Jeremias 48Jeremias 49João 15.1-17Jeremias 48
1
Acerca de Moabe: Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Ai de Nebo, pois ficou em ruínas. Quiriataim foi derrotada e capturada; a fortaleza[97] foi derrotada e destroçada.
2
Moabe não é mais louvada; em Hesbom tramam a sua ruína: "Venham! Vamos dar fim àquela nação". Você também ficará calada, ó Madmém; a espada a perseguirá.
3
Ouçam os gritos de Horonaim: "Devastação! Grande destruição!
4
Moabe está destruída!"É o grito que se ouve até em Zoar[98].
5
Eles sobem pelo caminho para Luíte, chorando amargamente enquanto seguem; na estrada que desce a Horonaim ouvem-se gritos angustiados por causa da destruição.
6
Fujam! Corram para salvar suas vidas; tornem-se como um arbusto[99] no deserto.
7
Uma vez que vocês confiam em seus feitos e em suas riquezas, vocês também serão capturados, e Camos irá para o exílio, junto com seus sacerdotes e líderes.
8
O destruidor virá contra todas as cidades, e nenhuma escapará. O vale se tornará ruínas, e o planalto será destruído, como o Senhor falou.
9
Ponham sal sobre Moabe, pois ela será deixada em ruínas; [100]suas cidades ficarão devastadas, sem nenhum habitante.
10
Maldito o que faz com negligência o trabalho do Senhor! Maldito aquele que impede a sua espada de derramar sangue!
11
Moabe tem estado tranqüila desde a sua juventude, como o vinho deixado com os seus resíduos; não foi mudada de vasilha em vasilha. Nunca foi para o exílio; por isso, o seu sabor permanece o mesmo e o seu cheiro não mudou.
12
Portanto, certamente vêm os dias", declara o Senhor, "quando enviarei decantadores que a decantarão; esvaziarão as suas jarra se as despedaçarão.
13
Então Moabe se decepcionará com Camos, assim como Israel se decepcionou com Betel, em quem confiava.
14
Como vocês podem dizer: "Somos guerreiros, somos homens de guerra"?
15
Moabe foi destruída e suas cidades serão invadidas; o melhor dos seus jovens desceu para a matança, declara o Rei, cujo nome é Senhor dos Exércitos.
16
A derrota de Moabe está próxima; a sua desgraça vem rapidamente.
17
Lamentem por ela todos os seus vizinhos, todos os que conhecem a sua fama. Digam: Como está quebrado o cajado poderoso, o cetro glorioso!
18
Desçam de sua glória e sentem-se sobre o chão ressequido, ó moradores da cidade[101] de Dibom, pois o destruidor de Moabe veio para atacá-los e destruir as suas fortalezas.
19
Fiquem junto à estrada e vigiem, vocês que vivem em Aroer. Perguntem ao homem que foge e à mulher que escapa, perguntem a eles: O que aconteceu?
20
Moabe ficou envergonhada, pois está destroçada. Gritem e clamem! Anunciem junto ao Arnom que Moabe foi destruída.
21
O julgamento chegou ao planalto: a Holom, Jaza e Mefaate,
22
a Dibom, Nebo e Bete-Diblataim,
23
a Quiriataim, Bete-Gamule Bete-Meom,
24
a Queriote e Bozra, a todas as cidades de Moabe, distantes e próximas.
25
O poder[102] de Moabe foi eliminado; seu braço está quebrado, declara o Senhor.
26
Embriaguem-na, pois ela desafiou o Senhor. Moabe se revolverá no seu vômito e será objeto de ridículo.
27
Não foi Israel objeto de ridículo para você? Foi ele encontrado em companhia de ladrões para que você sacuda a cabeça sempre que fala dele?
28
Abandonem as cidades! Habitem entre as rochas, vocês que moram em Moabe! Sejam como uma pomba que faz o seu ninho nas bordas de um precipício.
29
Temos ouvido do orgulho de Moabe: da sua extrema arrogância, do seu orgulho e soberba, e do seu espírito de superioridade.
30
Conheço bem a sua arrogância", declara o Senhor. "A sua tagarelice sem fundamento e as suas ações que nada alcançam.
31
Por isso, me lamentarei por Moabe, gritarei por causa de toda a terra de Moabe, prantearei pelos habitantes de Quir-Heres.
32
Chorarei por vocês mais do que choro por Jazar, ó videiras de Sibma. Os seus ramos se estendiam até o mar, e chegavam até Jazar. O destruidor caiu sobre as suas frutas e sobre as suas uvas.
