Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Agora, eu mesmo, Paulo, quero fazer um apelo a vocês, com mansidão e gentileza, assim como Cristo mesmo o faria; embora eu saiba que alguns dizem que sou tímido quando estou face a face com vocês, mas por carta me torno bem ousado no que escrevo!
2
Então eu imploro a vocês para que quando eu estiver aí não me obriguem a mostrar a minha ousadia com a confiança que pretendo mostrar contra alguns que pensam que fazemos as coisas segundo os desejos da nossa carne.
3
Pois, embora sejamos humanos, nós não estamos guerreando segundo os desejos da nossa carne.
4
Pois as armas que usamos para guerrear não são humanas, mas são poderosas em Deus para destruir fortalezas.
5
Nós destruímos argumentos falsos e cada opinião orgulhosa que se levanta contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.
6
E depois que a obediência de vocês for completa, nós castigaremos todos que continuarem desobedientes.
7
Vocês julgam as coisas pela aparência. Se alguém tem certeza que pertence a Cristo, deixe-o lembrar-se de que da mesma maneira que ele pertence a Cristo, nós também pertencemos a Cristo.
8
Pois ainda que eu me glorie um pouco demais da nossa autoridade, eu não tenho nada do que sentir vergonha, pois o Senhor nos deu essa autoridade para edificar vocês e não para destrui-los.
9
Não quero que pareça que estou tentando assustar ou intimidar vocês com minhas cartas.
10
Pois alguns dizem: "As cartas dele são pesadas e fortes, mas ele pessoalmente não impressiona, e sua palavra é desprezível".
11
Porém tal pessoa deve saber que o que dizemos em cartas quando estamos longe, faremos quando estivermos aí com vocês.
12
Não se preocupem, nós não ousaremos nos comparar com estes homens que fazem propaganda de si mesmos! Mas quando eles se comparam uns com os outros, usando eles mesmos como o padrão de medida, mostram que não entendem o quanto são ignorantes.
13
Mas nós não vamos nos gloriar sobre coisas feitas fora da nossa área de influência, mas limitaremos nosso orgulho ao trabalho que Deus nos deu, e isso inclui nosso trabalho com vocês.
14
E nós não estamos indo longe demais em nosso orgulho, como se nós não tivéssemos chegado até vocês. Pois nós fomos os primeiros a chegarmos até vocês com as Boas Notícias de Cristo.
15
Dessa maneira nós não nos gloriamos além do nosso trabalho, isto é, fingindo que somos responsáveis pelo trabalho que outros fizeram. Mas a nossa esperança é que enquanto a fé de vocês cresce, nós possamos fazer um trabalho ainda maior entre vocês, dentro dos limites que Deus colocou para nós.
16
Assim nós poderemos pregar as Boas Notícias em outros lugares além de onde vocês estão, sem nos gloriar de um trabalho já realizado na área de influência de outra pessoa.
17
Como as Escrituras dizem: "Quem quiser se gloriar, se glorie no Senhor".
18
Pois não é aquele que recomenda a si mesmo que é aprovado, mas aquele a quem o Senhor recomenda.