Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Zacarias 9Zacarias 10Zacarias 11Apocalipse 19.11-21Zacarias 9
1
ESTA MENSAGEM FALA sobre a maldição que Deus lançou contra as terras de Hadraque e Damasco porque o Senhor vigia de perto todos os homens,a do mesmo modo que vigia Israel.
2
"Hamate, próxima a Damasco, já está condenada. Tiro e Sidom também, apesar de toda a sua sabedoria.
3
Apesar de Tiro possuir muitas fortalezas e soldados bem armados, apesar de ser tão rica que a prata e o ouro valem menos que pó
4
o Senhor vai destruir suas riquezas e jogar as fortalezas de Tiro dentro do mar. A cidade será incendiada e totalmente arrasada.
5
Ascalom verá o que vai acontecer a Tiro e tremerá de medo. Em Gaza o desespero causará enorme confusão, e o povo de Ecrom ficará cheio de terror porque todas essas cidades esperavam que Tiro acabasse com o avanço do inimigo. Agora suas esperanças desapareceram. Gaza será conquistada, o seu rei será morto e Ascalom será completamente destruída.
6
Os estrangeiros tomarão posse de Asdode, a rica cidade dos filisteus.
7
Eu arrancarei a sua idolatria da sua boca e tirarei violentamente dos seus dentes os sacrifícios sangrentos que ela come. Todas as pessoas que sobrarem adorarão ao Senhor e se tornarão uma nova família do povo de Israel. Os filisteus de Ecrom se casarão com israelitas, como os jebuseus fizeram há tanto tempo.
8
Cercarei o meu templo de proteção, para impedir os exércitos invasores de atacarem Israel. Vou vigiar de perto os seus movimentos e os manterei longe de Israel. Nenhum soldado ou carrasco estrangeiro voltará a castigar o meu povo.
9
Alegre-se muito, meu povo! Gritem de felicidade! Vejam todos - o seu Rei está chegando! Ele é O Justo, o Vencedor! Apesar disso, Ele é muito humilde e vem montado num jumentinho!
10
Vou acabar com as armas e exércitos de 'todas as nações, inclusive de meu povo Israel. Ele trará paz a todos os povos do mundo. O seu reino irá de mar a mar, do rio Eufrates aos confins da terra.
11
Eu os libertei da morte num poço seco, por causa do trato que fiz com vocês, selado com sangue.
12
Venham para um lugar seguro, vocês que são prisioneiros. Aqui há esperança! Eu prometo duas alegrias para cada tristeza que vocês passaram!
13
Judá, você é o meu arco! Israel, você é a minha flecha! Vocês dois serão a minha espada, a espada de um valente soldado, atacando os filhos da Grécia.
14
O Senhor dirigirá o seu povo na batalha! As suas flechas cortarão o ar como relâmpagos. O Senhor tocará a trombeta de guerra e avançará contra seus inimigos, como os redemoinhos que vêm do deserto do sul.
15
Ele defenderá o seu povo e eles dominarão seus inimigos, pisando-os com os pés. Eles sentirão o gosto da vitória e gritarão em triunfo. Vão arrasar os seus inimigos e deixarão atrás de si um terrível massacre.
16
O Senhor seu Deus os salvará naquele dia, como o pastor cuida das suas ovelhas. Eles brilharão em sua terra como as jóias faiscantes de uma coroa. Tudo vai ser belo, maravilhoso! Vai haver tanto alimento para o povo, que os rapazes e moças serão fortes e saudáveis. Mostrarão saúde nos rostos corados e alegres.
topoZacarias 10
1
PEÇAM AO SENHOR chuva na primavera e Ele responderá com relâmpagos e aguaceiros. Todos os campos se tornarão verdes e viçosos.
2
Que bobagem pedir algo assim aos ídolos! As promessas dos astrólogos são um monte de mentiras bobas. Promessas assim não adiantam nada; nunca se realizam. Judá e Israel andam perdidos como ovelhas e todos os atacam porque não há pastor para protegê-los.
3
"A minha raiva contra os seus 'pastores' - seus líderes - está fervendo e Eu os castigarei, esse bando de bodes. O Senhor do Universo chegou para ajudar o seu rebanho de Judá. Eu farei vocês fortes e orgulhosos, como um cavalo na batalha.
4
Do meio deles surgirá a Pedra de Esquina, a Estaca que firma a tenda da esperança, o Arco que vence as batalhas, o Rei de toda a terra.
5
Os homens de Judá serão valentes guerreiros de Deus. Esmagarão o rosto de seus inimigos contra o chão com seus próprios pés. O Senhor está do lado deles na luta; não há esperança para os seus inimigos.
6
Eu fortalecerei a Judá, e a Israel também. Eu os restabelecerei porque os amo. E será como se Eu nunca tivesse lançado fora os israelitas porque Eu, o Senhor seu Deus, ouvirei o choro deles.
7
Eles serão como guerreiros valentes. Serão alegres com quem tomou um bom vinho. Seus filhos também verão a bondade do Senhor e ficarão contentes. Os corações de todos eles se alegrarão no Senhor.
8
Quando assobiar para eles, virão correndo porque Eu os comprei novamente para mim. Dos poucos que sobraram, a sua população voltará a crescer como antes.
9
Embora Eu os tenha espalhado entre as nações, eles ainda se lembram de Mim e voltarão para Deus. Voltarão todos para Israel, trazendo os seus filhos.
