Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
ESTE É O JULGAMENTO de Deus contra Babilônia, que Ele revelou a Isaías (filho de Amós) numa visão.
2
Dêem um sinal nos altos montes para os inimigos de Babilônia atacarem. Vocês, judeus, devem gritar "Boa Sorte!" quando os exércitos passarem, marchando contra Babilônia, para destruir os palácios dos ricos e poderosos.
3
Eu, o Senhor, formei esses exércitos para esta missão; chamei para esta guerra os que se orgulham de sua força, para executarem o meu castigo.
4
Ouçam o barulho nas montanhas! Ouçam os exércitos marchando! É o barulho de muitas nações e povos reunidos! O Senhor do Universo verifica as suas tropas
5
que Ele trouxe de países muito distantes, além do horizonte. Elas são as armas que o Senhor vai usar na sua ira, para destruir você, Babilônia, e toda a terra.
6
Gritem de terror, porque o dia do Senhor está chegando, o dia em que o Deus TodoPoderoso vai esmagar todos vocês.
7
Os seus braços perderão a força de tanto medo; até os homens mais valentes tremerão de medo
8
um medo tão grande que eles terão dores como a mulher que vai dar à luz. Sem saber o que fazer, olharão espantados uns para os outros, com os rostos fervendo de ódio e de vergonha.
9
Vejam, o dia do Senhor está chegando, o terrível dia da sua ira, da sua raiva furiosa. Nesse dia Ele vai destruir a terra e os pecadores.
10
O céu ficará escuro logo depois do nascer do sol; a lua e as estrelas não brilharão mais.
11
Eu vou castigar o mundo por causa de sua maldade, e os perversos por causa do seu pecado; os arrogantes e orgulhosos serão castigados, perderão a pose e a prosa.
12
Pouca gente vai sobrar depois do meu castigo. Os homens serão mais raros que o ouro, valerão mais que o ouro de Ofir.
13
Porque Eu vou sacudir os céus e tirar a terra do seu lugar com a minha ira e com o meu furor.
14
Os soldados de Babilônia vão cair de cansaço, fugindo como o veado foge dos cães, perdidos como ovelhas que o pastor não recolheu, tentando voltar para sua terra.
15
Quem for apanhado pelos inimigos será cortado em pedaços.
16
As criancinhas serão massacradas aos olhos dos pais; as casas de Babilônia serão saqueadas e as mulheres violadas pelos soldados invasores.
17
Eu farei com que os medos ataquem Babilônia. Eles não aceitarão ouro, prata ou grandes riquezas para deixar de atacar.
18
Quando atacarem Babilônia, matarão sem dó nem piedade os jovens, as crianças e até os nenezinhos.
19
Assim, Babilônia, o mais glorioso dos reinos, a fina flor da cultura dos caldeus, será completamente destruída, como foram Sodoma e Gomorra, que Deus incendiou com fogo do céu.
20
Babilônia nunca mais voltará a existir. Séculos e séculos vão passar e ninguém virá morar ali. Os viajantes não acamparão ali e os pastores não passarão a noite com suas ovelhas naquele lugar.
21
Os animais selvagens é que vão morar nas ruínas de Babilônia. As casas ficarão cheias de corujas e de avestruzes. Babilônia será um local de festas para os demônios.
22
Hienas e cachorros do mato farão suas tocas nos antigos palácios. Em breve vai chegar o dia do castigo de Babilônia; logo o seu destino vai se cumprir.