Bienaventurado el que lee, y los que oyen las palabras de esta profecía, y guardan las cosas en ella escritas: porque el tiempo está cerca.Apocalipsis 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Portugués
ROBOÃO FOI A Siquém para tomar posse do reino, e todo o Israel compareceu à cerimônia de coroação.
2-4
Jeroboão, que ainda estava no Egito para onde fugiu do rei Salomão, ouviu falar a respeito dos planos por intermédio de alguns amigos. Esses amigos insistiram com ele para que comparecesse. Então ele se juntou à assembléia de Israel em Siquém e foi o principal a conseguir que o povo fizesse certas exigências a Roboão. "Seu pai foi um senhor duro que nos deu trabalhos pesados", disseram a Roboão. "Não queremos você como nosso rei, a não ser que prometa que vai nos tratar melhor do que ele nos tratou."
5
"Dêem-me três dias para pensar com cuidado a esse respeito," respondeu Roboão. "Depois voltem para saber minha resposta." E assim o povo se foi.
6
Roboão discutiu o assunto com os homens mais velhos, que tinham dado conselhos a seu pai Salomão. "O que vocês acham que eu deveria responder ao povo?" perguntou a eles.
7
E eles responderam: "Se você hoje der ao povo uma resposta agradável e concordar em ser bom para eles e servir bem a essa gente, você pode ser o rei deles para sempre."
8
Mas Roboão rejeitou o conselho dos velhos e mandou chamar os moços com os quais ele havia crescido, e que eram ajudantes dele.
9
"O que vocês acham que eu deveria fazer?" perguntou a eles.
10
E os moços responderam: "Diga a eles: 'Se vocês acham que meu pai foi duro com vocês, eu vou ser mais duro ainda! Minha menor exigência será maior do que a maior exigência do meu pai.
11
Sim, meu pai foi severo, mas eu serei mais severo ainda! Meu pai usou chicotes para castigar vocês, mas eu vou usar escorpiões!
12
Assim, quando Jeroboão e o povo voltaram três dias depois
13-14
o novo rei Ihes deu uma resposta áspera. Ele não quis saber do conselho dos velhos, e seguiu o conselho dos moços;
15
assim o rei" rejeitou o pedido do povo. Mas a mão do Senhor estava nesse acontecimento - Ele levou o novo rei a agir assim, para cumprir Sua promessa a Jeroboão, feita por intermédio do profeta Aias, de Siló.
16-17
Quando o povo percebeu que o rei não ia atendeu ao seu pedido, não começaram a gritar: "Fora com Davi e todos os seus parentes! Vamos para casa! Que Roboão seja rei de sua própria família!" E todos o abandonaram, a não ser a tribo de Judá, que permaneceu fiel e aceitou Roboão como seu rei.
18
Quando o rei Roboão enviou a Adorão (ele era o encarregado dos operários que faziam trabalho forçado) para trazer trabalhadores das outras tribos, uma grande multidão revoltada o matou a pedradas. Porém o rei Roboão escapou de carro e fugiu para Jerusalém.
19
E Israel tem rejeitado o governo da família de Davi até hoje.
20
Quando o povo de Israel soube que Jeroboão tinha voltado do Egito, pediram a ele que comparecesse a uma reunião onde estaria todo o povo; e ali ele foi escolhido como rei de Israel. Somente a tribo de Judá continuou sob o reinado da família de Davi.
21
Quando o rei Roboão chegou a Jerusalém, reuniu o seu exército - todos os homens fortes de Judá e de Benjamim: 180.000 soldados especiais - para obrigar o restante de Israel a reconhecer que ele era o rei deles.
22
Porém Deus enviou esta mensagem ao profeta Semaías:
23-24
"Diga a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a todo o povo de Judá de Benjamim, que eles não devem lutar contra seus irmãos, o povo de Israel. Diga a eles que devem voltar para casa, pois o que aconteceu a Roboão está de acordo com o Meu desejo." Assim o exército voltou para casa, conforme o Senhor havia mandado.
25
Jeroboão construiu então a cidade de Siquém na região montanhosa de Efraim, e ela se tornou a capital do reino. Mais tarde ele construiu Penuel.
26
Jeroboão pensou: "É bem possível que o povo venha a querer um filho de Davi como seu rei.
27
Quando eles forem a Jerusalém para oferecer sacrifícios no templo, vão fazer amizade com o rei Roboão; depois eles me matarão, e pedirão a ele que seja o rei deles, em meu lugar."
28
Então, mediante conselho de seus auxiliares, o rei mandou fazer duas imagens de bezerros de ouro, e disse ao povo: "Dá muito trabalho ir a Jerusalém para adorar; de agora em diante esses bezerros de ouro serão os seus deuses - eles é que salvaram vocês da escravidão no Egito!"
29
Uma dessas imagens de bezerro foi colocada em Betel, e a outra em Dã.
30
Este foi, sem dúvida, um grande pecado, porque o povo adorou os bezerros.
31
Também ele construiu capelinhas nas montanhas e fez sacerdotes de homens tirados do meio do povo - até mesmo homens que nem pertenciam à tribo de sacerdotes de Levi.
32-33
Jeroboão também anunciou que a festa anual dos Tabernáculos seria realizada em Betel no primeiro dia de novembro (uma data que ele mesmo escolheu), semelhante à festa anual realizada em Jerusalém; ele próprio ofereceu sacrifícios sobre o altar, aos bezerros, em Betel, e queimou incenso a eles. E foi em Betel que escolheu sacerdotes para as capelinhas nas montanhas.