Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Nova Versão Internacional - Português
Digo a verdade em Cristo, não minto; minha consciência o confirma no Espírito Santo:
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tenho grande tristeza e constante angústia em meu coração.
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Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça,
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o povo de Israel. Deles é a adoção de filhos; deles é a glória divina, as alianças, a concessão da Lei, a adoração no templo e as promessas.
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Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de todos, bendito para sempre! [40] Amém.
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Não pensemos que a palavra de Deus falhou. Pois nem todos os descendentes de Israel são Israel.
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Nem por serem descendentes de Abraão passaram todos a ser filhos de Abraão. Ao contrário: "Por meio de Isaque a sua descendência será considerada" [41].
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Noutras palavras, não são os filhos naturais[42] que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados descendência de Abraão.
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Pois foi assim que a promessa foi feita: "No tempo devido virei novamente, e Sara terá um filho" [43].
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E esse não foi o único caso; também os filhos de Rebeca tiveram um mesmo pai, nosso pai Isaque.
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Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má ? a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,
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não por obras, mas por aquele que chama ? foi dito a ela: "O mais velho servirá ao mais novo" [44].
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Como está escrito: "Amei Jacó, mas rejeitei Esaú" [45].
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E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma!
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Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão" [46].
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Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.
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Pois a Escritura diz ao faraó: "Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra" [47].
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Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer.
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Mas algum de vocês me dirá: "Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois, quem resiste à sua vontade?"
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Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? "Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: "Por que me fizeste assim?"[48]"
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O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desonroso?
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E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados[49] para a destruição?
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Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,
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ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
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Como ele diz em Oséias: "Chamarei "meu povo"a quem não é meu povo; e chamarei "minha amada"a quem não é minha amada" [50],
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e: "Acontecerá que, no mesmo lugar em que se lhes declarou: "Vocês não são meu povo", eles serão chamados"filhos do Deus vivo"" [51].
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exclama com relação a Israel: Embora o número dos israelitas seja como a areia do mar, apenas o remanescente será salvo.
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Pois o Senhor executará na terra a sua sentença, rápida e definitivamente[52].
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Como anteriormente disse Isaías: "Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendentes, já estaríamos como Sodoma, e semelhantes a Gomorra" [53].
A Incredulidade de Israel
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Que diremos, então? Os gentios, que não buscavam justiça, a obtiveram, uma justiça que vem da fé;
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mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou.
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Por que não? Porque não a buscava pela fé, mas como se fosse por obras. Eles tropeçaram na "pedra de tropeço".
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Como está escrito: "Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha que faz cair; e aquele que nela confia jamais será envergonhado" [54].