Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português

http://biblia.email/pvpv/Gálatas/3

Gálatas 3 Compartilhar

Justificação pela Fé ou pela Obediência à Lei?
1
Ó gálatas sem juízo! Quem os enfeitiçou? Pois as Boas Notícias de Jesus Cristo foram claramente proclamadas a vocês, como se vocês tivessem visto um retrato dele morrendo na cruz.
2
Deixe-me perguntar-lhes apenas isto: Vocês receberam o Espírito porque fizerem o que a lei manda ou porque creram na mensagem que ouviram sobre Cristo?
3
Vocês perderam o seu bom senso? Depois de começarem suas vidas cristãs no Espírito, vocês agora estão tentando se aperfeiçoar através dos seus próprios esforços?
4
Vocês sofreram tantas coisas por nada? Se é que foi realmente por nada.
5
Eu pergunto de novo: Aquele que lhes dá o Espírito e faz milagres entre vocês, faz porque fazem o que a lei manda ou porque creram na mensagem que ouviram sobre Cristo?
6
Assim como Abraão “creu em Deus, e isso foi creditado na sua conta como justiça”,
7
então, vocês devem entender que aqueles que têm fé são os verdadeiros filhos de Abraão.
8
E mais ainda, a Escritura, olhando para o futuro e vendo que Deus também justificaria os que não são judeus pela fé, anunciou estas boas notícias, antes de chegar o tempo, a Abraão, dizendo: “Todas as nações serão abençoados por meio de você”.
9
Assim então, todos os que têm fé são abençoados junto com Abraão, o homem de fé.
O Justo Viverá pela fé
10
Pois todos aqueles que estão dependendo da sua obediência à lei para serem justificados diante de Deus estão debaixo de maldição, porque as Escrituras dizem: “Maldito seja todo aquele que não continuar fazendo tudo que está escrito no livro da lei”.
11
Agora é bem claro que ninguém é justificado diante de Deus pela lei, pois “O justo viverá pela fé”.
12
Mas a lei não tem nada a ver com fé, pois a lei fala: “É por meio da obediência à lei que alguém viverá”.
13
Mas Cristo nos resgatou da maldição imposta pela lei. Quando ele foi colocado na cruz, ele tomou sobre si mesmo a maldição que era nossa, por causa dos nossos pecados. Como dizem as Escrituras: “Maldito seja todo aquele que for pendurado num madeiro”.
14
Cristo fez isso para que a bênção de Deus prometida a Abraão pudesse chegar aos que não são judeus por meio de Cristo Jesus, e para que nós pudéssemos receber o prometido Espírito por meio da fé.
A Lei e a Promessa
15
Meus irmãos, vou usar um exemplo da vida diária: depois que duas pessoas combinam alguma coisa e assinam um contrato, ninguém pode quebrá-lo ou acrescentar algo a ele.
16
Assim também Deus fez as promessas a Abraão e ao seu descendente. E prestem atenção, ele não falou “E aos seus descendentes”, como se fosse falando de muitos, mas ele estava falando de um só, “E ao seu descendente”, que é Cristo.
17
O que eu estou querendo dizer é isto: a lei, que foi dada quatrocentos e trinta anos depois, não anula a aliança que Deus já tinha feito com Abraão, e assim invalidando a promessa.
18
Pois se a herança depende da obediência à lei, então ela já não depende da promessa; mas Deus a deu a Abrão por meio de uma promessa.
19
Então, qual era o propósito da lei? Ela foi acrescentada para fazer do pecado uma ofensa legal. Mas ela foi designada a durar somente até a vinda daquele descendente a quem a promessa foi feita. Deus deu sua lei aos anjos para que eles entregassem a Moisés, que era o mediador entre Deus e o povo.
20
Porém, um mediador não é necessário quando se está falando de uma só pessoa, mas Deus é um só.
21
Isso quer dizer então que a lei é contra as promessas de Deus? É claro que não! Pois se tivesse sido dada uma lei que pudesse dar vida, então poderíamos ser justificados por obedecê-la.
22
Mas as Escrituras declaram que nós somos todos prisioneiros do pecado para que, por meio da fé em Jesus Cristo, a promessa fosse dada aos que creem.
23
Antes que viesse a fé, nós estávamos guardados e vigiados pela lei, prisioneiros, até que a fé que estava por vir fosse revelada.
24
Deixe-me explicar isso de outra maneira. A lei serviu como nosso guardião, nos vigiando e tomando conta de nós até que Cristo viesse, para que nós pudéssemos ser justificados pela fé.
25
Mas, agora que a fé chegou, nós não estamos mais debaixo do controle da lei, o nosso guardião.
26
Pois todos vocês são filhos de Deus por meio da fé em Cristo Jesus.
27
E todos vocês que foram imersos em Cristo, se revestiram de Cristo.
28
Não existem mais judeu ou não judeu, escravo ou livre, homem ou mulher; pois todos vocês são um em Cristo Jesus.
29
E se vocês pertencem a Cristo, então são descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Livro
Capítulo
Versículo*
Dicas

* Exemplos:
1
1.3.6.20
1-5
1.3-5
3-6.10

Capítulo
Bíblias/Bibles
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter