"Mas e o dinheiro!" lamentou-se Amazias. "Que farei do dinheiro que já gastei?" E o profeta respondeu: "O Senhor pode dar a você muito mais do que isto!" 2 Crônicas 25.9
Leitura diária na versão Bíblia Viva - Português


Oséias 1
Oséias 2
Colossenses 4.2-18

Oséias 1


1
AQUI ESTÃO AS mensagens que o Senhor deu a Oséias, filho de Beeri durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá: e de Jeroboão, rei de Israel, filho de Joás.
2
Esta é a primeira mensagem: o Senhor disse a Oséias: "Vá, Oséias, e case-se com uma jovem que seja prostituta, uma mulher que dará a você filhos de outros homens. Isso servirá para mostrar como o meu povo tem sido infiel a mim, cometendo adultério abertamente, adorando outros deuses.
3
Assim, Oséias se casou com Gômer, filha de Diblaim. Gômer ficou grávida e deu um filho a Oséias.
4
O Senhor ordenou a Oséias: "Dê a esse menino o nome de Jezreel porque no Vale de Jezreel Eu vou castigar a família do Rei Jeú. Eu vou vingar os crimes de morte que ele cometeu. De fato, vou destruir Israel como nação independente e acabar com os exércitos de Israel no Vale de Jezreel".
6
Algum tempo depois, Gômer teve outro filho, desta vez uma menina. E Deus disse a Oséias: "Essa menina vai se chamar Lo-ruhamah - que na língua de Oséias quer dizer 'NãoCompadecida' - porque não vou mais ter compaixão de Israel, para perdoar sua desobediência outra vez.
7
Mas da tribo de Judá terei compaixão e, a libertarei pessoalmente de seus inimigos, sem a ajuda dos exércitos e das armas do povo judeu.
8
Depois que "Não-Compadecida" parou de mamar, Gômer ficou grávida mais uma vez e deu à luz um filho.
9
Deus ordenou: "Chame esse menino de Lo-Ami-que na língua de Oséias quer dizer 'Não-Meu-Povo' - porque Israel não é meu povo e Eu não sou o Deus de Israel.
10
Apesar disso, virá o tempo em que Israel crescerá e se tornará uma grande nação. Haverá tantos israelitas que será impossível contar, como grãos de areia numa praia! Quando isso acontecer, em lugar de dizer a eles, 'Vocês não são meu povo', direi, 'Vocês são meus filhos, filhos do Deus Vivo'.
11
Nesse tempo, os povos de Judá e Israel se unirão e terão um só líder; os dois povos voltarão juntos do exílio. E que dia lindo será aquele - o dia em que Deus plantar o seu povo no solo fértil de sua terra mais uma vez.

