Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Portanto, tirarem e joguem fora, como se fossem roupas sujas e fedorentas, toda maldade, todo engano, hipocrisia, inveja e todas as maneiras que existem de falar mal dos outros.
2
Como bebês recém-nascidos, desejem o puro leite espiritual da palavra, para que por meio dele possam crescer em respeito à salvação,
3
desde que já provaram da bondade do Senhor.
Pedras Vivas da Casa de Deus
4
E vindo a Cristo, a pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus,
5
também vocês mesmos, como pedras vivas, estão sendo usados na edificação de uma casa espiritual. E mais do que isso, vocês são os seus sacerdotes, separados por Deus, para oferecerem sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus por meio de Jesus Cristo.
6
Como as Escrituras dizem: "Olhem, estou colocando em Sião a pedra fundamental do edifício, escolhida e preciosa, e quem crer nela jamais será envergonhado”.
7
Sim, ele é muito precioso para vocês que creem. Mas para aqueles que não creem: "a pedra que os construtores rejeitaram se tornou a pedra fundamental do edifício”,
8
e, "uma pedra que faz pessoas tropeçarem, uma rocha que as faz cair". Elas tropeçam porque não obedecem à palavra, e foi para isto que elas foram destinadas.
9
Mas vocês não são assim, vocês são um povo escolhido, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo exclusivo de Deus, para que possam proclamar os atos poderosos e as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
10
Antes vocês não tinham nenhuma identidade como um povo, mas agora vocês são o povo de Deus. Antes vocês não tinham recebido misericórdia, mas agora vocês têm recebido misericórdia.
11
Amados, eu imploro a vocês, como estrangeiros e peregrinos no mundo, que se afastem dos maus desejos da sua natureza caída que guerreiam contra a sua alma.
12
Tenham o cuidado de sempre viver de maneira exemplar entre os seus vizinhos que não creem. E assim, ainda que falem contra vocês, como de malfeitores, eles possam ver as suas boas obras e glorificar Deus no dia da visitação.
Submissão às Autoridades Governamentais
13
Por causa do Senhor, sujeitam-se a toda instituição humana: seja ao rei, como autoridade suprema,
14
ou aos governadores como aqueles que ele envia para castigar os que fazem o mal e honrar os que fazem o bem.
15
Pois é a vontade de Deus que, fazendo o bem, vocês silenciem a ignorância de pessoas tolas.
16
Vivam como pessoas livres, mas não usem a sua liberdade como uma desculpa para fazer o que é mal, mas para viver como escravos de Deus.
17
Honrem todo mundo. Amem aos irmãos. Temam a Deus. Honrem ao rei.
Para os Servos
18
Servos, submetam-se aos seus senhores com todo o respeito, não somente àqueles que são bons e compreensíveis, mas também aos que são cruéis.
19
Pois é louvável quando, consciente de Deus, alguém suporta dificuldades enquanto sofre.
20
Pois que mérito há, se, quando pecam e são espancados, vocês suportam o espancamento com paciência? Mas se, quando fazem o bem e sofrem, vocês suportam o sofrimento com paciência, isto é louvável aos olhos de Deus.
21
É para isto que vocês foram chamados, porque Cristo também sofreu por vocês, deixando lhes um exemplo, para que sigam os seus passos.
22
Ele não cometeu nenhum pecado, nem engano algum foi achado em sua boca.
23
Quando foi insultado, não respondeu com insultos. E quando sofreu, não ameaçou vingança, mas entregava-se, vez após vez, àquele que julga justamente.
24
Ele mesmo levou os nossos pecados em seu corpo sobre a cruz, para que pudéssemos morrer para o pecado e viver para a justiça. Pelas suas feridas vocês foram curados.
25
Pois vocês eram como ovelhas que haviam perdido o caminho, mas agora vocês se voltaram ao Pastor e Guardião das suas almas.