Blessed is he that readeth, and they that hear the words of the prophecy, and keep the things that are written therein: for the time is at hand. Revelation 1.3.
Reading in version Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Portuguese
“Pois o reino dos céus é como um proprietário que saiu de manhã bem cedo para contratar trabalhadores para a sua vinha.
2
Ele combinou com os trabalhadores o salário de costume por um dia de trabalho, isto é, um denário, e os mandou para sua vinha.
3
Por volta das nove horas da manhã ele saiu novamente, e passando no mercado viu outros ali que não estavam fazendo nada.
4
E ele falou para eles: ‘Vão trabalhar também na minha vinha, e eu pagarei o que for justo no final do dia’.
5
E eles foram. Por volta de meio-dia e das três horas da tarde, ele fez a mesma coisa.
6
Por volta das cinco horas da tarde, ele saiu novamente e encontrou ainda outros que não estavam fazendo nada. Então ele perguntou a eles: ‘Por que vocês estão sem fazer nada o dia todo?’
7
Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. Então ele disse a eles: ‘Vão vocês também trabalhar na minha vinha’.
8
No fim do dia, o dono da vinha disse ao seu administrador: ‘Chame os trabalhadores e pague eles os seus salários, começando com os que foram contratados por último e terminando com os primeiros’.
9
Quando os trabalhadores que foram contratados às cinco horas da tarde foram pagos, eles receberam o salário de um dia completo, um denário cada um.
10
Agora, quando chegou a vez daqueles que foram contratados primeiro, eles pensavam que iriam receber mais, mas cada um deles também recebeu um denário.
11
Quando receberam, começaram a se queixar do dono da vinha,
12
dizendo: ‘Estes homens que foram contratados por último trabalharam somente uma hora, e você fez eles iguais a nós que trabalhamos o dia todo debaixo do sol quente’.
13
Mas o proprietário respondeu a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto contigo. Você não concordou comigo em trabalhar por um denário?
14
Então pegue o que é seu e vai embora. Eu quero pagar a esses homens que foram contratados por último o mesmo que paguei a você.
15
Por acaso eu não posso fazer o que eu quero com o que pertence a mim? Ou você está com inveja porque sou generoso?'
16
E assim os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos".
Jesus Fala de sua Morte Novamente
17
Enquanto Jesus estava indo para Jerusalém, ele chamou os doze discípulos para um lado e falou com eles em particular, e disse:
18
"Escutem, nós estamos indo para Jerusalém, onde o Filho do Homem será entregue aos líderes dos sacerdotes e aos professores da lei, e eles o condenarão à morte
19
e o entregarão aos romanos para ser zombado, batido com chicotes e crucificado. Mas no terceiro dia ele será ressuscitado do meio dos mortos”.
Jesus Ensina sobre Servir ao Próximo
20
Então a mãe de Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhando-se diante dele, pediu lhe um favor.
21
E ele falou a ela: “O que você quer?” Ela respondeu: "Prometa que no seu reino os meus dois filhos sentarão em lugares de honra ao seu lado, um à sua direita e outro à sua esquerda".
22
Mas Jesus respondeu, dizendo: "Vocês não sabem o que estão pedindo. Vocês podem beber do cálice que eu bebo?" E eles responderam: “Nós podemos”.
23
E Jesus disse a eles: "De fato vocês beberão do meu cálice, mas eu não tenho o direito de dizer quem vai sentar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai preparou esses lugares para os que ele escolheu".
24
E quando os outros dez ouviram isso, eles ficaram indignados com os dois irmãos.
25
Mas Jesus os chamou e disse: “Vocês sabem que os governadores desse mundo dominam o seu povo, e os oficiais usam a sua autoridade sobre eles.
26
Mas não deve ser assim entre vocês. Quem quiser ser um líder entre vocês, tem que ser servo de todos,
27
e quem quiser ser o primeiro entre vocês, tem que se tornar seu escravo.
28
Assim como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”.
Jesus Cura Dois Homens Cegos
29
Quando Jesus e os discípulos saíram da cidade de Jericó, uma grande multidão seguiu Jesus.
30
E sentado ao lado da estrada estavam dois cegos, e quando ouviram que Jesus estava passando, começaram a gritar: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!"
31
Mas a multidão lhes repreendeu, mandando que ficassem quietos. Mas eles gritaram mais alto ainda: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!"
32
E parando, Jesus os chamou: "O que vocês querem que eu faça para vocês?"
33
"Senhor", disseram eles, "Nós queremos ver!"
34
Jesus teve compaixão deles e tocou nos olhos deles. Na mesma hora, eles puderam ver e seguiram Jesus pela estrada.