33
A alegria e a satisfação se foram das terras férteis de Moabe. Interrompi a produção de vinho nos lagares. Ninguém mais pisa as uvas com gritos de alegria; embora haja gritos, não são de alegria.
34
O grito de Hesbom é ouvido em Eleale e Jaaz, desde Zoar até Horonaime Eglate-Selisia, pois até as águas do Ninrim secaram.
35
Em Moabe darei fim àqueles que fazem ofertas nos altares idólatras e queimam incenso a seus deuses, declara o Senhor.
36
Por isso o meu coração lamenta-se por Moabe, como uma flauta; lamenta-se como uma flauta pelos habitantes de Quir-Heres. A riqueza que acumularam se foi.
37
Toda cabeça foi rapada e toda barba foi cortada; toda mão sofreu incisões e toda cintura foi coberta com veste de lamento.
38
Em todos os terraços de Moabee nas praças não há nada senão pranto, pois despedacei Moabe como a um jarro que ninguém deseja, declara o Senhor.
39
"Como ela foi destruída! Como lamentam! Como Moabe dá as costas, envergonhada! Moabe tornou-se objeto de ridículo e de pavor para todos os seus vizinhos".
40
Assim diz o Senhor: Vejam! Uma águia planando estende as asas sobre Moabe.
41
Queriote será capturada, [103]e as fortalezas serão tomadas. Naquele dia, a coragem dos guerreiros de Moabe será como a de uma mulherem trabalho de parto.
42
Moabe será destruída como nação pois ela desafiou o Senhor.
43
Terror, cova e laço esperam por você, ó povo de Moabe, declara o Senhor.
44
"Quem fugir do terror cairá numa cova, e quem sair da cova será apanhado num laço. Trarei sobre Moabe a hora do seu castigo", declara o Senhor.
45
Na sombra de Hesbom os fugitivos se encontram desamparados, pois um fogo saiu de Hesbom, uma labareda, do meio de Seom; e queima as testas dos homens de Moabe e os crânios dos homens turbulentos.
46
Ai de você, ó Moabe! O povo de Camos está destruído; seus filhos são levados para o exílio, e suas filhas para o cativeiro.
47
"Contudo, restaurarei a sorte de Moabe em dias vindouros", declara o Senhor. Aqui termina a sentença sobre Moabe.
topoJeremias 49
1
Acerca dos amonitas: Assim diz o Senhor: Por acaso Israel não tem filhos? Será que não tem herdeiros? Por que será então que Moloque[104]se apossou de Gade? Por que seu povo vive nas cidades de Gade?
2
Portanto, certamente vêm os dias", declara o Senhor, "em que farei soar o grito de guerra contra Rabá dos amonitas; ela virá a ser uma pilha de ruínas, e os seus povoados ao redor serão incendiados. Então Israel expulsará aqueles que o expulsaram", diz o Senhor.
3
Lamente-se, ó Hesbom, pois Ai está destruída! Gritem, ó moradores de Rabá! Ponham veste de lamento e chorem! Corram para onde der, pois Moloque irá para o exílio com os seus sacerdotes e os seus oficiais.
4
Por que você se orgulha de seus vales? Por que se orgulha de seus vales tão frutíferos? Ó filha infiel! Você confia em suas riquezas e diz: "Quem me atacará?"
5
Farei com que você tenha pavor de tudo o que está a sua volta", diz o Senhor, o Senhor dos Exércitos. "Vocês serão dispersos, cada um numa direção, e ninguém conseguirá reunir os fugitivos.
6
"Contudo, depois disso, restaurarei a sorte dos amonitas", declara o Senhor.
7
Acerca de Edom: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Será que já não há mais sabedoria em Temã? Será que o conselho desapareceu dos prudentes? A sabedoria deles deteriorou-se?
8
Voltem-se e fujam, escondam-se em cavernas profundas, vocês que moram em Dedã, pois trarei a ruína sobre Esaú na hora em que eu o castigar.
9
Se os que colhem uvas viessem até você, não deixariam eles apenas umas poucas uvas? Se os ladrões viessem durante a noite, não roubariam apenas o quanto desejassem?
10
Mas eu despi Esaú e descobri os seus esconderijos, para que ele não mais se esconda. Os seus filhos, parentes e vizinhos foram destruídos. Ninguém restou[105] para dizer:
11
"Deixe os seus órfãos; eu protegerei a vida deles. As suas viúvas também podem confiar em mim".
12
Assim diz o Senhor: Se aqueles para quem o cálice não estava reservado tiveram que bebê-lo, por que você deveria ficar impune? Você não ficará sem castigo, mas irá bebê-lo.
13
Eu juro por mim mesmo", declara o Senhor, "que Bozra ficará em ruínas e desolada; ela se tornará objeto de afronta e de maldição, e todas as suas cidades serão ruínas para sempre".
