Blessed is he that readeth, and they that hear the words of the prophecy, and keep the things that are written therein: for the time is at hand. Revelation 1.3.
POBRE CIDADE DE Samaria, cercada por um rico vale - Samaria, o orgulho, a grande alegria dos bêbados de Israel! A sua beleza está acabando como uma flor que murcha; está acabando a glória de um povo de homens que vivem bêbados pelas ruas!
2
Pois o Senhor mandará um grande exército (os assírios) contra ela: esse exército vai chegar como uma tempestade, como uma chuva de pedras, e arrasar a cidade de Samaria.
3
A orgulhosa cidade de Samaria - orgulho e alegria dos bêbados de Israel - será jogada ao chão e pisada pelos soldados inimigos.
4
Samaria, que já foi linda no passado, rodeada por seu belo e rico vale, vai desaparecer de repente, como um figo que nasce antes da época. Assim que alguém o vê, logo o come, bem depressa.
5
Mas, finalmente, naquele dia, o próprio Senhor do Universo será a glória e o orgulho de Israel, uma bela coroa para os que sobrarem dentre o seu povo.
6
Ele dará aos juizes um desejo profundo de cumprir a justiça; dará força e coragem aos soldados que estiverem lutando contra o inimigo às portas da cidade.
7
Mas agora, Jerusalém também está sendo dirigida por bêbados! Os sacerdotes e os profetas andam aos tropeções, dominados pela bebida. Cometem erros nos julgamentos e não são capazes de profetizar.
8
Em todas as casas as mesas estão cobertas de vômito e por toda a parte há sujeira.
9
"Quem esse Isaias pensa que é", perguntam eles, "para nos falar assim? Pensa que somos criancinhas de colo, que mal sabem falar?
10
Ele vive repetindo as mesmas coisas, as mesmas regrinhas, dia após dia, um pouquinho de cada vez!"
11
Eles não querem ouvir: a única língua que entendem é a do castigo. Por isso o Senhor vai castigar os judeus por meio de um povo que fala uma língua estranha, difícil de entender.
12
Deus disse aos judeus que poderiam viver tranqüilos em sua própria terra se obedecessem a Ele, se fossem bondosos, mas eles não quiseram ouvir.
13
Por isso, a mensagem do Senhor aos judeus será sempre as mesmas regrinhas, repetidas dia após dia, um pouquinho de cada vez, com palavras bem simples. Assim mesmo, essa mensagem simples vai derrubá-los: eles vão cair, vão ser quebrados, presos e levados como escravos.
14
Por isso, homens que gostam de zombar, vocês que dominam o povo de Jerusalém, escutem a Palavra do Senhor:
15
Vocês fizeram um trato com a Morte e se venderam ao diabo, para que ele os proteja dos assírios. "Quando esse exército terrível como uma tempestade passar por aqui, não seremos atingidos", dizem vocês, "porque somos protegidos por alguém que vai enganar completamente os assírios" .
16
Mas o Senhor Deus diz o seguinte: "Eu coloquei em Sião uma Pedra, um alicerce firme, garantido, precioso sobre o qual se pode construir com segurança. Quem crê nEle nunca vai precisar fugir!
17
A minha justiça será o prumo e a régua com que Eu medirei o muro que vocês construíram: ele parece bom, mas será derrubado por uma chuva de pedras. O inimigo virá como uma enchente e arrastará o esconderijo dos mentirosos.
18
Eu mesmo vou anular o trato que vocês fizeram com a morte e o diabo: quando o inimigo chegar, como uma terrível enchente, vocês serão pisados e esmagados por ele.
19
Quantas vezes essa enchente vier, tantas ela os arrastará, até que finalmente vocês tremerão de medo ao ouvir minhas mensagens.
20
A cama que vocês fizeram é curta demais para se deitarem, e seus cobertores são estreitos demais para vocês se cobrirem.
21
Porque o Senhor virá de repente, cheio de ira, como no monte Perazim e no vale de Gibeão, e fará uma coisa estranha, que ninguém poderia esperar - destruir o seu povo!"
22
Por isso, parem de zombar de Deus, senão o seu castigo será muito maior. O Senhor, Deus do Universo, já me disse claramente que vai destruir toda a terra de Israel.
23-24
Ouçam bem, prestem atenção ao meu raciocínio! Será que o lavrador passa a vida toda arando a terra, sem plantar as sementes? Será que ele somente prepara o terreno e nunca planta?
25
Quando termina de arar a terra ele não planta vários tipos de semente, cada uma em seu lugar apropriado na terra?
26
Ele sabe exatamente o que deve fazer, porque Deus foi o seu professor.
27
Ele não separa os grãos da palha da mesma maneira para todos os cereais. O endro não precisa ser esmagado com ferro; basta ser batido com um pedaço de pau. O cominho também não precisa ser esmagado; basta ser sacudido com uma vara.
28
O trigo também é fácil de separar da palha, por isso não precisa ser moído a toda hora.
29
Toda essa sabedoria do lavrador vem do Senhor do Universo. Ele é um professor maravilhoso!