Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
ENTÃO VIERAM A Davi em Hebrom, representantes de todas as tribos de Israel para lhe prometer fidelidade. "Nós somos seus irmãos, pois somos da mesma terra", disseram eles.
2
"Mesmo quando Saul era nosso rei, você era nosso verdadeiro chefe. Além disto, o Senhor disse que você seria o pastor e guia do seu povo."
3
Então Davi, diante de Deus, fez um trato com os chefes representantes de Israel, em Hebrom, e ali ele foi coroado rei de Israel.
4-5
Tinha Davi trinta anos quando começou a reinar em Judá, e Hebrom era a capital, e o seu governo ali durou sete anos. Depois reinou trinta e três anos em Jerusalém como rei de Judá e de Israel; portanto, o período total de seu reinado foi de quarenta anos.
6
Davi dirigiu depois suas tropas para Jerusalém a fim de combater os jebuseus que moravam lá. "Você nunca entrará aqui", disseram os jebuseus. "Até os cegos e os aleijados são capazes de expulsar você daqui!" Eles tinham certeza de que estavam em segurança ali em Jerusalém.
7
Porém Davi e os seus soldados os derrotaram e tomaram a fortaleza de Sião, que depois se chamou "Cidade de Davi".
8
Quando aquele recado malcriado por parte dos jebuseus chegou a Davi, ele disse aos seus soldados: "Entrem na cidade pelo canal de água e destruam aqueles 'aleijados' e 'cegos' jebuseus. Como eu os odeio!" (Essa é a origem do ditado: "Mesmo os cegos e os aleijados poderiam conquistar você!")
9
Então Davi fez da fortaleza de Sião (também chamada Cidade de Davi) o seu quartel general. Começando por Milo, Davi foi construindo e edificando até ao atual centro da cidade.
10
E Davi se foi tornando cada vez mais forte, porque ele vivia em comunhão com o Senhor, Deus do Universo.
11
Hirão, rei de Tiro, mandou madeira de cedro, carpinteiros e pedreiros a fim de construírem um palácio para Davi.
12
Davi compreendeu agora porque o Senhor o havia feito rei e porque havia enchido de bênçãos o seu reinado - era porque Deus queria ajudar a Israel, o seu povo escolhido.
13
Depois de mudar-se de Hebrom para Jerusalém, Davi se casou com mais outras mulheres e teve muitos filhos e filhas.
14-16
Estes são os filhos que nasceram em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão, Ibar, Elisua, Nefegue, Jafia, Elisama, Eliada e Elifelete.
17
Quando os filisteus souberam que Davi tinha sido coroado rei de Israel, procuraram prendê-lo; porém Davi tendo sabido disso antes, desceu à fortaleza.
18
Os filisteus chegaram e se espalharam pelo vale de Refaim.
19
Então Davi consultou a Deus: "Devo ir lutar contra os filisteus? O Senhor me ajudará a derrotá-los?" E Deus lhe respondeu: "Sim, pode prosseguir; a vitória será sua."
20
E Davi saiu a lutar contra os filisteus em Baal-Perazim, e os derrotou. "O Senhor fez isto!" exclamou Davi. "Ele surgiu no meio dos meus inimigos arrasando tudo como uma inundação violenta." Por isso ele chamou a esse lugar "Rompimento".
21
Davi e seus homens levaram muitas imagens que foram abandonadas pelos filisteus.
22
Mas os filisteus voltaram a se espalharem pelo vale de Refaim.
23
Davi tornou a consultar ao Senhor e este lhe respondeu: "Não suba para atacar de frente; vá por trás deles e ataque pelo lado das amoreiras.
24
Quando você ouvir um som como de marcha nas copas das amoreiras, pode atacar! Isso quer dizer que o Senhor preparou o caminho para você e você vai destruí-los".
25
E Davi agiu de acordo com as instruções do Senhor, destruindo os filisteus desde Geba até Gezer.