Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
MOISÉS E O POVO de Israel cantaram então este hino ao Senhor: Cantarei ao Senhor, porque Ele venceu maravilhosamente. Jogou nas profundezas do mar o cavalo e o cavaleiro.
2
O Senhor é minha força, minha canção e minha salvação! É o meu Deus! Por isso cantarei louvores a Ele. É o Deus do meu pai! Por isso falarei bem dEle.
3
O Senhor sabe ser guerreiro! Senhor é o nome dEle.
4
Jogou no fundo do mar os carros de Faraó, o exército do Egito. Os famosos capitães egípcios morreram afogados no Mar Vermelho.
5
As ondas cobriram todos eles. - Foram direto para o fundo, como pedra!
6
Senhor, a Sua mão direita brilha de poder! Senhor, a Sua mão direita despedaça o inimigo!
7
Na grandeza da Sua majestade, o Senhor derruba os que se levantam contra Ele. Mande o Seu furor, que consumiu os Seus inimigos, como o fogo consome a palha!
8
Com o simples sopro da Sua respiração, o Senhor dividiu as águas. Formaram grandes montões, e ficaram firmes como duas paredes!
9
O inimigo dizia: Vou perseguir, alcançar e destruir o povo de Israel. Vou repartir os bens que conseguir tomar. Com minhas armas vou destruí-los.
10
Mas bastou que o Senhor fizesse soprar o vento, e pronto! O mar cobriu os nossos inimigos! Afundaram: como chumbo nas águas profundas.
11
Quem mais é como o Senhor, entre os deuses? Quem mais tem santidade tão maravilhosa como o Senhor!? Quem é tão merecedor de respeito como Ele? Quem realiza coisas tão grandiosas como o Senhor?
12
O Senhor estendeu a Sua mão direita, e só com isso eles foram tragados pela terra.
13
Guiou com bondade o povo que libertou; Levou com Seu poder o Seu povo ao lugar Santo que escolheu para morar:
14
OS povos souberam o que aconteceu, e tremeram! O medo encheu de angústia o povo da Filístia.
15
Os comandantes de Edom estão aflitos. Os heróis de Moabe tremem. Todo o povo de Canaã desmaia de pavor.
16
Estão dominados pelo espanto e pelo medo. Viram a força do Seu braço, e estão mudos como pedras. E o Seu povo passará livremente pelas terras, deles ó Sim, o povo que o Senhor comprou passará a salvo.
17
Ele fará com que o Seu povo entre na Terra Prometida, e fique estabelecido no Seu santo monte; Sim, o Seu povo morará no lugar que o Senhor preparou, no Seu lar, no Santuário que o Senhor fez para lhe servir de morada.
18
O Senhor reinará para todo o sempre!
19-20
Os cavalos, os cavaleiros e os carros de Faraó tentaram avançar pelas águas do mar, mas em vão! O Senhor derrubou sobre eles as muralhas de água, mas o povo de Israel passou pelo mar a pé enxuto! Ela saiu tocando um tamborim e dançando. As outras mulheres foram atrás dela, tocando tamborins e dançando.
21
E Miriã cantava, acompanhada pelas mulheres: Cantem ao Senhor, porque Ele venceu maravilhosamente. O cavalo e o cavaleiro desapareceram nas profundezas do mar!
22
Depois Moisés fez os israelitas saírem da praia do mar Vermelho. Foram para o deserto de Sur. Ali andaram três dias sem achar água.
23
Finalmente chegaram em Mara e acharam água lá. Mas não puderam beber a água porque era amarga. Por isso aquele lugar levou o nome de Mara, que quer dizer."Amargor".
24
Aí o povo resmungou contra Moisés."Vamos ter de morrer de sede?", muitos diziam.
25-26
Moisés pede ajuda ao Senhor, e o Senhor lhe mostrou uma árvore - Moisés jogou a árvore na água, e a água se tornou doce. Em Mara o Senhor quis provar a disposição do povo para com Ele. Para isso, impôs esta condições: "Se vocês derem atenção à voz do Senhor seu Deus - se obedecerem ao que eu disser, fizerem o que eu acho certo, e guardarem os meus mandamentos - contem com a minha bênção. Não deixarei que vocês sofram nenhuma das doenças que mandei aos egípcios. Eu sou o Senhor que dá saúde a vocês."
27
Depois os israelitas foram embora dali, e chegaram a Elim, onde acamparam. Nesse lugar havia 12 fontes de água e 70 palmeiras.