Bienaventurado el que lee, y los que oyen las palabras de esta profecía, y guardan las cosas en ella escritas: porque el tiempo está cerca.Apocalipsis 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Portugués
Enquanto isso, Saulo, ainda respirando ameaças e morte contra todos os discípulos do Senhor, foi falar com o sumo sacerdote
2
e pediu cartas de apresentação para as sinagogas da cidade de Damasco, pois com essas autorizações, se ele achasse qualquer um que pertencia ao Caminho, tanto os homens como as mulheres, ele poderia levá-los presos para Jerusalém.
3
E durante a viagem, quando ele se aproximava de Damasco, de repente uma luz que veio do céu brilhou ao seu redor.
4
E caindo no chão, ele ouviu uma voz que dizia: “Saulo, Saulo, por que você está me perseguindo?”
5
“Quem é você, Senhor?”, perguntou ele. A voz respondeu: “Eu sou Jesus de Nazaré, aquele que você está perseguindo”.
6
[Então Saulo, tremendo de medo e em choque, disse: “Senhor, o que você quer que eu faça?” E o Senhor disse a ele:] “Levante-se e entre na cidade, alguém vai te dizer o que você deve fazer”.
7
Os homens que estavam viajando com Saulo ficaram parados e não disseram nada. Eles ouviram a voz, mas não viram ninguém.
8
Saulo se levantou do chão, mas, quando abriu os olhos, não podia ver nada. Então eles o pegaram pela mão e o levaram para a cidade de Damasco.
9
Por três dias ele não podia ver nada, e durante esses dias ele não comeu nem bebeu nada.
10
Na cidade de Damasco morava um discípulo chamado Ananias. Ele teve uma visão, e nela o Senhor o chamou: “Ananias!” E ele respondeu: “Estou aqui, Senhor!”
11
E o Senhor disse a ele: Levante-se e vá até a casa de Judas, na rua Direita, e procure um homem que se chama Saulo, da cidade de Tarso. Ele está orando,
12
e numa visão ele viu um homem chamado Ananias entrar na casa e colocar as mãos sobre ele para que pudesse ver novamente”.
13
Mas Ananias disse: “Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito ao seu santo povo em Jerusalém.
14
E ele chegou aqui com autoridade que conseguiu dos líderes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome”.
15
Mas o Senhor disse a Ananias: “Vai, porque este homem é meu instrumento escolhido para levar meu nome aos que não são judeus, aos reis e ao povo de Israel.
16
Pois eu mostrarei a ele o quanto ele deve sofrer pelo meu nome”.
17
Então Ananias saiu e foi até a casa de Judas, entrou, colocou as mãos sobre Saulo e disse: “Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que apareceu a você na estrada quando você estava vindo para cá, me mandou para que você pudesse ver de novo e seja cheio do Espírito Santo”.
18
Imediatamente algo parecido com escamas caiu dos olhos de Saulo, e ele pôde ver novamente. Então ele se levantou e foi batizado.