Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Quando o dia de Pentecostes chegou, todos os seguidores de Jesus estavam reunidos no mesmo lugar.
2
De repente, veio do céu um som como um vento muito forte, e encheu toda a casa onde eles estavam sentados.
3
E eles viram o que se parecia com línguas de fogo, que se espalharam e pousaram sobre as cabeças de todos os que estavam ali.
4
E eles ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outros idiomas, de acordo com a habilidade que o Espírito Santo dava a cada pessoa.
5
Naquele tempo estavam em Jerusalém judeus, dedicados e tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo.
6
Quando eles ouviram aquele barulho, todos correram para ver o que estava acontecendo, e quando chegaram lá ficaram confusos porque cada um ouvia no seu próprio idioma o que os seguidores de Jesus estavam dizendo.
7
As pessoas ficaram maravilhadas e espantadas, e diziam: “Estes homens que estão falando assim não são galileus?
8
Como é, então, que nós estamos ouvindo o que eles estão falando em nossa própria língua nativa?
9
Nós somos da Pártia, da Média, do Elão, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia, da Capadócia, do Ponto e da província da Ásia,
10
da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia que ficam perto de Cirene. Alguns de nós são de Roma.
11
Uns são judeus, e outros, convertidos ao Judaísmo. Alguns são de Creta, e outros, da Arábia. Então, como é possivel para nós estarmos ouvindo eles falarem em nossos próprios idiomas a respeito das grandes coisas que Deus tem feito?”
12
Todos ficaram maravilhados, sem saber o que pensar, e perguntavam uns aos outros: “O que isto significa?”
13
Mas outros zombavam, dizendo: “Eles beberam demais, estão bêbados”.
Pedro Prega para a Multidão
14
Então Pedro ficou de pé, junto com os outros onze apóstolos, e começou a falar em voz alta: “Homens da Judeia e todos vocês que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar a vocês o que isto significa! Prestem atenção no que eu vou dizer!
15
Estes homens não estão bêbadas, como vocês estão pensando, pois é cedo demais para isso, são apenas nove horas da manhã.
16
Não, o que está acontecendo é o que o profeta Joel disse que ia acontecer:
17
‘Nos últimos dias, disse Deus, derramarei o meu Espírito Santo sobre todos os tipos de homens. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os seus jovens terão visões e os seus velhos terão sonhos;
18
até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei o meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.
19
E eu farei maravilhas no céu acima, e sinais sobre a terra abaixo. Haverá sangue, fogo e nuvens de fumaça.
20
O sol ficará escuro, e a lua se tornará da cor de sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor.
21
E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo!’ ”
22
“Homens de Israel, prestem atenção no que vou dizer: Jesus de Nazaré mostrou a vocês que era um homem aprovado por Deus, quando por meio dele, Deus fez milagres, maravilhas e sinais como vocês sabem muito bem.
23
Este Jesus foi entregue a vocês de acordo com o propósito e plano predeterminado de Deus, e vocês, com a ajuda de homens que não conheciam a lei, crucificaram e mataram ele.
24
Mas o próprio Deus ressuscitou Jesus, o libertando do poder da morte, pois era impossível a morte prendê-lo.
25
E Davi disse estas palavras a respeito de Jesus: ‘Diante de mim eu via sempre o Senhor, porque ele está à minha direita, para que eu não seja abalado.
26
Por isso o meu coração está alegre, e a minha língua louva! O meu corpo também descansará em esperança.
27
Porque eu sei, Senhor, que não abandonará minha alma no lugar dos mortos e nem deixará que seu Santo apodreça na sepultura.
28
Você me fez conhecer os caminhos da vida; e me encherá de alegria na sua presença’ ”.
29
E Pedro continuou dizendo: “Meus irmãos, vocês podem ter certeza de que o patriarca Davi não estava falando de si mesmo, pois sabemos que ele morreu e foi sepultado, e seu túmulo se encontra em Jerusalém até hoje.
30
Mas Davi era profeta e sabia que Deus tinha jurado a ele que colocaria um dos seus descendentes no seu trono.
31
Então Davi já vendo antes o que ia acontecer, falou da ressurreição de Cristo, que ele não foi abandonado no lugar dos mortos e nem seu corpo apodreceu na sepultura.
32
Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas disso.
33
Agora ele está exaltado ao lado direito de Deus. E o Pai, como prometeu, deu a ele o Espírito Santo que tem derramado sobre nós, bem como vocês estão vendo e ouvindo agora.
34
Pois Davi nunca subiu ao céu, mas ele mesmo disse:
35
até que eu coloque os seus inimigos, como um banquinho de descanso, debaixo dos seus pés”.
36
“Deixe que todo o povo de Israel fique sabendo, com toda certeza, que este mesmo Jesus que vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”.
37
Quando ouviram isso, todos sentiram um profundo remorso e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, o que devemos fazer?”
38
E Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.
39
Pois a promessa é para vocês, para seus filhos e para todos os que estão longe, ou melhor, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar”.
40
Então Pedro continuou pregando por um bom tempo, insistindo a eles: “Salvem-se desta geração corrompida!”
41
Assim, aqueles que creram nas palavras de Pedro foram batizados e, mais ou menos, três mil pessoas foram adicionadas naquele dia.
A Comunhão dos Cristãos
42
E todos os crentes continuavam firmes, dedicados aos ensinos dos apóstolos, vivendo em comunhão, partindo o pão juntos e fazendo orações.
43
Todas as pessoas estavam cheias de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos por meio dos apóstolos.
44
Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.
45
E eles estavam vendendo suas propriedades e seus bens e dividindo o dinheiro com todos, de acordo com a necessidade de cada um.
46
Todos os dias, eles continuavam a se reunir no pátio do templo, encontravam-se de casa em casa para partir o pão, e tomavam as refeições juntos com alegria e sinceridade de coração,
47
todo o tempo louvando a Deus e tendo favor com todo o povo. E a cada dia o Senhor acrescentava ao seu grupo os que iam sendo salvos.