Blessed is he that readeth, and they that hear the words of the prophecy, and keep the things that are written therein: for the time is at hand. Revelation 1.3.
Reading in version Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Portuguese
Quando Jesus e seus discípulos estavam chegando perto de Jerusalém, chegaram à vila de Betfagé, no monte das Oliveiras, então Jesus enviou dois discípulos na frente, dizendo a eles:
2
“Vão à vila que está na sua frente, e assim que vocês entrarem, encontrarão uma jumenta amarrada e um jumentinho com ela. Desamarrem eles e tragam para mim.
3
Se alguém perguntar o que vocês estão fazendo, digam: ‘O Senhor precisa deles’, e ele os enviará na hora”.
4
Isso aconteceu para cumprir o que foi dito pelo profeta:
5
“Digam ao povo de Jerusalém: ‘Olha, o seu rei está vindo a vocês. Ele é humilde e está montado numa jumenta e num jumentinho, o filho de um animal de carga’ ”.
6
Então os discípulos foram e fizeram como Jesus mandou.
7
Eles trouxeram a jumenta e o jumentinho e colocaram sobre eles suas capas para que Jesus se sentasse neles.
8
A maioria da multidão estendeu suas capas pelo caminho onde Jesus passava, e outros cortaram ramos de árvores e espalharam pelo caminho.
9
As multidões que iam na frente dele e as que estavam seguindo atrás gritavam: "Hosana (Por favor, salva-nos agora!) ao Filho de Davi! Abençoado é aquele que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas (Ó, você que vive no céu, por favor, salva-nos agora)!”
10
E quando Jesus entrou na cidade de Jerusalém, a cidade inteira ficou agitada, perguntando: "Quem é este?”
11
E as multidões respondiam: "É Jesus, o profeta de Nazaré da Galileia".
Jesus Purifica o Templo
12
Jesus entrou no templo e começou a expulsar todos que estavam comprando e vendendo mercadoria dentro do templo, e ele virou as mesas dos que trocavam dinheiro e as cadeiras daqueles que vendiam pombas.
13
E disse a eles: “As Escrituras dizem: ‘Minha casa será chamada a casa de oração’. Mas vocês têm feito dela um abrigo de ladrões”.
14
E os cegos e os aleijados vieram até ele no templo, e ele os curou.
15
Mas quando os líderes dos sacerdotes e os professores da lei viram as coisas maravilhosas que ele fazia, e as crianças gritando no templo: "Hosana (Por favor, salva-nos agora!) ao Filho de Davi!”, eles ficaram indignados.
16
Eles perguntaram a ele: "Você ouviu o que estas crianças estão dizendo?” Jesus respondeu: “Sim; vocês nunca leram a passagem que diz: “Da boca dos bebês e dos que estão mamando você preparou louvor por você mesmo’ ”?
17
Então Jesus os deixou, saiu da cidade e foi para Betânia, onde passou a noite.
Jesus Amaldiçoa a Figueira
18
De manhã, quando Jesus estava voltando para a cidade, ele teve fome.
19
E vendo uma figueira na beira da estrada, ele foi até lá para ver se achava alguns figos, mas não achou nada, somente folhas. E ele disse a ela: "Que nunca mais você dê frutos!" E a figueira secou imediatamente.
20
Os discípulos ficaram maravilhados quando viram isso e disseram: "Como a figueira secou tão depressa?”
21
E Jesus respondeu a eles: "Eu falo a verdade a vocês: Se vocês tiverem fé e não duvidarem, não somente poderão fazer o que foi feito à figueira, mas até se dizer a este monte: ‘Levante-se e jogue-se no mar’, e isso acontecerá.
22
E qualquer coisa que vocês pedirem em oração, se crerem, vocês receberão”.
A Autoridade de Jesus é Questionada
23
Quando Jesus entrou no templo, os líderes dos sacerdotes e os líderes do povo aproximaram dele enquanto estava ensinando e perguntaram: "Com que autoridade você está fazendo essas coisas, e quem te deu esta autoridade?"
24
E Jesus respondeu a eles: "Eu também vou fazer uma pergunta a vocês, e se vocês me responderem, eu falo para vocês com que autoridade eu faço estas coisas.
25
A autoridade de João para batizar vem do céu ou vem dos homens?” Eles discutiram entre si, dizendo: “Se falarmos: ‘Veio do céu’, ele vai perguntar: ‘Então por que vocês não creram nele?’
26
Mas se falarmos: ‘Veio de homens’, temos medo da multidão, pois todos acreditam que João era um profeta.
27
Então eles responderam a Jesus: “Nós não sabemos”. E ele falou a eles: "Então eu também não falo com que autoridade faço estas coisas".
A Parábola dos dois Filhos
28
“Mas o que vocês acham disso? Um homem tinha dois filhos. E ele foi ao primeiro filho e disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha’.
29
O filho respondeu: ‘Não, eu não vou’. Mas depois ele mudou de ideia e foi assim mesmo.
30
E o pai foi até o outro filho e falou a mesma coisa. E ele respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi.
31
Qual dos dois fez a vontade do pai?” Eles responderam: "O primeiro". Então Jesus falou para eles: “Eu falo a verdade a vocês: Os cobradores de impostos e as prostitutas entrarão no reino de Deus antes de vocês.
32
Pois João Batista veio até vocês andando no caminho de um homem justo, e vocês não creram nele, mas os cobradores de impostos e as prostitutas creram nele. E mesmo quando vocês viram isso acontecer, vocês não se arrependeram e creram nele”.
33
"Agora escutem outra parábola: Havia um proprietário que plantou uma vinha. Ele colocou uma cerca ao redor dela, fez um tanque para poder pisar nas uvas e construiu uma torre para o vigia. Depois, ele alugou a vinha para outras pessoas trabalharem e partiu para outro país.
34
Quando chegou a época da colheita, ele enviou os seus servos aos trabalhadores que tinham alugado a vinha para recolher sua parte do fruto da vinha.
35
Mas os trabalhadores pegaram os servos dele, bateram em um, mataram outro e apedrejaram outro.
36
Então o dono enviou outros servos, mais do que na primeira vez. Mas os trabalhadores fizeram a mesma coisa com eles.
37
Finalmente ele enviou seu filho a eles, pensando: ‘Eles respeitarão meu filho’.
38
Mas quando os trabalhadores viram o filho, falaram uns com os outros: ‘Ele é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo, e a sua herança será nossa!’
39
E eles o pegaram, o jogaram para fora da vinha e o mataram.
40
Agora, quando o dono da vinha vier, o que vocês acham que ele fará com aqueles trabalhadores?”
41
Eles responderam: "Ele dará a esses homens maus uma morte horrível e alugará a vinha para outros trabalhadores que darão a ele sua parte do fruto no tempo certo".
42
Então Jesus perguntou a eles: “Vocês nunca leram nas Escrituras: 'A pedra que os construtores rejeitaram agora se tornou a pedra fundamental do edifício; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos’?
43
Por isso eu falo a vocês: O reino de Deus será tirado de vocês e será entregue a uma nação que produz os frutos do reino.
44
E aquele que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó”.
45
Quando os líderes dos sacerdotes e os fariseus ouviram as parábolas que Jesus contou, eles perceberam que ele estava falando a respeito deles. Por isso queriam prendê-lo, mas tinham medo das multidões, pois o povo o considerava um profeta.