Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
AH, QUEM DERA que os meus olhos fossem uma fonte de lágrimas! Eu iria chorar eternamente pela morte dos moradores de Judá e Jerusalém.
2
Quem me dera ter uma cabana bem longe, no deserto! Assim eu poderia me afastar desse povo fingido e infiel, desse bando de traidores.
3
"Curvam suas línguas como arcos para atirar suas flechas de mentira. Não dão importância à justiça. Vão de mal a pior e nem se lembram de que Eu existo", diz o Senhor.
4
Abram os olhos com seus amigos! Não confiem nem em seus irmãos! Os irmãos enganam um ao outro, e os amigos espalham mentiras e intrigas.
5
Eles zombam abertamente uns dos outros, e nunca falam a verdade. Estão viciados na mentira; eles se gastam com seus pecados.
6
Amontoam maldade sobre maldade; estão tão carregados de mentira, que já não podem Me conhecer, por causa dela, diz o Senhor.
7
Por isso, o Senhor do Universo afirma: "Vou derreter essa gente com o fogo do sofrimento! Depois eles passarão por um teste, como se examina um metal qualquer. O que mais Eu poderia fazer com o meu povo?
8-9
A língua deles fala mentiras, como se fossem flechas envenenadas. Falam com brandura os vizinhos enquanto planejam matá-los. "Eu não posso deixar de vingar tantos crimes e maldades que esse povo praticou, não posso deixar que fiquem sem castigo," diz o Senhor.
10
Eu choro e soluço de tristeza, pelo que aconteceu aos campos e montes do meu país. Tudo foi queimado e não há uma única pessoa neles. Não se ouve mais o mugido do gado; as aves e os animais do campo fugiram.
11
Eu vou transformar Jerusalém em um monte de casas destruídas, um lugar, onde somente os chacais viverão. As cidades de Judá ficarão vazias, sem um habitante sequer.
12
Quem, no meio de todo esse povo é capaz de responder por que a terra de Judá foi destruída, queimada e vazia como um deserto por onde ninguém passa? Quem ouviu a explicação dada pelo Senhor? Onde estão os sábios, os entendidos?
13
E foi o Senhor mesmo que respondeu: "Isso aconteceu porque o meu povo não deu atenção ao que Eu dizia e abandonou a minha lei.
14
Em vez disso, preferiram fazer a vontade de seus corações pecadores e maus. Aprenderam com os pais e adoraram os ídolos de Baal.
15
Por causa disso, o Senhor do Universo avisa: Vou alimentar este povo com sofrimento amargo; vou dar veneno para beber.
16
Vou espalhar os moradores de Judá pelo mundo; eles serão estrangeiros em terras completamente desconhecidas. Mesmo lá, eles serão perseguidos pela espada da destruição, até sumirem do mapa.
17-18
"O Senhor do Universo diz: Chamem depressa as carpideiras! Vamos, mulheres, chorem bastante! Ensinem esse povo a ficar triste por seus pecados!
19
Já se pode ouvir o choro de Jerusalém: 'Pobres de nós, perdemos tudo! Que desgraça horrível! Perdemos nossa terra e o inimigo destruiu nossas casas!"
20-21
Vocês, mulheres que estão chorando, ouçam a palavra do Senhor! Ensinem suas filhas a chorar; ensinem suas vizinhas a lamentar.
22
Diga a eles, manda o Senhor: corpos serão espalhados no campo como adubo, como folhas caídas depois de cortadas, e não vai haver ninguém para sepultá-los.
23
Diga o seguinte ao povo, ordenou o Senhor: Quem tem muito conhecimento não precisa ter o orgulho disso; o homem poderoso não deve se orgulhar do seu poder, e o rico não de suas riquezas.
24
O único motivo de orgulho para todo esse povo deve ser Me conhecer de fato, e saber que Eu sou o Senhor que mostra ao mundo o verdadeiro amor, a verdade e a justiça. E que gosto de ser assim.
25-26
Vai chegar um dia em que Eu, o Senhor, castigarei os israelitas juntamente com os egípcios, os edomitas, os amonitas e árabes. Todas essas nações costumam circuncidar os homens, como os israelitas. Mas se os israelitas não Me obedecerem lá no fundo do coração, sua circuncisão é apenas uma cerimônia qualquer, como a desses outros povos.