topo

Oséias 2


1
VOCÊ JEZREEL, TROQUE os nomes de seu irmão e de sua irmã. Chame seu irmão de Ami (meu Povo); chame sua irmã de Ruhamah (Compadecida)
2
Chame a atenção de sua mãe, porque ela se tornou mulher de outro homem. Eu já não sou mais o marido dela. Digam para ela parar com a sua prostituição, que deixe de se entregar a outros homens.
3
Se ela não fizer isso, vou deixá-la nua como no dia em que nasceu. Vou tirar tudo o que ela possui, vou deixá-la morrer de sede como se estivesse perdida num deserto, sem comida e sem água.
4
Além disso, não vou favorecer os outros filhos que ela teve, como se fossem meus filhos, porque esses outros não são meus, são de outros homens.
5
A mãe dessas crianças cometeu adultério, traiu seu marido. O que ela fez foi uma vergonha. Ela disse: "Vou atrás de outros homens para me oferecer a eles em troca de comida, bebida e roupas".
6
Por isso, vou cercar seus caminhos com espinhos. Ela vai se perder,
7
e quando sair atrás de seus amantes, não vai alcançá-los. Ela vai procurar, mas não encontrará seus amantes. Pensará então: "Bem que eu podia voltar para meu marido, porque com ele eu estava muito melhor do que agora."
8
Ela não compreende que tudo o que tem, foi dado por mim. Fui eu que dei o ouro e a prata que ela usou para adorar a Baal, seu ídolo!
9
Mas agora não vou dar a ela o vinho e os cereais que antes eu distribuía à vontade. Vou tirar dela as roupas que escondem a sua nudez. Não vou mais dar grandes colheitas de cereais na estação própria, nem vinho no tempo das uvas.
10
Vou deixar que ela fique nua, em público, para todos os seus amantes verem, e ninguém será capaz de tirá-la da minha mão.
11
Vou dar fim a todas as alegrias que ela tem. Vou acabar com suas festas, seus feriados religiosos e seus banquetes.
12
Destruirei os vinhedos e pomares que ela possui - presentes que ela diz ter recebido de seus amantes - e deixarei que se transformem em mato. Os animais selvagens comerão as frutas dessas árvores.
13
Vou castigá-la por causa do incenso que ela queimou como oferta a Baal, seu ídolo. Vou castigá-la pelas muitas vezes em que se enfeitou com suas jóias e saiu atrás de seus amantes, deixando-me de lado. Por causa de tudo isso, eu a castigarei, diz o Senhor.
14
Apesar disso, voltarei a gostar dela. Eu a levarei ao deserto e falarei do meu grande amor por ela.
15
Lá, eu lhe darei de volta os vinhedos e transformarei o Vale da Desgraça em uma Porta de Esperança. Ela corresponderá ao meu amor e cantará de alegria como nos velhos dias da sua juventude, quando foi tirada por mim do Egito, onde era escrava.
16
Nesse dia que ainda vem, diz o Senhor, ela me chamará: "Meu Marido" em vez de "Meu Baal".
17
Ó Israel, Eu farei você esquecer seus ídolos e você nem vai falar os nomes deles, nunca mais!
18
Naquele tempo, farei um trato entre vocês e os animais selvagens, as aves e as cobras. Os homens não terão medo dos animais nem os animais terão medo do homem. Destruirei todas as armas e todas as guerras acabarão. Todos vocês poderão viver em paz e segurança.
19
Eu prenderei vocês a mim, e nós seremos unidos por laços de justiça, de retidão, de amor e misericórdia.
20
Prenderei todos a mim pela fidelidade e amor, e então vocês me conhecerão como nunca conheceram antes.
21
Naquele dia, diz o Senhor, responderei aos céus que pedem nuvens, para derramar água sobre a terra em resposta aos pedidos desesperados de chuva. Assim a terra poderá responder aos gritos sufocados dos cereais, das uvas e das oliveiras que pedem umidade e orvalho. Então um grande coro cantará a uma só voz: "Deus Semeia!" "É Ele quem dá vida a tudo!"
23
Naquele tempo, semearei israelitas na terra e os farei crescer para mim mesmo! Terei compaixão dos que são hoje "Não-compadecidos" e direi àqueles que hoje são "Não-meu Povo", "Agora vocês são meu povo". E eles responderão: "O Senhor é nosso Deus."

topo

Colossenses 4

2-18
2
Não se cansem de orar; perseverem nisso; esperem pelas respostas de Deus e lembrem-se de agradecer quando elas vierem.
3
Não se esqueçam de orar por nós também, a fim de que Deus nos dê muitas oportunidades de pregar a Boa Nova de Cristo pela qual eu estou aqui na prisão.
4
Orem para que eu seja bastante corajoso para falar dela livre e abundantemente, e explicá-la como devo naturalmente fazer.
5
Aproveitem o máximo das suas oportunidades para contar a Boa Nova aos outros. Sejam sábios em todos os seus contatos com eles.
6
Tenham uma conversa agradável e sensata, pois assim vocês terão a resposta certa para todo o mundo.
7
Tiquico, nosso irmão muito amado, lhes contará como estou passando. Ele é um obreiro incansável e serve ao Senhor juntamente comigo.
8
Enviei-o, nesta viagem especial, apenas para saber como vocês estão, bem como para confortá-los e animá-los.
9
Estou também enviando Onésimo, um irmão fiel e muito amado, conterrâneo de vocês. Ele e Tiquico lhes darão as últimas notícias todas.
10
Aristarco, que está aqui comigo como prisioneiro, envia-lhes saudações, e assim também Marcos, um parente de Barnabé. Como já lhes disse, se Barnabé passar por ai, dêem-lhe uma acolhida cordial.
11
Jesus Justo também manda recomendações. São estes os únicos cristãos judeus que estão trabalhando comigo aqui, e que consolo têm sido eles!
12
Epafras, dai da cidade de vocês, um servo de Cristo Jesus, envia-lhes suas recomendações. Ele está sempre orando fervorosamente por vocês, pedindo que Deus os faça fortes e amadurecidos e os ajude a conhecer a sua vontade em tudo quanto fizerem.
13
Posso assegurar-lhes que ele tem trabalhado incansavelmente por vocês em suas orações, e também pelos cristãos de Laodicéia e de Hierápolis.
14
O estimado Dr. Lucas manda-lhes recomendações, e assim também Demas.
15
Dêem, por obséquio, minhas saudações aos amigos cristãos de Laodicéia, e a Ninfa, bem como aqueles que se reúnem em seu lar.
16
A propósito, depois de lerem esta carta, vocês poderiam passá-la adiante para a igreja de Laodicéia? E leiam também a carta que escrevi a eles.
17
Digam a Arquipo: "Não deixe de fazer tudo quanto o Senhor lhe mandou".
18
Deixo aqui de próprio punho minha saudação: Lembrem-se de mim aqui na prisão. Que as bênçãos de Deus cubram vocês. Com estima, Paulo.

topo
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter