Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
DEPOIS DISSO DAVI derrotou os filisteus e conquistou Gate, a maior cidade deles.
2
Também destruiu a terra de Moabe. Depois da destruição, Davi dividiu os moabitas em diversas fileiras, fez com que eles se deitassem no chão, separando dois terços dos homens de cada fileira para serem mortos. Os homens restantes ficariam para servir a Davi e pagar imposto a ele todos os anos.
3
Davi destruiu também as forças do rei Hadadezer, filho de Reobe, rei de Zobá, numa batalha ao lado do rio Eufrates, onde Hadadezer tentava restabelecer o seu domínio.
4
Davi prendeu mil e setecentos homens da cavalaria, e vinte mil homens da infantaria; mandou aleijar todos os cavalos dos carros de guerra, menos os que guardou para si, suficientes para cem carros.
5
Davi destruiu ainda vinte e dois mil sírios que vieram de Damasco para ajudar o rei Hadadezer.
6
Davi colocou guardas do seu exército em Damasco; assim os sírios de Damasco se tornaram seus servos e pagavam tributo a ele anualmente. E o Senhor ia concedendo vitórias a Davi por onde quer que ele passasse.
7
Os escudos de ouro usados pelos oficiais do rei Hadadezer, Davi levou todos para Jerusalém.
8
Também levou grande quantidade de bronze das cidades de Betá e de Berotai, que pertenciam a Hadadezer.
9
Toí, rei de Hamate, sabendo das vitórias de Davi contra Hadadezer, ficou muito alegre.
10
Mandou seu filho Jorão cumprimentar a Davi, dando-lhe os parabéns, pois o rei de Hamate e Hadadezer eram inimigos. Jorão levou a Davi, da parte de Toí, seu pai, presentes de ouro, prata e bronze.
11-12
Davi dedicou esses presentes de prata, ouro e bronze ao Senhor, bem como o ouro e a prata que ele havia tomado da Síria, de Moabe, de Amom, dos filisteus, de Amaleque e de Hadadezer, filho de Reobe rei de Zobá.
13
E assim Davi se tornou muito famoso. Quando ele estava de volta, feriu os sírios e destruiu dezoito mil homens deles no Vale do Sal.
14
Em Edom também colocou guardas do seu exército, obrigando assim toda a nação de Edom a pagar imposto a Israel. Aqui está mais uma prova de que o Senhor estava com Davi e fazia dele um homem vitorioso por onde quer que andasse.
15
Davi foi um rei justo e estimado por todo o povo de Israel.
16
O comandante do seu exército era Joabe, filho de Zeruia; Josafá, filho de Ailude, era quem registrava os acontecimentos históricos.
17
Zadoque, filho de Aitube e Aimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes; Seraías era o secretário particular do rei.
18
Benaia, filho de Joiada, era o comandante da guarda do rei; e os filhos de Davi eram seus ministros.