10
Eu os trarei de volta do Egito e da Assíria, e eles habitarão em Israel - Eu os plantarei em Gileade e no Líbano crescerão tanto, que quase não haverá espaço para todos.
11
Eles atravessarão em segurança o mar da angústia, porque Eu segurarei as ondas. O rio Nilo secará - o domínio da Assíria e do Egito sobre o meu povo terminará".
12
O Senhor diz: "Eu fortalecerei o meu povo com o meu poder! Eles andarão por onde quiserem, e onde forem, Eu, pessoalmente, tomarei conta deles".
topoZacarias 11
1
Abra suas portas, ó Líbano, para o julgamento que se aproxima. você será destruído como um fogo que consome as suas fronteiras.
2
Chorem ciprestes, porque os cedros foram derrubados. Os cedros mais altos e belos caíram. Chorem de medo, carvalhos de Basã, vendo os bosques cair.
3
Escutem o lamento dos líderes de Israel - esses maus pastores - porque a riqueza deles foi destruída. Ouçam os jovens leões rugindo - os príncipes estão chorando, porque o belo vale do Jordão foi destruído.
4
Então o Senhor meu Deus me disse: "Vá arranjar emprego como pastor de um rebanho que está sendo engordado para o açougue.
5
Isso mostrará como o meu povo foi comprado e morto por líderes perversos, que não foram castigados por isso. `Graças a Deus, fiquei rico!' dizem aqueles que traíram o povo - os pastores que venderam pessoas, sem qualquer piedade.
6
E Eu também não terei pena delas, diz o Senhor, e as deixarei cair nas garras de seus líderes malvados e estes as matarão. Transformarão a terra em um deserto, e Eu não protegerei o meu povo deles.
7
Então apanhei duas varas para fazer meu serviço de pastor das ovelhas de corte. E dei às varas os nomes de "Graça" e "União". Como me haviam mandado, eu alimentei o rebanho.
8
Em apenas um mês eu me livrei dos seus três maus pastores, mas acabei perdendo a paciência com as ovelhas - essa nação - e elas me odiaram também.
9
Por isso, eu lhes disse: "Não vou mais ser seu pastor. Se quiserem morrer, morram. Se alguém as matar, não me importa. Vamos, acabem logo de umas com as outras!"
10
Peguei a minha vara "Graça" e quebrei-a ao meio, mostrando que eu havia desfeito o meu trato de guiar e proteger as ovelhas.
11
Assim, acabou o trato. Então os que compravam e vendiam ovelhas e assistiam a tudo o que se passava, compreenderam que Deus lhes estava mostrando alguma coisa através do que eu tinha feito.
12
E eu disse aos líderes: "Se vocês acham que é justo, paguem o meu salário; mas se não quiserem pagar, não tem importância". E assim ele me pagaram com trinta moedinhas de prata.
13
Então o Senhor me ordenou: "Coloque esse dinheiro na caixa de coletas di templo - esse preço `fabuloso' em que ele avaliaram você!" Peguei trinta moedas, fui ao templo e as coloquei na caixa de coleta.
14
Depois disso, quebrei minha outra vara, "União" para mostrar que o laço de união entre Judá e Israel tinha quebrado.
15
Foi então que o Senhor me ordenou que procurasse um novo emprego como pastor. Dessa vez eu deveria agir como pastor mau, inútil.
16
E o Senhor me disse: "Isso vai demonstrar como Eu darei a esta nação um pastor que não vai cuidar das ovelhas doentes, nem se importar com as recém-nascidas. Que não vai curar as feridas nem alimentar as ovelhas saudáveis, que não vai procurar a que se perdeu. Em vez disso, ele comerá as ovelhas gordas; vai até arrancar os cascos das ovelhas.
17
Mas esse mau pastor é um infeliz; ele abandonou o rebanho e será castigado. A espada de Deus arrancará o seu braço direito e furará o seu olho direito. Ele ficará aleijado e cego de um olho.
topoApocalipse 19
11-21
11
Então eu vi o céu aberto e um cavalo branco estava ali! E aquele sentado sobre ele é chamado Fiel e Verdadeiro, e em justiça ele julga e guerreia.
12
Os seus olhos são como chamas de fogo, e sobre sua cabeça há muitas coroas. E ele tem um nome escrito que ninguém conhece, a não ser ele mesmo.
13
Ele está vestido com um manto mergulhado em sangue, e o seu nome é “A Palavra de Deus”.
14
Os exércitos do céu estavam o seguindo, montados em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro.
15
Da sua boca saía uma espada afiada para ferir as nações, e ele as governará com uma vara de ferro. Ele pisará o lagar do vinho do furor e da ira de Deus, o Todo-Poderoso.
16
E no seu manto e em sua coxa está escrito: “Rei dos reis e Senhor dos senhores”.
17
Então eu vi um anjo em pé no sol. E ele clamava em alta voz para todas as aves voando no céu, dizendo: "Venham! Reúnam-se para o grande banquete de Deus.
18
Venham e comam a carne de reis, a carne de generais e a carne de homens poderosos, a carne de cavalos e daqueles sentados neles e a carne de todos os homens, livres e escravos, tanto pequenos como grandes".
19
Então eu vi a besta, os reis da terra e os seus exércitos reunidos para guerrearem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército.
20
E a besta foi capturada, e com ela o falso profeta que fez sinais em nome da besta, sinais pelo quais ele enganou todos os que tinham recebido a marca da besta e aqueles que adoravam sua estátua. A besta e o falso profeta foram jogados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
21
E o restante foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves comeram da carne deles até não poderem mais.
topo