Ele te protegerá debaixo das suas asas, e lá estarás em segurança. A sua fidelidade te protegerá como um escudo. Salmo 91.4
Leitura diária na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português


Isaías 33
Isaías 34
Hebreus 12.14-29

Isaías 33


1
VOCÊS, ASSÍRIOS, estão perdidos! Vocês que destruíram muitos povos sem nunca saber o que era a destruição; vocês que fazem promessas, mas não cumprem e exigem que as outras nações cumpram seus tratos! Chegou a hora da sua destruição, chegou a hora da vingança!
2
Mas quanto a nós, Senhor, tenha piedade! Nós temos confiado no Senhor. Seja sempre a nossa força, seja a nossa salvação no tempo do sofrimento.
3
O inimigo foge quando ouve o som da sua voz. Quando o Senhor Se levanta, as nações fogem apavoradas.
4
Como os gafanhotos devoram completamente uma plantação e deixam vazio o campo, assim os moradores de Jerusalém vão se aproveitar os restos do exército assírio quando este for destruído."
5
O Senhor é grande e poderoso e vive no céu! Ele fará de Jerusalém o lar da justiça, da bondade e da perfeição.
6
Haverá segurança para Jerusalém; haverá sabedoria, conhecimento e respeito a Deus.
7
Mas, por enquanto, os mensageiros que os judeus enviaram choram de tristeza porque os assírios recusaram sua proposta de paz.
8
As estradas de Judá estão destruídas e desertas, ninguém mais vai viajar por elas. Os assírios quebraram o antigo tratado de paz, feito perante muitas testemunhas. Destroem tudo, sem respeitar ninguém.
9
Toda a terra de Israel está em grande sofrimento; o Líbano foi destruído, a rica planície de Sarom virou um deserto, Basã e o Monte Carmelo perderam suas belas árvores.
10
Mas o Senhor diz: Eu vou Me levantar agora mesmo e mostrar o meu grande poder. Agora serei exaltado.
11
Os planos que vocês assírios fizeram para destruir os judeus será o fogo que Deus vai usar para acabar com vocês!
12
O seu exército, formado de soldados de várias nações, será queimado e reduzido a pó! Será jogado no fogo e queimará como um pedaço de lenha bem seca.
13
Nações distantes, prestam atenção ao que Eu fiz! Nações próximas, reconheçam o meu poder!
14
Os pecadores entre o meu povo estão apavorados. Perguntam desesperados: "Quem de nós poderá viver na presença deste Fogo Eterno que a tudo consome?"
15
Pois bem, Eu lhes direi: os que sempre fazem o que é justo e sempre falam a verdade; os que não procuram lucrar explorando outras pessoas, os que não querem saber de gorjetas desonestas; os que tapam os ouvidos para não ouvir sugestões de violência, e os que fecham os olhos para não serem tentados a praticar o mal.
16
Quem fizer isso viverá junto com Deus: estará protegido como no alto de uma grande montanha, e terá toda a comida e a água de que precisar, na hora certa.
17
Vocês verão o Rei, em toda a sua beleza; verão o seu reino se estender por toda a terra.
18
Então vocês vão se lembrar deste período de terror, dos oficiais assírios que exigiram o imposto, que contaram as torres de Jerusalém.
19
Em pouco tempo esse povo cruel e violento, que fala uma língua estranha e difícil de entender, vai desaparecer. Vocês nunca mais verão os assírios!
20
Vejam! Aí está Jerusalém, uma cidade que vive em paz, o lugar onde Deus é adorado solenemente! Os seus habitantes vivem em segurança porque ela nunca será destruída!
21
O Senhor nos mostrará a sua grandeza em Jerusalém: Ele será como um grande rio, protegendo a cidade, um rio que nenhum inimigo será capaz de atravessar.
22
Porque o Senhor é o nosso Juiz; é o Senhor quem faz as nossas leis, Ele é o nosso Rei. O Senhor cuidará de nós e nos salvará.
23
Agora pode parecer que Jerusalém está perdida, mas dentro em breve haverá segurança e riquezas para todos, até para os aleijados e paralíticos.
24
Nenhum morador de Jerusalém dirá: "Estou doente e desamparado!" porque o Senhor perdoará os seus pecados, e os abençoará.

