Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
O ponto principal de tudo que estamos dizendo é este: nós temos um sumo sacerdote que está sentado no lugar de honra ao lado direito do trono da Majestade no céu.
2
Lá ele serve no santuário e no verdadeiro tabernáculo, que foi construído pelo Senhor e não pelos homens.
3
E desde que cada sumo sacerdote é designado para oferecer ofertas e sacrifícios, é necessário também que o nosso sumo sacerdote tenha algo para oferecer.
4
Se ele estivesse aqui na terra, ele nem seria sacerdote, já que existem sacerdotes que apresentam as ofertas necessárias segundo a lei.
5
Eles servem num santuário que é somente uma cópia, uma sombra do que está no céu. Pois quando Moisés estava se preparando para construir o tabernáculo, Deus avisou a ele: "Faça questão de fazer tudo de acordo com o modelo que foi mostrado a você no monte".
6
Mas agora Jesus recebeu um ministério que é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é melhor, pois ela está baseada em promessas melhores.
7
Pois se a primeira aliança tivesse sido perfeita, não teria havido necessidade de se buscar uma segunda.
8
Porém, Deus achou o povo com culpa e disse: "Olha, os dias estão chegando, diz o Senhor, quando farei uma nova aliança com o povo de Israel e o povo de Judá.
9
Esta aliança não será como aquela que fiz com seus antepassados quando os tomei pela mão para os levar para fora da terra do Egito. Pois eles não permaneceram fiéis a minha aliança, por isso eu os desprezei, declara o Senhor.
10
Mas esta é a nova aliança que eu farei com o povo de Israel depois daqueles dias, declara o Senhor: Colocarei as minhas leis nas suas mentes, e as escreverei nos seus corações. E eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
11
E eles não precisarão ensinar ao seus próximos, nem a seus irmãos, dizendo: ‘Conheça o Senhor’, porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior.
12
Pois serei misericordioso para com suas injustiças, e não me lembrarei mais dos seus pecados”.
13
Quando Deus fala de uma "nova" aliança, significa que ele já tornou velha a primeira. E o que está ficando velho e gasto, logo desaparecerá.