Bienaventurado el que lee, y los que oyen las palabras de esta profecía, y guardan las cosas en ella escritas: porque el tiempo está cerca.Apocalipsis 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Portugués
Depois disso o Senhor designou outros setenta e dois e os enviou na frente dele, de dois em dois, para as cidades e lugares aonde ele mesmo estava prestes a ir.
2
E ele falou para eles: "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita.
3
Agora vão, mas prestem atenção! Estou os enviando como ovelhas ao meio de lobos.
4
Não levem bolsa para dinheiro, nem saco de viagem, nem sandálias de reserva. E não parem para cumprimentar ninguém pelo caminho.
5
Quando entrarem em alguma casa, falem primeiro: “Que a paz esteja nesta casa!”
6
Se um filho de paz mora lá, a paz de vocês repousará sobre ele; se não, ela voltará para vocês.
7
E permaneçam na mesma casa, comendo e bebendo o que eles derem a vocês, pois o trabalhador é digno do seu salário. Não fiquem mudando de casa em casa.
8
E quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam o que eles oferecerem a vocês.
9
Curem os doentes que estiverem ali e digam a eles: ‘O reino de Deus está próximo de vocês’.
10
Mas quando vocês chegarem numa cidade e não forem bem recebidos, saiam pelas ruas, dizendo:
11
‘Até o pó desta cidade que grudou nos nossos pés nós sacudimos contra vocês! Ainda assim saibam disto, que o reino de Deus está próximo!’
12
Eu te falo, naquele dia, Deus castigará menos, até mesmo Sodoma, do que aquela cidade”.
13
"Como será terrível para você, Corazim! Como será terrível para você, Betsaida! Pois, se os milagres que fiz em vocês tivessem sido feitos em Tiro e Sidom, eles teriam se arrependido há muito tempo, se vestido de roupas de pano de saco e jogado cinzas em suas cabeças para mostrar seu remorso.
14
Mas o castigo será mais tolerável, no juízo, para Tiro e Sidom do que para vocês.
15
E você, Cafarnaum, você subirá até o céu? Não, você descerá até o inferno”.
16
Então disse aos discípulos: "Quem ouve vocês, ouve a mim; e quem rejeita vocês, rejeita a mim; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.
A Volta dos Setenta e Dois
17
Os setenta e dois discípulos voltaram com alegria, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedecem quando usamos o seu nome!”
18
Jesus respondeu a eles: “Eu vi Satanás cair do céu como um raio.
19
Olham, eu dei a vocês autoridade para pisarem sobre serpentes e escorpiões, sobre todo o poder do inimigo e nada fará mal a vocês.
20
Mas não se alegrem nisto, que os espíritos obedecem a vocês; mas se alegrem que os seus nomes estão escritos no céu”.
21
Naquela mesma hora Jesus se alegrou no Espírito Santo e disse: “Eu te agradeço, Pai, Senhor do céu e da terra, por ter escondido estas coisas dos sábios e inteligentes e por ter as revelado aos pequeninos. Sim, Pai, pois te agradou fazer assim.
22
Meu pai confiou tudo a mim. E ninguém sabe verdadeiramente quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar".
23
Então ele se virou para os discípulos e disse em particular: “Abençoados são os olhos que veem o que vocês veem!
24
Pois eu falo a vocês que muitos profetas e reis desejaram ver o que vocês veem, mas não viram; e ouvir o que vocês ouvem, mas não ouviram".
Parábola do Bom Samaritano
25
Certo dia, um doutor da lei religiosa se levantou para colocar Jesus à prova, fazendo esta pergunta: "Mestre, o que devo fazer para herdar a vida eterna?"
26
Jesus respondeu: “O que está escrito na lei? O que você entende quando a lê?
27
E o homem respondeu: "Amar o Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua força e com toda a sua mente; e amar seu próximo como você ama a si mesmo”.
28
E Jesus disse a ele: “Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá”.
29
Mas ele, querendo se justificar, perguntou a Jesus: “Mas quem é o meu próximo?”
30
Então Jesus respondeu: "Um homem estava viajando de Jerusalém para Jericó, e no caminho ele foi atacado por bandidos que tiraram sua roupa, espancaram-no e se foram, deixando o homem na beira da estrada quase morto.
31
E como que por coincidência um sacerdote estava passando por aquele caminho, mas quando ele viu o homem caído, atravessou para o outro lado da estrada e passou de longe.
32
E da mesma maneira um levita, quando chegou ao lugar e viu o homem, também atravessou para o outro lado da estrada e passou de longe.
33
Mas, um certo samaritano que estava viajando passou por ali, e quando ele viu o homem, teve compaixão dele.
34
Então o samaritano chegou perto dele, limpou suas feridas com azeite e vinho e as enfaixou. Depois disso, ele colocou o homem no seu próprio animal e o levou para uma pensão e cuidou dele.
35
E no dia seguinte, ele deu ao dono da pensão duas moedas de prata, e disse: ‘Cuide dele. E o que você gastar além disso, eu te pagarei quando eu voltar’.
36
Agora, qual desses três você acha que se mostrou ser o próximo do homem que foi atacado pelos bandidos?”
37
O homem respondeu: “Aquele que mostrou misericórdia a ele”. Então Jesus disse a ele: “Vá e faça o mesmo".
38
Enquanto eles continuaram no seu caminho, Jesus entrou numa vila. E uma mulher chamada Marta o recebeu na casa dela.
39
E ela tinha uma irmã chamada Maria, quem se sentou aos pés do Senhor e escutava seu ensino.
40
Mas Marta estava distraída com todas as preparações que tinha que fazer. Então ela se aproximou de Jesus e disse: "Senhor, você não se importa que minha irmã tenha me deixado servir sozinha? Diga para ela vir me ajudar".
41
Mas o Senhor respondeu a ela: "Marta, Marta, você está preocupada e inquieta sobre muitas coisas,
42
mas somente uma coisa é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não será tirada dela”.