Bienaventurado el que lee, y los que oyen las palabras de esta profecía, y guardan las cosas en ella escritas: porque el tiempo está cerca.Apocalipsis 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Portugués
Depois disso, Paulo saiu de Atenas e foi para a cidade de Corinto.
2
Ali, conheceu um judeu chamado Áquila, nascido na província do Ponto, que tinha chegado a pouco tempo da Itália com Priscila, sua esposa. Eles tinham saído de lá porque o imperador Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma. E Paulo foi visitá-los,
3
e já que a profissão de Paulo e a deles era a mesma, ele acabou ficando ali, morando e trabalhando com eles, pois eles eram fazedores de tendas.
4
E todos os sábados ele discutia na sinagoga, tentando convencer os judeus e os que não são judeus.
5
Depois que Silas e Timóteo chegaram da província da Macedônia, Paulo dedicou-se totalmente à pregação da palavra, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo.
6
Mas, quando os judeus ficaram contra Paulo e o insultaram, ele sacudiu o pó das suas roupas e disse a eles: “O sangue de vocês seja sobre sua própria cabeça! Eu sou inocente. De agora em diante vou pregar aos que não são judeus”.
7
Então ele saiu de lá e foi para a casa de um homem chamado Tício Justo, um não judeu que adorava a Deus. A casa dele ficava ao lado da sinagoga.
8
Crispo, que era o chefe da sinagoga, creu no Senhor Jesus, junto com todas as pessoas da sua casa. E muitas pessoas de Corinto, ouvindo Paulo, creram e foram batizadas.
9
Certa noite, o Senhor falou a Paulo numa visão: “Não tenha medo, continue falando e não se cale,
10
porque eu estou com você, e ninguém te atacará para te ferir, pois tenho muitas pessoas nesta cidade”.
11
E Paulo ficou ali um ano e meio, ensinando a palavra de Deus entre eles.
12
Mas, quando Gálio se tornou governador da província da Acaia, os judeus se uniram e se levantaram contra Paulo e o levaram ao tribunal,
13
dizendo: “Este homem está convencendo pessoas a adorar a Deus de um modo que é contra a lei”.
14
Mas quando Paulo estava para abrir a boca e falar, Gálio disse aos judeus: “Judeus, se isso fosse uma injustiça ou um grande crime, eu teria razão de ouvir sua queixa.
15
Mas, desde que é só uma questão de palavras, de nomes e da sua própria lei, resolvam vocês mesmos. Poi eu não quero ser juiz dessas coisas”.
16
E ele os expulsou do tribunal.
17
Então todos agarraram Sóstenes, o chefe da sinagoga, e o espancaram em frente ao tribunal. Mas nenhuma dessas coisas incomodava Gálio.