Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Um sábado, quando Jesus foi comer na casa de um líder dos fariseus, as pessoas presentes ficaram observando ele com muita atenção.
2
Ali estava um homem doente e seu corpo estava muito inchado, pois ele sofria de hidropisia.
3
E Jesus perguntou aos fariseus e aos doutores da lei religiosa: "É permitido pela lei curar pessoas no sábado, ou não?"
4
Mas eles não responderam nada. Então Jesus pegou e segurou o homem, curou-o e depois o mandou embora.
5
E ele virou para eles e disse: “Qual de vocês, se tiver um filho ou boi, e este cair num poço no dia de sábado, não o tirará imediatamente de lá?"
6
E mais uma vez eles não tiveram respostas.
A Parábola da Festa de Casamento
7
Quando Jesus percebeu que todos os convidados para o jantar estavam tentando sentar nos lugares de honra mais perto da cabeceira da mesa, ele contou uma parábola a eles:
8
"Quando vocês forem convidados para uma festa de casamento, não se sentem num lugar de honra. Porque pode acontecer que alguém mais importante do que você tenha sido convidado para a festa.
9
E aquele que te convidou vai ter que ir até você e dizer: ‘Dá o seu lugar a este homem’. E você, envergonhado, terá de mudar de lá para o lugar de menos importância, no fim da mesa.
10
Em vez disso, quando vocês forem convidados, sentem-se no lugar de menor importância lá no fim da mesa, para que quando o dono da festa chegar, ele possa dizer a você: ‘Amigo, temos um lugar melhor para você se sentar.’ Então você será honrado na frente de todos que estão contigo à mesa.
11
Pois quem se exalta será humilhado, mas quem se humilha será exaltado".
A Parábola do Grande Banquete
12
Depois disso Jesus dizia também àquele que o tinha convidado: "Quando você oferecer um jantar ou um banquete, não convide seus amigos, nem seus irmãos, nem seus parentes, nem seus vizinhos ricos. Pois numa outra hora eles poderão te convidar para comer com eles, e assim você será recompensado.
13
Mas em vez disso, quando você dar uma festa, convide os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos.
14
E você será abençoado, porque eles não tem como te recompensar. Mas você será recompensado na ressurreição dos justos”.
15
Quando um dos que estava sentado à mesa com Jesus ouviu essas coisas, ele disse: "Abençoado é aquele que comerá pão no reino de Deus!”
16
Mas Jesus respondeu a ele: "Uma vez um homem preparou uma grande banquete e convidou muitas pessoas.
17
Quando tudo estava pronto, ele mandou o seu servo dizer às pessoas que tinham sido convidadas: ‘Venham, pois tudo já está pronto!’
18
Mas todos os convidados começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Acabei de comprar um campo e tenho que dar uma olhada nele. Por favor, me desculpe’.
19
Outro disse: ‘Acabei de comprar cinco juntas de bois e estou indo para os testar. Por favor, me desculpe’.
20
E outro disse: ‘Acabei de me casar, e por causa disso, eu não posso ir'.
21
Então o servo voltou e contou tudo ao seu senhor. Então o dono da casa ficou indignado e disse ao servo: ‘Vá depressa pelas ruas e becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos'.
22
Depois que o servo fez isso, ele disse: ‘Senhor, o que você ordenou já foi feito e ainda tem espaço para mais pessoas’.
23
Então o senhor disse ao servo: ‘Saia pelas estradas e caminhos, e todos que encontrar, convide com urgência e obrigue a vir, para que minha casa fique cheia.
24
Pois eu falo a vocês, nenhum daqueles que eu convidei primeiro provará do meu banquete!’ ”
O Custo de Ser um Discípulo
25
Grandes multidões estavam seguindo Jesus, e ele virou para elas e disse:
26
"Se alguém vem a mim e não odeia seu pai e sua mãe, sua esposa e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs quando eles se tornam obstáculos ao seu amor supremo para comigo, sim, até sua própria vida, da mesma maneira, ele não pode ser meu discípulo.
27
E quem não carregar sua própria cruz e me segue, não pode ser meu discípulo.
28
Pois qual de vocês, querendo construir uma torre, não primeiro senta-se e calcula quanto vai custar, para ver se tem dinheiro suficiente para terminá-la?
29
Para não acontecer que, depois de ter colocado o alicerce, o dinheiro acabe e ele não consiga terminar a torre. Aí todos os que virem o que aconteceu começarão a zombar dele,
30
dizendo: ‘Este homem começou a construir, mas não conseguiu terminar!’
31
Ou qual rei vai guerrear contra outro rei, sem primeiro se sentar com seus conselheiros para discutir se o seu exército de dez mil homens poderia derrotar os vinte mil soldados marchando contra ele?
32
E se achar que não, enquanto o inimigo ainda estiver longe, ele enviará uma delegação para pedir condições de paz.
33
Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que tem não pode ser meu discípulo”.
34
"O sal é bom, mas se ele perder o seu sabor, como pode seu sabor ser restaurado?
35
O sal sem sabor não serve nem para o solo, nem para adubo; é jogado fora. Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça”.