Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
DEUS CONTINUOU falando com Moisés. Disse Ele: "Vá chamar Arão, Nadabe, Abiú e mais setenta líderes de Israel. Venha com eles se apresentar ao Senhor. Mas que eles me prestem culto de longe. Só você deve chegar perto de mim. Os outros ficarão de longe e o povo, então, não deve subir nem um pouco no monte."
3
Moisés desceu e transmitiu todas as palavras e leis do Senhor a Israel. E o povo todo respondeu unido, dizendo: "Faremos tudo o que o Senhor falou".
4
Moisés escreveu todas as palavras do Senhor. Depois se levantou bem cedo e fez um altar ao pé do monte. Construiu também ali 12 pilares, um para cada tribo de Israel.
5
Depois mandou alguns moços israelitas oferecerem novilhos como sacrifícios queimados e ofertas de gratidão ao Senhor.
6
Moisés despejou a metade do sangue numas bacias. Com a outra metade, borrifou sangue no altar.
7
Depois Moisés leu o Livro do Contrato de Deus para o povo. Disseram os israelitas: "Seremos obedientes e faremos tudo o que o Senhor falou."
8
Então Moisés pegou as bacias e borrifou sangue sobre o povo. Disse ele: "Este é o sangue da aliança que o Senhor fez com vocês, nos termos que acabei de ler."
9
Aí Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e mais setenta oficiais de Israel subiram no monte.
10
Tiveram uma bela visão do Deus de Israel. Deus estava pisando num pavimento de pedras de safira. Parecia o céu num dia claro!
11
Deus não estendeu a mão para ferir os escolhidos de Israel. Mas eles viram Deus! E ali comeram e beberam.
12
Disse Deus a Moisés: "Venha ao topo do monte, e fique aqui. Vou dar a você duas tábuas de pedra com a Lei que eu mesmo escrevi. Depois você ensinará a minha Lei ao Povo."
13
Moisés e seu ajudante Josué se prepararam para subir.
14
Moisés disse aos oficiais: "Esperem aqui até voltarmos. Arão e Hur ficam com vocês. Quem tiver algum problema, fale com eles."
15-17
Assim que Moisés subiu, uma nuvem cobriu o monte. A glória do Senhor ficou sobre o monte Sinai. A nuvem ficou cobrindo o monte seis dias. No sétimo dia, do meio da nuvem, o Senhor chamou Moisés. Para o povo de Israel, que olhava de longe, a aparência da glória do Senhor era tremenda. Era como um fogo consumidor, no alto do monte!
18
Moisés atendeu o chamado, e entrou no meio da nuvem, no topo do monte. E lá ficou quarenta dias e quarenta noites!