Bienaventurado el que lee, y los que oyen las palabras de esta profecía, y guardan las cosas en ella escritas: porque el tiempo está cerca.Apocalipsis 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Portugués
Nessa mesma época, o rei Herodes prendeu alguns membros da igreja para maltratá-los,
2
e mandou assassinar Tiago, irmão de João, à espada.
3
Quando ele viu que isso agradou aos judeus, ele mandou também prender Pedro. Isto aconteceu durante a Festa dos Pães sem Fermento.
4
E depois que prendeu Pedro, o colocou na prisão, e o entregou a quatro grupos de quatro soldados para vigiar a cela durante os quatro turnos da noite. Herodes pretendia trazer Pedro para fora para um julgamento público depois da Páscoa.
5
Mas durante todo o tempo que Pedro passou na prisão sendo vigiado pelos guardas, a igreja orava sem parar com muita intensidade a Deus, pedindo pela vida dele.
Pedro é Libertado por um Anjo
6
E aconteceu que na noite antes do dia em que Herodes ia trazer ele para fora para ser julgado, Pedro estava dormindo entre dois soldados, acorrentado a eles, e ainda tinha mais dois soldados diante da sua porta vigiando a prisão.
7
De repente, apareceu um anjo do Senhor ao seu lado, e uma luz brilhou dentro da cela. O anjo bateu no lado de Pedro e o acordou, dizendo: “Levante-se depressa!” E as algemas caíram das mãos de Pedro.
8
E o anjo disse: “Vista-se e calce suas sandálias”. E Pedro fez o que o anjo mandou. E ele disse mais: “Ponha sua capa e siga-me”.
9
E Pedro saiu da cela e foi seguindo o anjo. Ele não sabia se o que estava acontecendo era real ou não, mas pensava que aquilo era uma visão.
10
Então eles passaram pelo primeiro e pelo segundo posto da guarda e chegaram no portão de ferro que dava para a cidade. O portão se abriu sozinho e eles saíram e caminhavam por uma rua estreita, e de repente o anjo foi embora.
11
Quando Pedro caiu em si, ele disse: “Agora eu tenho certeza de que o Senhor mandou seu anjo e me libertou da mão de Herodes e de tudo o que povo judeu esperava”.
12
Quando ele entendeu o que tinha acontecido, foi para a casa de Maria, a mãe de João, também chamado de Marcos, onde muitas pessoas estavam reunidas e orando.
13
Chegando lá ele bateu na porta do portão, e uma serva da casa chamada Rode veio atender.
14
Quando reconheceu que a voz que chamava na porta era a de Pedro, ela ficou tão feliz, que, em vez de abrir a porta, voltou correndo para contar que Pedro estava lá fora.
15
Então eles disseram a ela: “Você está maluca!” Mas ela continuou insistindo que ele estava lá fora. Então eles disseram: “Deve ser o anjo dele”.
16
Enquanto isso, Pedro não parou de bater na porta. E quando eles abriram a porta e viram que era ele mesmo, ficaram maravilhados.
17
Diante disso, Pedro fez um sinal com a mão para que eles ficassem quietos, e contou os detalhes de como o Senhor o libertou da prisão. E ele disse também: “Contem tudo isto a Tiago e aos outros irmãos”. Então saiu e foi para outro lugar.
18
Ao amanhecer daquele dia, houve uma grande confusão entre os soldados que estavam vigiando a prisão, pois eles não sabiam o que tinha acontecido com Pedro.
19
Depois que Herodes procurou por Pedro e não o achou, ele interrogou os guardas e ordenou que fossem executados. Então Herodes saiu da região da Judeia e foi para a cidade de Cesareia, onde ficou por algum tempo.
O Rei Herodes Morre
20
Agora Herodes estava irado com as pessoas das cidades de Tiro e de Sidom. Então eles formaram um grupo e foram falar com Herodes. E tendo conseguido o apoio de Blasto, o ajudante pessoal do rei, eles pediram paz, porque o seu país dependia das terras do rei para conseguir alimento.
21
No dia marcado, Herodes vestiu suas roupas de rei, sentou-se em seu trono e fez um discurso para o povo.
22
Quando ele terminou, o povo começou a gritar: “Isto é a voz de um deus, e não de um homem!”
23
No mesmo instante um anjo do Senhor feriu Herodes, porque ele aceitou a adoração do povo em vez de dar glória a Deus. E ele foi comido por vermes e morreu.
24
Mas a palavra de Deus continuavam a se espalhar, e o número daqueles que foram convertidos crescia cada vez mais.
25
Depois que Barnabé e Saulo terminaram sua missão, voltaram a Jerusalém e trouxeram João Marcos com eles.