Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Esta carta é de Simão Pedro, um servo e apóstolo de Jesus Cristo. Estou escrevendo para aqueles que, por meio da justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam uma fé tão preciosa quanto a nossa:
2
Que graça e paz sejam acrescentadas cada vez mais na vida de vocês por meio do conhecimento verdadeiro e pessoal de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.
Crescendo na Fé
3
Seu divino poder tem nos dado tudo o que precisamos para a vida e para viver de uma maneira devota e temente a Deus, por meio do conhecimento verdadeiro e pessoal daquele que nos chamou para sua própria glória e excelência.
4
É por meio destas coisas que ele nos deu suas grandes e preciosas promessas, para que por meio delas vocês possam se tornar participantes da natureza divina, tendo escapado da corrupção que está no mundo por causa de desejo pecaminoso.
5
Por esta mesma razão, façam todo o possível para acrescentar à sua fé uma vida de excelência moral; à excelência moral, o conhecimento;
6
ao conhecimento, o domínio próprio; ao domínio próprio, a perseverança; à perseverança, uma vida devota e temente a Deus;
7
à vida devota e temente a Deus, carinho pelos irmãos; carinho pelos irmãos, o amor.
8
Pois se estas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês de se tornarem inativos ou improdutivos no conhecimento verdadeiro do nosso Senhor Jesus Cristo.
9
Pois quem que não tem estas qualidades é cego ou, no mínimo, enxerga tão pouco que já se esqueceu que foi purificado dos pecados que cometeu no passado.
10
Portanto, irmãos, se esforcem mais ainda para ter certeza de que vocês realmente estão entre aqueles que Deus chamou e escolheu. Pois, se vocês praticam estas coisas nunca cairão.
11
Pois assim, a entrada de vocês no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo será como uma grande recepção.
12
Portanto, eu pretendo sempre lembrá-los dessas coisas, embora as conheçam e estejam bem firmes na verdade que vocês já têm.
13
Eu considero meu dever continuar lembrando-os dessas coisas enquanto eu viver neste corpo mortal,
14
pois o nosso Senhor Jesus Cristo já me revelou que os meus dias aqui na terra estão contados e logo eu morrerei.
15
E eu farei todo o possível para que, depois da minha partida, vocês possam a qualquer momento se lembrar dessas coisas.
A Glória de Cristo e a Palavra Profética
16
Pois nós não seguimos fábulas engenhosamente inventadas quando falamos a vocês sobre o poder e da vinda do nosso Senhor Jesus Cristo; ao contrário, nós vimos a sua majestade com os nossos próprios olhos.
17
Nós estávamos lá quando ele recebeu honra e glória de Deus, o Pai, e nós ouvimos quando a voz da Suprema Glória veio até ele dizendo: "Este é meu filho amado em quem tenho muito prazer".
18
Nós mesmos ouvimos essa voz que veio do céu, pois nós estávamos com ele no monte santo.
19
E além disso, nós temos algo mais confiável, a mensagem anunciada pelos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como uma lâmpada brilhando num lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da manhã nasça em seus corações.
20
Acima de tudo, saibam que nenhuma profecia de Escritura provém das próprias ideias do profeta.
21
Pois nenhuma profecia jamais teve origem na vontade humana, mas homens, movidos pelo Espírito Santo, falaram da parte de Deus.