
7
Então eles fizeram sinais para que os companheiros que estavam no outro barco viessem e os ajudassem. E eles vieram e encheram os dois barcos, a ponto que começaram a afundar.
8
Quando Simão Pedro viu isso, caiu de joelhos diante de Jesus e disse: "Afasta-se de mim, Senhor, porque sou homem pecador".
9
Pois ele e todos os que estavam com ele ficaram espantados com a grande quantidade de peixes que eles pegaram,
10
como também Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios com Pedro. E Jesus disse a Simão: "Não tenha medo; de agora em diante você estará pescando homens".
11
E depois eles trouxeram seus barcos a terra, deixaram tudo e o seguiram.
Jesus Cura um leproso
12
Em uma das cidades por onde Jesus passou, veio um homem cheio de lepra. E quando ele viu Jesus, se lançou diante dele com o rosto em terra e o implorou: "Senhor, se você quiser, pode me curar e me fazer limpo".
13
E Jesus estendeu a mão e o tocou, dizendo: “Eu quero. Seja curado”. E imediatamente a lepra o deixou.
14
Então Jesus ordenou a ele não contar o que aconteceu a ninguém: “Mas vá até o sacerdote e deixe que ele te examinar, e leve contigo a oferta exigida na lei de Moisés para aqueles que foram curados de lepra. Isso será um testemunho público de que você foi curado".
15
Mas as notícias a respeito de Jesus se espalhavam ainda mais, e grandes multidões se juntavam para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças.
16
Mas Jesus se retirava para lugares desertos e orava.
Jesus Cura um Paralítico
17
Num daqueles dias, enquanto Jesus estava ensinando, alguns fariseus e professores da lei estavam sentados ali. Eles vieram de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar os doentes.
18
E vierem alguns homens trazendo um paralítico numa maca, e eles tentaram levá-lo para dentro da casa para colocá-lo diante de Jesus,
19
mas não conseguiram, porque a multidão que estava reunida ali era muito grande. Então eles subiram até o telhado da casa, fizeram uma abertura nas telhas e baixaram ele em sua maca no meio da multidão, na frente de Jesus.
20
E quando Jesus viu a fé deles, disse ao homem: "Homem, seus pecados estão perdoados".
21
E os fariseus e os professores da lei começaram a questionar a si mesmos: "Quem é este homem que blasfema? Quem pode perdoar pecados senão Deus?”
22
Mas Jesus sabia o que eles estavam pensando, então perguntou a eles: "Por que vocês estão questionando estas coisas em seus corações?
23
O que é mais fácil dizer: 'Seus pecados estão perdoados', ou ‘Levante-se e ande?’
24
Mas eu vou provar para vocês que o Filho do Homem tem autoridade na terra para perdoar pecados”. Então Jesus olhou para o paralítico e disse: "Eu digo a você: Levante-se, pegue sua maca e vá para casa".
25
E imediatamente ele se levantou na frente deles, pegou sua maca e foi para casa, louvando a Deus.
26
Todos ficaram maravilhados e glorificavam a Deus, e cheios de temor, diziam: "Hoje vimos coisas extraordinárias!"
Jesus Chama Levi (Mateus)
27
Depois disso, Jesus saiu e viu um cobrador de impostos chamado Levi, sentado na cabine onde ele cobrava os impostos. E Jesus disse a ele: "Siga-me”.
28
Então Levi se levantou, deixou tudo e o seguiu.
29
Depois, Levi deu um grande banquete em sua casa para Jesus, e estava um grande grupo de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles.
30
Mas os fariseus e os seus professores da lei se queixavam aos discípulos de Jesus, dizendo: “Por que vocês comem e bebem com cobradores de impostos e pecadores?"
31
E Jesus respondeu a eles: "As pessoas saudáveis não precisam de um médico, mas sim os doentes.
32
Eu não vim para chamar os que pensam que são justos, mas para chamar aqueles que sabem que são pecadores ao arrependimento".
Uma Discussão sobre o Jejum
33
Então eles falaram a Jesus: "Os discípulos de João Batista jejuam frequentemente e fazem orações, como também os discípulos dos fariseus; mas os seus vivem comendo e bebendo”.
34
E Jesus respondeu a eles: "Por acaso vocês acham que podem obrigar os convidados do noivo a jejuarem enquanto o noivo está com eles?
35
Mas um dia o noivo será tirado do meio deles, e naqueles dias jejuarão".
36
Ele também contou a eles uma parábola: "Ninguém rasga um pedaço de uma roupa nova e o costura numa roupa velha. Pois se fizer isso, estragará a roupa nova, e o pedaço da roupa nova não combinará com a velha.
37
E ninguém coloca vinho novo em odres velhos; pois se fizer isso, o vinho novo rebentará os odres e será derramado, e os odres ficarão estragados.
38
Mas vinho novo deve ser colocado em odres novos.
39
E ninguém depois de beber vinho velho quer o novo, pois diz: 'O vinho velho é bom o suficiente’ ".