Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
TODOS OS CHEFES de Israel vieram a Siquém para a coroação de Roboão.
2-3
Nesse meio tempo, amigos de Jeroboão (filho de Nebate) mandaram um aviso a ele a respeito da morte de Salomão. Ele estava no Egito nessa ocasião, para onde tinha ido a fim de fugir do rei Salomão. Mais que depressa ele voltou, e esteve presente à coroação, e chefiou o grupo que foi fazer exigências a Roboão em nome do povo, dizendo:
4
"Seu pai foi um senhor duro para tratar o povo. Seja menos exigente do que ele, e nós deixaremos que você seja nosso rei!"
5
Roboão disse a eles que voltassem dentro de três dias para saberem a resposta.
6
Ele estudou o pedido deles com os homens que haviam sido conselheiros de seu pai Salomão. Esses homens já eram velhos. "O que devo dizer a eles?" perguntou Roboão.
7
"Se você quiser governar sobre eles, é preciso dar uma resposta favorável e tratá-los com bondade."
8-9
Porém ele rejeitou o conselho dos velhos e pediu a opinião dos moços que cresceram com ele. "O que os meus companheiros acham que eu devo fazer?" perguntou, "devo ser menos exigente com o povo do que foi meu pai?"
10-11
"Nada disso!" responderam os moços. "Diga a eles o seguinte: 'Se vocês acham que meu pai foi duro com vocês, esperem um pouco, e vão ver como eu sou!' Diga-lhes mais isto: 'meu dedo mínimo é mais grosso do que as costas do meu pai! Vou ser duro com vocês, e não menos exigente! Meu pai costumava castigar vocês com o chicote, mas eu vou usar escorpiões!'"
12
Assim, quando dentro de três dias Jeroboão e o povo voltaram para saber a resposta de Roboão
13
o rei lhes deu uma resposta dura; pois recusou o conselho dos velhos
14
e seguiu o conselho dos moços. "Meu pai deu a vocês cargas pesadas, mas eu vou dar mais pesadas ainda!" disse a Roboão a eles. "Meu pai castigou vocês com chicote, mas eu vou castigar vocês com escorpiões!"
15
Dessa maneira o rei não quis atender ao pedido do povo. Deus levou o rei a fazer isso a fim de cumprir o que Ele havia falado a Jeroboão por meio de Aias, o silonita.
16
Quando o povo percebeu o que o rei estava dizendo, eles o abandonaram. "Vamos esquecer-nos de Davi e dos seus filhos!" gritaram zangados. "Vamos conseguir alguém que seja nosso rei. Que Roboão governe sua própria tribo de Judá! Vamos para casa!" E assim fizeram.
17
Contudo, o povo da tribo de Judá ficou fiel a Roboão.
18
Mais tarde, quando o rei Roboão mandou Adorão para exigir trabalho forçado das outras tribos de Israel, o povo o apedrejou e ele morreu. Quando esta notícia chegou ao rei Roboão, ele tomou o seu carro e fugiu para Jerusalém.
19
E até hoje Israel não quis saber de ser governado por filhos de Davi.