14
Ouvi uma mensagem da parte do Senhor; um mensageiro foi mandado às nações para dizer: "Reúnam-se para atacar Edom! Preparem-se para a batalha!"
15
Agora eu faço de você uma nação pequena entre as demais, desprezada pelos homens.
16
O pavor que você inspira e o orgulho de seu coração o enganaram, a você, que vive nas fendas das rochas, que ocupa os altos das colinas. Ainda que você, como a águia, faça o seu ninho nas alturas, de lá eu o derrubarei, declara o Senhor.
17
Edom se tornará objeto de terror; todos os que por ali passarem ficarão chocados e zombarão por causa de todas as suas feridas.
18
Como foi com a destruição de Sodoma e Gomorra, e das cidades vizinhas", diz o Senhor, "ninguém mais habitará ali, nenhum homem residirá nela.
19
"Como um leão que sobe da mata do Jordão em direção aos pastos verdejantes, subitamente eu caçarei Edom pondo-o fora de sua terra. Quem é o escolhido que designarei para isso? Quem é como eu que possa me desafiar? E que pastor pode me resistir[106]?"
20
Por isso, ouçam o que o Senhor planejou contra Edom, o que preparou contra os habitantes de Temã: Os menores do rebanho serão arrastados, e as pastagens ficarão devastadas por causa deles.
21
Ao som de sua queda a terra tremerá; o grito deles ressoará até o mar Vermelho.
22
Vejam! Uma águia, subindo e planando, estende as asas sobre Bozra. Naquele dia, a coragem dos guerreiros de Edom será como a de uma mulher que está dando à luz.
23
Acerca de Damasco: Hamate e Arpade estão atônitas, pois ouviram más notícias. Estão desencorajadas, perturbadas como o mar agitado.
24
Damasco tornou-se frágil, ela se virou para fugir, e o pânico tomou conta dela; angústia e dor dela se apoderaram, dor como a de uma mulher em trabalho de parto.
25
Como está abandonada a cidade famosa, a cidade da alegria!
26
Por isso, os seus jovens cairão nas rua se todos os seus guerreiros se calarão naquele dia, declara o Senhor dos Exércitos.
27
"Porei fogo nas muralhas de Damasco, que consumirá as fortalezas de Ben-Hadade".
28
Acerca de Quedar e os reinos de Hazor, que Nabucodonosor, rei da Babilônia, derrotou: Assim diz o Senhor: Preparem-se, ataquem Quedar e destruam o povo do oriente.
29
Tomem suas tendas e seus rebanhos, suas cortinas com todos os seus utensílios e camelos. Gritem contra eles: "Há terror por todos os lados!"
30
"Fujam rapidamente! Escondam-se em cavernas profundas, vocês habitantes de Hazor", diz o Senhor. "Nabucodonosor, rei da Babilônia, fez planos e projetos contra vocês.
31
"Preparem-se e ataquem uma nação que vive tranqüila e confiante", declara o Senhor, "uma nação que não tem portas nem trancas, e que vive sozinha.
32
Seus camelos se tornarão despojo e suas grandes manadas, espólio. Espalharei ao vento aqueles que rapam a cabeça[107], e de todos os lados trarei a sua ruína, declara o Senhor.
33
"Hazor se tornará uma habitação de chacais, uma ruína para sempre. Ninguém mais habitará ali, nenhum homem residirá nela."
34
Esta é a palavra do Senhor que veio ao profeta Jeremias acerca de Elão, no início do reinado de Zedequias, rei de Judá:
35
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Vejam, quebrarei o arco de Elão, a base de seu poder.
36
Farei com que os quatro ventos, que vêm dos quatro cantos do céu, soprem contra Elão. E eu os dispersarei aos quatro ventos, e não haverá nenhuma nação para onde não sejam levados os exilados de Elão.
37
Farei com que Elão trema diante dos seus inimigos, diante daqueles que desejam tirar-lhe a vida. Trarei a desgraça sobre eles, a minha ira ardente", declara o Senhor. "Farei com que a espada os persiga até que eu os tenha eliminado.
38
Porei meu trono em Elão e destruirei seu rei e seus líderes, declara o Senhor.
39
"Contudo, restaurarei a sorte de Elão em dias vindouros", declara o Senhor.
topoJoão 15
1-17
1
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
2
Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda[78], para que dê mais fruto ainda.
3
Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
4
Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
5
Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
6
Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.
7
Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.
8
Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.
9
Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.
10
Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.
11
Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.
12
O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei.
13
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.
14
Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.
15
Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.
16
Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.
17
Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros.
topo