Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Escutem agora, vocês que são ricos, chorem e lamentem com angústia por causa de todos os problemas terríveis que virão sobre vocês.
2
As riquezas de vocês apodreceram, e as suas roupas foram comidas pelas traças.
3
O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles servirá de prova contra vocês e devorá a sua carne como fogo. Vocês acumularam tesouros nestes últimos dias.
4
Escutem! Os salários dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, que vocês têm retido por fraude, clamam a Deus por vingança, e os gritos daqueles que trabalharam nas colheitas têm chegado aos ouvidos do Senhor Todo-Poderoso que comanda toda a criação.
5
Vocês gastaram seus anos na terra com luxo, satisfazendo todos os seus desejos. Vocês têm engordado a si mesmo num dia da matança.
6
Vocês têm condenado e matado pessoas inocentes, ainda que elas não tenham como se defender.
Paciência no Sofrimento
7
Irmãos, sejam pacientes enquanto esperam pelo retorno do Senhor. Vejam como o agricultor espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a primeira e a última chuva.
8
Vocês também sejam pacientes e não percam a esperança, pois a vinda do Senhor está próxima.
9
Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. Pois olhem, o Juiz está à porta.
10
Meus irmãos, olhem para os profetas que falaram em nome do Senhor e os tomem como um exemplo de paciência diante do sofrimento.
11
Pensem em como nós consideramos abençoados aqueles que não desistiram mesmo passando por sofrimento. Vocês já ouviram sobre a perseverança de Jó e viram o propósito de Deus, como o Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.
12
Mas acima de tudo, meus irmãos, nunca jurem, nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra coisa. Somente digam um simples “sim” ou “não”, para que não pequem e sejam condenados.
O Poder da Oração
13
Há alguém entre vocês que está sofrendo? Ele deve orar. Há alguém entre vocês que está feliz? Ele deve cantar louvores.
14
Há alguém entre vocês que está sem forças? Chame os líderes da igreja para orar sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor.
15
E a oração da fé restaurará o cansado, e o Senhor o levantará. E se tiver cometido pecados, ele será perdoado.
16
Então, confessem seus pecados uns aos outros; e orem uns pelos outros para que sejam restaurados. A oração do justo é muito poderosa em seus efeitos.
17
Elias era humano como nós, mas quando ele orou fervorosamente para que não chovesse, por três anos e meio, não choveu sobre a terra.
18
E quando ele orou outra vez, os céus enviaram chuva, e a terra produziu seus frutos.
Restaurando os Irmãos
19
Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta,
20
deixem ele saber que quem traz um pecador de volta do seu caminho errado salvará a alma dessa pessoa da morte e fará com que muitos pecados sejam perdoados.