Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
DAVI SE DIRIGIU à cidade de Nobe para encontrar o sacerdote Aimeleque. Aimeleque ficou preocupado quando viu Davi, mas foi ao seu encontro. "Por que está sozinho?" perguntou o sacerdote. "Por que ninguém veio com você? "
2
"O rei me mandou tratar de um assunto particular", Davi respondeu. "Ele me proibiu de dizer a qualquer pessoa porque estou aqui. Eu disse aos meus homens onde eles podem encontrar-me mais tarde.
3
Agora, o que tem para comer? Dê-me cinco pães, ou alguma coisa mais que puder."
4
"Não temos pão comum," respondeu o sacerdote; "temos somente o pão sagrado; acho que você pode levar esses pães, desde que os seus homens não tenham estado com mulheres."
5
"Fique sossegado", respondeu Davi. ''Eu nunca permito que meus homens façam o que bem entendem quando saem para uma expedição, e uma vez que eles permanecem puros, mesmo em viagens de rotina, quanto mais agora nesta viagem!"
6
Então, já que não havia outro alimento disponível, o sacerdote deu a Davi o pão sagrado o chamado Pão da Presença, que era colocado perante o Senhor no Tabernáculo. Por sinal que esses pães tinham sido substituídos naquele dia por pães frescos.
7
Ora, Doegue, o edomita, chefe dos pastores de Saul, estava ali naquela ocasião, para cumprir uma cerimônia religiosa ordenada na lei.
8
Davi perguntou a Aimeleque se havia ali uma lança ou espada que ele pudesse usar. "O assunto do rei exigia tanta urgência, que na pressa de sair eu não peguei nenhuma arma!" explicou ele.
9
"Bem," respondeu o sacerdote, "tenho a espada de Golias, o filisteu - aquele que você matou no vale de Elá. Está embrulhada num pano, atrás do manto do sacerdote. Leve-a, se você quiser, porque não temos nada mais aqui." "Essa mesma é que eu quero", respondeu Davi. "Pode me dar!"
10
Então Davi saiu depressa, pois tinha medo de Saul; e foi para a casa de Aquis, rei de Gate.
11
Mas os oficiais de Aquis não gostaram nada da presença de Davi naquela casa. "Não é este o principal chefe de Israel?" perguntaram os oficiais. "Não é este que o povo honrava em suas danças, cantando 'Saul matou seus milhares, e Davi matou seus dez milhares'?"
12
Davi ouviu esses comentários, e teve medo do que o rei Aquis pudesse fazer-lhe
13
de modo que se fingia de doido! Arranhava as portas e deixava a saliva escorrer pela barba.
14-15
O rei Aquis já não agüentava mais ver aquilo; por isso disse aos seus homens: "Era preciso que me trouxessem esse doido? Já temos malucos de sobra por aqui! Devo ter esse homem como hóspede?"