Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
E os soldados fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram na cabeça dele, e o vestiram com uma capa vermelha.
3
E chegando perto dele, diziam: “Salve, Rei dos Judeus!” E eles o batiam no rosto.
4
Mais uma vez, Pilatos saiu e disse aos judeus: “Vejam! Eu estou trazendo o homem aqui para que vocês saibam que eu não acho nele nenhuma culpa”.
5
Então Jesus saiu com a coroa de espinhos na cabeça e vestido com a capa vermelha. E Pilatos disse: “Aqui está o homem!”
6
Quando os líderes dos sacerdotes e os guardas do templo viram Jesus, começaram a gritar: “Crucifica ele! Crucifica ele!” Pilatos disse a eles: “Vocês que o levem daqui e o crucifiquem, pois eu não encontro nenhuma culpa nele”.
7
Os líderes judeus responderam: “Nós temos uma lei, e pela nossa lei ele deveria morrer porque ele se declarou Filho de Deus”.
8
Quando Pilatos ouviu isso, ficou com mais medo ainda.
9
Ele voltou para dentro do palácio mais uma vez e perguntou a Jesus: "De onde você vem?" Mas Jesus não respondeu nada.
10
Então Pilatos disse: “Você não vai falar comigo? Você não sabe que eu tenho autoridade para te soltar e autoridade para te crucificar?”
11
Então Jesus disse: “Você não teria nenhuma autoridade sobre mim se esta não fosse dada a você lá de cima. Por isso, aquele que me entregou a você é culpado de um pecado maior”.
12
A partir deste momento, Pilatos procurou soltar Jesus, mas os líderes judeus gritaram: “Se você soltar este homem, não é amigo de César. Quem se proclama rei é culpado de rebelião contra César”.
13
Quando eles disseram isso, Pilatos trouxe Jesus para fora e sentou-se na cadeira de juiz, na plataforma, um lugar chamado de Pavimento de Pedra (que em aramaico é Gabatá).
14
Já era quase meio-dia no Dia da Preparação para a Páscoa. E Pilatos disse aos judeus: “Olhem, aqui está o rei de vocês!”
15
A multidão gritava: “Fora com ele! Fora com ele! Crucifica ele!” Pilatos então disse: “O quê? Crucificar o rei de vocês?” Mas os líderes dos sacerdotes gritaram: “Nós não temos nenhum rei, senão César”.
A Crucificação
16
Então Pilatos entregou Jesus a eles para ser crucificado. E eles levaram Jesus embora.
17
E carregando sua própria cruz, ele foi para um lugar chamado “O lugar da Caveira”, que em aramaico é chamado Gólgota.
18
Ali eles crucificaram Jesus, e com ele outros dois homens, um de cada lado dele.
19
Pilatos também mandou colocar na parte de cima da cruz uma placa na qual estava escrito: “Jesus de Nazaré, o Rei dos Judeus”.
20
Muitos dos judeus leram a placa, pois o lugar onde Jesus foi crucificado ficava perto da cidade, e a placa estava escrita em aramaico, latim e grego para que pudesse ser lido por todos.
21
Então os líderes dos sacerdotes disseram a Pilatos: “Não escreva: ‘Rei dos Judeus’, mas escreva: ‘Este homem disse: Eu sou o Rei dos Judeus’”.
22
Pilatos respondeu: “O que eu escrevi, escrevi”.
23
Depois que os soldados crucificaram Jesus, pegaram as roupas dele e as dividiram em quatro partes, uma para cada um. Eles também tomaram sua túnica. A túnica era uma camisa cumprida que vestia debaixo das roupas, e aquela de Jesus era sem costura, um tecido de uma só parte do início ao fim.
24
Por isso eles disseram: “Não a rasguemos. Vamos lançar dados para ver quem fica com ela”. Assim se cumpriu a profecia das Escrituras: “Dividiram as minhas vestes entre eles e lançaram dados para minhas roupas”. E assim os soldados fizeram.
25
Perto da cruz de Jesus estavam sua mãe, e a irmã dela, Maria, a esposa de Clopas, e Maria Madalena.
26
Quando Jesus viu sua mãe, e perto dela o discípulo que ele amava, disse a ela: “Mulher, aí está seu filho!”
27
E disse ao discípulo: “Aí está sua mãe!” E daquela hora em diante, o discípulo a levou para morar na casa dele.
A Morte de Jesus
28
Depois disso, Jesus sabia que tudo estava concluído, e para que se cumprissem as Escrituras, ele disse: “Estou com sede”.
29
Tinha um vaso de vinho azedo ali por perto, então eles mergulharam nele uma esponja, colocaram a esponja em um ramo de hissopo e a encostaram nos lábios dele.
30
Depois que Jesus provou o vinho azedo, ele disse: “Está terminado!” Então baixou a cabeça e entregou seu espírito.
31
Como era o Dia da Preparação, e os líderes não queriam que os corpos continuassem ali pendurados na cruz até o dia seguinte, que seria sábado (e um sábado muito especial, por ser o dia da Páscoa), então eles pediram para que Pilatos mandasse apressar as mortes dos crucificados quebrando as pernas deles. E assim seus corpos poderiam ser retirados da cruz.
32
Então os soldados vieram e quebraram as pernas dos dois homens crucificados com Jesus.
33
Mas quando eles chegaram perto de Jesus, viram que ele já estava morto, então não quebraram suas pernas.
34
Ainda assim, um dos soldados furou o seu lado com uma lança, e imediatamente sangue e água saíram.
35
O homem que viu isso contou exatamente o que aconteceu, e seu testemunho é verdadeiro. Ele sabe que está dizendo a verdade, para que vocês também possam crer.
36
Pois estas coisas aconteceram para se cumprir o que as Escrituras dizem: “Nenhum dos seus ossos será quebrado”.
37
E em outro lugar as escrituras dizem: “Olharão para aquele a quem traspassaram”.
O Sepultamento de Jesus
38
Depois disso, José de Arimateia, que era um discípulo de Jesus, mas em secreto porque tinha medo dos líderes judeus, pediu permissão a Pilatos para tirar o corpo de Jesus da cruz, e Pilatos o deu permissão. Então José veio e levou embora o corpo de Jesus.
39
Nicodemos, o homem que tinha ido falar com Jesus à noite, também foi. Ele levou trinta e cinco quilos de uma mistura de mirra e aloés.
40
De acordo com os costumes judaicos de sepultamento, eles enrolaram o corpo de Jesus em lençóis, com as especiarias.
41
O lugar onde Jesus foi crucificado estava perto de um jardim, onde havia um túmulo novo em que ninguém ainda tinha sido colocado.
42
Então, porque era o Dia da Preparação dos judeus, e desde que o túmulo estava perto, eles colocaram Jesus lá.