Blessed is he that readeth, and they that hear the words of the prophecy, and keep the things that are written therein: for the time is at hand. Revelation 1.3.
Reading in version Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Portuguese
Mais tarde, naquele mesmo dia, Jesus saiu de casa e se sentou ao lado do mar.
2
E uma multidão logo se reuniu em torno dele, então ele entrou num barco, se sentou e começou a ensinar o povo que estava na praia.
3
Ele falou muitas coisas em parábolas, dizendo: "Escutem! Um semeador saiu para semear.
4
Enquanto ele estava espalhando as sementes, algumas sementes caíram na beira do caminho, e as aves vieram e comeram elas.
5
Outras sementes caíram num solo cheio de pedras e com pouca terra. As sementes germinaram rapidamente, pois a terra não era profunda.
6
Mas quando o sol saiu, ele queimou e secou as plantas, e como elas não tinham raízes profundas, elas morreram.
7
Outras sementes caíram entre os espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram as plantas.
8
E ainda outras sementes caíram em solo fértil e produziram uma colheita de trinta, sessenta e até cem vezes mais do que tinha sido plantado.
9
Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça”.
10
Então os discípulos vieram e perguntaram: “Por que você fala para eles em parábolas?”
11
Ele respondeu: “A vocês foi dado a capacidade de entender o segredo do reino de Deus, mas a eles não foi dado.
12
Para aqueles que prestam atenção aos meus ensinos, mais entendimento será dado. Mas para aqueles que não estão prestando atenção, até o pouco entendimento que têm lhes será tirado.
13
É por isso que eu falo a eles em parábolas, porque vendo eles não veem, e ouvindo não ouvem, nem compreendem.
14
Isso cumpre a profecia de Isaías que diz: ‘Vocês ouvirão o que eu falo, mas nunca entenderão, e verão o que eu faço, mas nunca compreenderão.
15
Pois o coração deste povo está endurecido, não quiseram ouvir e fecharam os olhos, para que não vejam com os seus olhos, e ouçam com seus ouvidos, e compreendam com o seu coração, e se convertam, e eu os cure’.
16
Mas abençoado são os olhos de vocês, porque veem, e os ouvidos de vocês, porque ouvem.
17
Eu falo a verdade a vocês: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês veem, mas não viram; e desejaram ouvir o que vocês ouvem, mas não ouviram”.
18
“Agora escutem a explicação da parábola do semeador:
19
As sementes que caíram à beira do caminho representam aqueles que ouvem a mensagem sobre o reino e não entendem. Então o Maligno vem e tira a semente que foi semeada em seus corações.
20
As sementes que caíram num solo cheio de pedras representam aqueles que ouvem a mensagem e a recebem com alegria.
21
Mas como eles não têm raízes profundas, eles não duram muito tempo. Eles abandonam a fé logo quando surgem os problemas ou quando são perseguidos por acreditarem na palavra de Deus.
22
As sementes que caíram entre os espinhos representam aqueles que ouvem a Palavra de Deus, mas a mensagem é sufocada pelas preocupações da vida e a ilusão das riquezas, e nenhum fruto é produzido.
23
As sementes que caíram em terra boa representam aqueles que realmente ouvem a Palavra e compreendem; eles produzem uma colheita de trinta, sessenta ou até cem vezes mais do que foi semeado”.
24
Jesus contou outra parábola a eles, dizendo: "O reino dos céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo.
25
Mas, naquela noite, enquanto todos dormiam, o inimigo veio e semeou uma erva ruim, parecida com o trigo e conhecido como joio, no meio do trigo, e depois fugiu.
26
Quando o trigo começou a crescer e produzir grãos, o joio também apareceu.
27
Então os servos do dono da casa foram até ele e disseram: ‘Senhor, você não semeou boa semente em seu campo? Então como ele está cheio de joio?’
28
O homem respondeu: ‘Um inimigo fez isso!’ Então, os servos perguntaram: ‘Você quer que o arranquemos?’
29
Ele respondeu: ‘Não, porque quando vocês forem tirar o joio, poderão arrancar também o trigo.
30
Deixem que cresçam juntos até a colheita. E no tempo da colheita, eu direi aos trabalhadores: ‘Tirem primeiro o joio e amarrem em pacotes para serem queimados; depois juntem o trigo e coloquem no meu depósito’ ”.