Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Enquanto Pedro e João ainda estavam falando para o povo, chegaram alguns sacerdotes junto com o comandante da guarda do templo e alguns saduceus.
2
Eles ficaram muito nervosos porque os dois apóstolos estavam ensinando o povo e proclamando que os mortos vão ressuscitar, usando a ressurreição de Jesus como prova.
3
Então Pedro e João foram presos e colocados na cadeia até o dia seguinte, pois aquele dia já estava tarde.
4
Porém muitas das pessoas que ouviram a mensagem creram, e o número dos homens que creram passou para cerca de cinco mil.
5
No dia seguinte houve uma reunião em Jerusalém entre as autoridades dos judeus, os líderes do povo e os professores da lei.
6
Anás, o sumo sacerdote, estava ali, junto com Caifás, João, Alexandre e todos os outros que eram da família do sumo sacerdote.
7
As autoridades colocaram os apóstolos na frente de todos os presentes na reunião e perguntaram: “Com que poder ou em nome de quem vocês fizeram isso?”
8
Então Pedro, cheio do Espírito Santo, respondeu: “Autoridades e líderes do povo de Israel!
9
Se nós estamos sendo interrogados hoje sobre o bem que foi feito a um homem que não podia andar, e como ele foi curado,
10
então, quero que todos vocês e todo o povo de Israel fiquem sabendo que este homem que está aqui foi completamente curado pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, aquele que vocês crucificaram e que Deus ressuscitou dos mortos.
11
Este Jesus é o mesmo de quem as Escrituras se referem: ‘A pedra que os construtores rejeitaram se tornou a pedra fundamental do edifício’.
12
Não há salvação em nenhum outro; pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devemos ser salvos”.
13
Os membros do conselho superior ficaram admirados quando viram a coragem de Pedro e de João, pois podiam ver que eram homens simples e sem instrução. E reconheceram que eles tinham sido companheiros de Jesus.
14
Mas eles não podiam dizer nada contra os dois, pois o homem que havia sido curado estava ali de pé, junto com eles.
15
Diante disso mandaram Pedro e João sair da sala do conselho superior e começaram a discutir o assunto entre eles.
16
Eles diziam: “O que vamos fazer com estes homens? Pois é óbvio para todos que moram em Jerusalém que um sinal milagroso foi feito por meio deles, e isso nós não podemos negar.
17
Mas, para não deixar que a notícia se espalhe ainda mais entre as pessoas, vamos fazer ameaças para que eles não falem com mais ninguém sobre este nome”.
18
Então chamaram eles e os ordenaram que nunca mais deveriam falar nem ensinar no nome de Jesus.
19
Mas Pedro e João responderam: “Julguem vocês mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer a vocês em vez de Deus?
20
Pois para nós é impossivel não falarmos das coisas que vimos e ouvimos”.
21
O conselho superior os ameaçou mais ainda, mas no fim os deixaram ir embora, porque não sabiam como castigá-los sem provocar uma revolta. Pois todo o povo estava louvando a Deus pelo que tinha acontecido.
22
Pois o homem que tinha recebido este sinal milagroso de cura tinha mais de quarenta anos.
A Oração dos Seguidores de Jesus
23
Quando Pedro e João foram soltos, foram para seus companheiros e contaram tudo o que os líderes dos sacerdotes e os líderes do povo tinham falado para eles.
24
Ao ouvirem, todos os crentes levantaram juntos a voz a Deus, dizendo: “Ò Soberano Senhor, foi você quem criou o céu, a terra, o mar e tudo o que existe neles!
25
Foi você quem falou pelo Espírito Santo por meio do nosso antepassado Davi, seu servo, quando ele disse:
26
Os reis da terra se levantaram, e os governadores se reúniram para fazer planos contra o Senhor e contra o seu Cristo’.
27
“Foi na verdade o que aconteceu bem aqui nesta cidade. Herodes e Pôncio Pilatos se reuniram com os que não são judeus e com o povo de Israel contra Jesus, o seu santo Filho, quem você ungiu,
28
para fazer tudo que o teu poder e a tua vontade já tinha predeterminado que ia acontecer.
29
E agora, Senhor, ouça as ameaças deles e nos ajude, os seus servos, a continuar pregando sua palavra com muita coragem,
30
enquanto você estende sua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do seu santo servo Jesus”.
31
Depois de fazerem essa oração, o lugar onde estavam reunidos tremeu, e todos ficaram cheios do Espírito Santo e continuaram a pregar com coragem a palavra de Deus.
Tudo que tinham era de todos
32
O grupo daqueles que creram era unido, de um só coração e de uma só alma. Ninguém dizia que qualquer coisa que possuía era somente sua, mas tudo o que tinham era de todos.
33
E com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e muita graça estava sobre todos eles.
34
Não tinha entre eles nenhuma pessoa que passava necessidade, porque aqueles que tinham terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro
35
e o colocavam aos pés dos apóstolos. E o dinheiro era distribuído segundo a necessidade de cada um.
36
Foi assim no caso de José, um levita que nasceu na ilha de Chipre, e de quem os apóstolos chamavam de Barnabé, que quer dizer “filho de encorajamento”.
37
Ele vendeu um terreno dele, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos.