Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
DEPOIS QUE O rei Jeconias, a rainha-mãe, os nobres e pessoas importantes do governo, os ferreiros e carpinteiros de Judá foram levados presos para a Babilônia, Jeremias escreveu uma carta. Essa carta foi destinada aos homens mais velhos, aos sacerdotes e profetas, e à gente comum que o rei Nabucodonosor tinha levado para a Babilônia como escravos.
3
Jeremias mandou a carta por intermédio de Elasa, filho de Safã, e Gemarias, filho de Hilquias, ambos mensageiros do rei Zedequias ao rei Nabucodonosor em Babilônia. A carta dizia:
4
Esta é a mensagem do Senhor do Universo, o Deus de Israel, a todo o povo que foi levado preso, que Eu expulsei de Jerusalém e mandei para a Babilônia:
5
Construam casas boas e duráveis; vocês vão morar nelas por muito tempo. Plantem pomares e esperem, porque vocês vão comer os frutos.
6
Casem-se e tenham filhos e filhas; façam seus filhos e filhas casar, e consigam muitos netos. Não parem de crescer; aumentem a população de Judá em Babilônia!
7
Orem e esforcem-se para haver paz na Babilônia. Enquanto ela estiver em paz, vocês viverão em segurança.
8
O Senhor do Universo, o Deus de Israel, avisa: Não se deixem enganar pelos falsos profetas, adivinhos e fabricantes de sonhos que vivem entre vocês. Eles só vão dizer o que vocês têm vontade de ouvir
9
porque são mentirosos; as profecias que eles fazem não passam de ilusão. Fiquem sabendo que Eu não enviei esses homens como meus profetas!
10
A verdade é esta, diz o Senhor. Vocês viverão em Babilônia por setenta anos! Depois desse tempo passar, Eu voltarei a lhes dar atenção. Cumprirei as minhas promessas e trarei vocês de volta a Jerusalém.
11
Quem sabe dos meus planos sobre vocês sou Eu mesmo! São planos de bem; não são planos de sofrimento. Eu lhes darei aquilo que mais desejam: um futuro de paz em sua própria terra.
12
Naqueles dias, vocês vão Me procurar e Me pedir ajuda. Eu ouvirei e responderei às suas orações.
13
Vocês Me encontrarão sempre que Me procurarem; mas para isso, precisam Me procurar de todo o coração.
14
É verdade, diz o Senhor, vocês Me encontrarão! Vou mudar o rumo de suas vidas; reunirei todos vocês, espalhados entre todos os povos do mundo, e os levarei de volta à terra de onde foram expulsos por Mim.
15
Mas por enquanto, vocês pensam: "O Senhor escolheu alguns de nós aqui na Babilônia para serem seus profetas!"
16-17
Para mostrar que eles são falsos profetas, ouçam o que o Senhor realmente pretende fazer: Vou mandar guerra, fome e doença contra o rei que está ocupando o trono de Davi, e contra o povo que ficou em Jerusalém. Eles acabarão como figos podres que não servem para se comer.
18
Depois de tudo isso, Eu espalharei toda essa gente pelo mundo afora; eles sempre serão perseguidos pela guerra, pela fome e pela doença. Em todo o mundo eles serão símbolos de vergonha; por onde passarem vão provocar espanto e zombaria.
19
Isso vai acontecer porque se recusam a ouvir os meus profetas, que dizem a eles as minhas palavras, desde o principio da sua nação, diz o Senhor.
20
Por isso, ouçam com atenção a mensagem do Senhor, todos vocês que foram levados presos de Judá para a Babilônia!
21
Isto é o que o Senhor do Universo, o Deus de Israel, diz sobre Acabe (filho de Colaías) e Zedequias (filho de Maaséias), esses "profetas" que andam espalhando mentiras em meu nome, entre vocês. Eu entregarei esses dois nas mãos de Nabucodonosor, rei de Babilônia. Ele vai executar esses homens em público, diante de todos vocês.
22
Daí vai surgir uma nova espécie de praga, entre os moradores de Judá, que são escravos na Babilônia. Quando quiserem falar mal contra alguém, dirão: "O Senhor faça com você o que fez com Acabe e Zedequias, que foram queimados vivos pelo rei da Babilônia!"
23
Porque esses dois homens fizeram coisas horríveis entre o meu povo. Cometeram adultério com as esposas de seus vizinhos e espalharam mentiras em meu nome, profetizando falsamente. Eu conheço muito bem os seus atos, porque vi tudo que eles fizeram, diz o Senhor.
24
O Senhor me mandou dizer o seguinte a Semaías, o sonhador:
25
Assim diz o Senhor do Universo, o Deus de Israel: Você escreveu uma carta ao sacerdote Zefanias, filho de Maaséias, e mandou cópias dessa carta a todos os sacerdotes e ao povo de Jerusalém.
26
Nessa carta dizia a Zefanias: O Senhor indicou você para ser sacerdote encarregado do templo, em lugar de Joiada. Você tem a obrigação de prender todos esses fanáticos que dizem ser profetas; você deve colocar esses homens na prisão e no tronco.
27
Por que você ainda não tomou uma providência contra Jeremias, de Anatote, um falso profeta?
28
Ele mandou uma carta ao povo de Judá que está na Babilônia; nessa carta ele afirma que ainda vamos ficar presos na Babilônia por muito tempo. Ele manda o povo construir casas duráveis para morar por muitos anos; manda plantar pomares para aproveitar os frutos das árvores durante muito tempo.
29
Mas Zefanias procurou Jeremias e leu a carta para ele!
30
Então o Senhor deu a seguinte mensagem a Jeremias:
31
Mande anunciar a todos os escravos da Babilônia: O Senhor avisa o que vai acontecer a Semaías, natural de Neelam. Ele fez "profecias", mas não foi escolhido por Mim como profeta; e o que ele espalhou foi pura mentira, e vocês acreditaram nele!
32
Por isso, Eu vou castigar a ele e à sua família. Nenhum de seus filhos verá o que vai acontecer de bom para o meu povo, porque Semaías ensinou o meu povo a Me desobedecer.