Bienaventurado el que lee, y los que oyen las palabras de esta profecía, y guardan las cosas en ella escritas: porque el tiempo está cerca.Apocalipsis 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Portugués
Mais uma vez Jesus começou ensinar na beira do mar. A multidão que se juntou era tão grande que ele entrou num barco que estava perto da praia e se sentou, e o povo ficou na beira da praia.
2
E ele ensinou ao povo muitas coisas contando parábolas; e no seu ensino ele falou:
3
“Escutem! Um semeador saiu para semear.
4
E, enquanto ele estava espalhando as sementes, algumas sementes caíram no caminho, e vieram os passarinhos e as comeram.
5
Outras sementes caíram num lugar cheio de pedras e com pouca terra. Essas brotaram rapidamente,
6
mas quando o sol saiu, as plantas foram queimadas e morreram secas porque não tinham raízes.
7
Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Por isso elas não produziram frutos.
8
Mas as sementes que caíram em terra boa brotaram, cresceram e produziram na faixa de trinta, sessenta e até cem vezes mais do que foi semeado”.
9
E Jesus falou: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça”.
10
Depois, quando Jesus estava sozinho com seus doze discípulos e com os outros que ficaram ao seu redor, eles começaram a perguntar a ele sobre as parábolas.
11
Ele respondeu: “A vocês foi dado a capacidade de entender o segredo do reino de Deus, mas para os que estão fora, tudo está em parábolas,
12
para que ‘Vendo o que eu faço, não percebam o significado, e ouvindo minhas palavras, não entendam o que eu falo, para que eles não se convertam e sejam perdoados’ ”.
13
E ele falou para eles: “Vocês não conseguem entender essa parábola? Como então vocês vão entender todas as outras?
14
O semeador é quem leva a palavra de Deus aos outros.
15
A semente que caiu no caminho representa aqueles que ouvem a palavra de Deus, mas Satanás vem logo e rouba a palavra que foi semeada neles.
16
A terra cheia de pedras representa aqueles que ouvem a palavra e logo recebem ela com alegria.
17
Mas, como não têm raiz em si mesmo, duram pouco tempo. No início, eles se dão bem, mas na hora em que os problemas começam ou quando são perseguidos porque creem na palavra, eles logo desistem.
18
A terra com espinhos representa aqueles que ouvem as Boas Notícias,
19
mas as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os desejos por outras coisas entram e sufocam a palavra, e ela não produz nenhum fruto.
20
Mas a terra boa representa aqueles que ouvem, aceitam a palavra e produzem muito fruto; trinta, sessenta e até cem vezes mais do que foi semeado”.
21
Então Jesus falou a eles: “Alguém traz uma candeia para ser colocada debaixo de um cesto ou debaixo de uma cama? Claro que não! Uma candeia é colocada sobre um candelabro.
22
Pois não há nada escondido, senão para ser revelado, nem é nada temporariamente mantida em segredo, exceto a fim de que ele possa ser conhecido.
23
Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça”.
24
E ele falou a eles: “Prestem muita atenção no que vocês ouvem, pois quanto mais atenção vocês prestarem, mais entendimento lhes será dado e receberão ainda mais.
25
Para aqueles que prestam atenção aos meus ensinos, mais entendimento será dado. Mas para aqueles que não estão prestando atenção, até o pouco entendimento que têm será tirado deles”.
26
Jesus também falou: “O reino de Deus é como um homem que espalha sementes na terra.
27
Ele dorme e levanta, noite e dia, e a semente brota e cresce sem ele saber como.
28
A terra produz seu fruto sozinha: primeiro aparece a planta, depois a espiga, e, mais tarde, a espiga está cheia de grãos.
29
Mas, quando o fruto já está maduro, o homem vem e começa a cortar as espigas porque chegou a hora da colheita”.
30
E ele falou: “Com o que podemos comparar o reino de Deus? Qual parábola podemos usar para representá-lo?
31
Ele é com a semente de mostarda, que é a menor semente que se planta na terra.
32
Mas quando ela é plantada, ela cresce e se torna maior do que todas as outras plantas no jardim, e seus grandes ramos servem de lugar de descanso e segurança para os pássaros, onde eles fazem seus ninhos na sua sombra”.
33
Com muitas parábolas como essa, ele pregava a palavra a eles, tanto que eles podiam entender.
34
Ele não falava com eles sem usar uma parábola, mas quando ele estava sozinho com seus discípulos, explicava tudo para eles.
35
Ao anoitecer naquele dia, Jesus falou aos seus discípulos: “Vamos passar para o outro lado”.
36
E deixando a multidão, eles entraram no barco onde Jesus já estava e o levaram; e outros barcos o seguiram.
37
De repente, se levantou uma grande tempestade com ventos fortes. Ondas grandes começaram quebrar em cima do barco, quase que ele ficou cheio de água!
38
Jesus estava dormindo na parte de trás do barco com sua cabeça numa almofada. Em pânico, os discípulos o acordaram clamando: “Mestre! Você não se importa que vamos morrer?”
39
E ele acordou e repreendeu o vento e falou para as ondas: “Silêncio! Não se mexam!”. De repente, o vento parou e tudo ficou completamente calmo.
40
E ele perguntou a eles: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?”
41
E eles estavam cheios de muito medo, e falaram uns aos outros: “Quem é este homem? Até o vento e as ondas o obedecem”.