topo

Isaías 34


1
VENHAM, VENHAM, NAÇÕES e povos da terra! Venham ouvir o que eu tenho a anunciar. Escutem-me, a terra e tudo o que existe nela!
2
O Senhor está terrivelmente zangado com os povos da terra, furioso contra todos eles. Ele vai destruir as nações completamente, como planejou.
3
Os mortos não serão enterrados e o cheiro horrível de carne podre se espalhará por toda a terra. O sangue dos cadáveres vai escorrer pelas montanhas.
4
Então os astros do céu vão se dissolver, o céu vai desaparecer como uma folha de papel que se enrola; as estrelas cairão como frutas maduras das árvores.
5
A minha espada vai cair sobre a terra, depois de ferir os céus. Ela vai cair sobre Edom, o povo que Eu condenei à destruição.
6
A espada do Senhor está toda manchada de sangue, cheia de carne e gordura, como se tivesse sido usada para matar ovelhas e cabritos para o sacrifício. É porque o Senhor realizará um grande sacrifício em Bozra, uma terrível matança na terra de Edom.
7
Muitos soldados morrerão ali, veteranos e novatos. A terra ficará empapada de sangue; o solo ficará mais rico, de tanta gordura.
8
Este é o dia da vingança; esta é a hora de retribuir as maldades que Edom fez contra Israel.
9
Os riachos de Edom vão se transforma em piche, e a terra vai ficar coberta de enxofre e piche fervente.
10
Esse terrível castigo nunca terá fim. A fumaça de Edom estará sempre subindo. Nunca mais haverá moradores em Edom; ficará deserta para sempre.
11
Lá viverão pelicanos e ouriços, corujas e corvos. Deus condenou essa terra a viver sempre assim, deserta e destruída.
12
Deixarão de existir, em breve, os nobres e os príncipes; o reino de Edom será reduzido a nada.
13
Os palácios serão invadidos por espinheiros; nas fortalezas haverá urtigas e cactos. Edom não passará de um esconderijo de chacais, de um lugar onde os avestruzes fazem seus ninhos.
14
As feras do deserto vão se misturar aos lobos e às hienas; os uivos desses animais vão se ouvir durante a noite. Edom será um lugar de fantasmas, um lugar onde os demônios irão descansar.
15
Lá a coruja fará o seu ninho e chocará os seus ovos; na escuridão das ruínas ela cuidará de seus filhotes. Em Edom os abutres vão se reunir para encontrar cada um o seu companheiro.
16
Procurem no Livro do Senhor! Lá vocês encontrarão tudo o que Ele planeja fazer. Não deixará de haver em Edom nenhum desses animais, não faltará nenhum, seja macho ou fêmea. O Senhor mesmo prometeu isso e o seu Espírito vai fazer tudo acontecer.
17
Ele mesmo já mediu a terra de Edom, e a repartiu entre os animais; eles a possuirão para sempre, de geração em geração.

topo

Hebreus 12

14-29
14
Se esforcem para viver em paz com todo mundo e ter uma vida santa, pois sem santidade ninguém verá o Senhor.
15
Tenham cuidado para que ninguém falhe em alcançar a graça de Deus; que nenhuma amargura crie raízes em vocês, porque ao brotar, causará problemas, contaminando muitos.
16
E façam questão de que ninguém seja sexualmente imoral ou não tenha respeito pelas coisas sagradas como Esaú, que vendeu seus direitos de filho mais velho por um prato de comida.
17
Pois vocês sabem que depois quando quis herdar a benção de seu pai, ele foi rejeitado. Era tarde demais para o arrependimento, mesmo implorando com lágrimas.
18
Pois vocês não chegaram a um monte que se podia tocar, um fogo ardente, no meio da escuridão, de trevas, e de uma tempestade, como aconteceu com o povo de Israel no Monte Sinai.
19
Pois eles ouviram o som da trombeta e uma voz tão terrível que imploraram para Deus parar de falar.
20
Pois eles não podiam suportar a ordem dada que dizia: "Se até um animal tocar o monte, será morto à pedrada".
21
Na verdade, o espetáculo era tão horrível que Moisés disse: "Estou tremendo de medo".
22
Mas vocês chegaram ao monte Sião, à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, a um incontável número de anjos numa reunião alegre,
23
e à igreja dos primogênitos, que têm os seus nomes registrados no céu. Vocês chegaram ao próprio Deus, o juiz de todos os homens, e aos espíritos dos justos que foram aperfeiçoados;
24
e a Jesus, o mediador da nova aliança entre Deus e as pessoas, e ao sangue aspergido que fala de coisas melhores do que o sangue de Abel.
25
Tenham cuidado de não rejeitar aquele que fala! Pois se os israelitas não escaparam quando rejeitaram aquele que os advertia aqui na terra, nós certamente não escaparemos se rejeitarmos aquele que nos advertia do céu!
26
Naquele tempo quando Deus falou do Monte Sinai, sua voz fez a terra tremer, mas agora ele tem prometido, dizendo: "Ainda mais uma vez abalarei não somente a terra, mas também os céus".
27
Esta frase “mais uma vez” indica que tudo que pode ser abalado será removido, isto é, coisas criadas, para que só permaneçam as coisas inabaláveis.
28
Então, desde que estamos recebendo um reino que não pode ser abalado, sejamos agradecidos, e assim ofereçamos a Deus adoração aceitável, com reverência e temor,
29
pois o nosso Deus é um fogo consumidor.

topo
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter