Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
E Saulo concordou completamente com a morte de Estêvão. Naquele mesmo dia começou uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém. E todos que faziam parte da igreja foram espalhados pelas regiões da Judeia e da Samaria, somente os apóstolos ficaram.
2
Alguns homens dedicados a Deus enterraram Estêvão e choraram muito por causa da sua morte.
3
Mas Saulo estava se esforçando muito para destruir a igreja; entrando em casa após casa, ele arrastava homens e mulheres e os jogava na prisão.
Filipe proclama Cristo em Samaria
4
Já aqueles cristãos que se espalharam por causa da perseguição continuaram pregando as Boas Notícias de Cristo por toda parte.
5
Filipe, por exemplo, foi até a cidade de Samaria para pregar as Boas Notícias de Cristo às pessoas dali.
6
E as multidões, numa mesma harmonia, prestaram muita atenção a tudo que ele falava, enquanto o ouviam e viam os sinais milagrosos que ele fazia.
7
Pois espíritos imundos saíram, gritando, de muitos que eram possessos, e muitos que estavam paralisados ou aleijados foram curados.
8
Assim, houve grande alegria naquela cidade!
Simão, o mago, Crê
9
Naquela região morava um homem chamado Simão, que desde muito tempo praticava magia, deixando todo o povo de Samaria impressionado com o que ele fazia. Ele se dizia ser alguém importante,
10
e os moradores de Samaria, do menor ao maior, prestavam muita atenção ao que ele dizia, dizendo: “Este homem é o poder de Deus que se chama Grande!”
11
E eles prestavam atenção nele porque durante muito tempo ele os iludiu com seus truques de mágica.
12
Mas quando Filipe pregou as Boas Notícias a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, eles creram na mensagem e tanto os homens como as mulheres foram batizados.
13
Até o próprio Simão creu, e depois de ser batizado, começou a acompanhar Filipe por onde ele ia. E vendo sinais e grandes milagres sendo realizados por Filipe, ele ficou maravilhado.
14
Quando os apóstolos em Jerusalém ficaram sabendo que o povo de Samaria também havia recebido a palavra de Deus, enviaram Pedro e João para lá.
15
Logo que chegaram, começaram a orar para que as pessoas de Samaria que creram recebessem o Espírito Santo,
16
pois o Espírito ainda não tinha descido sobre nenhum deles. Eles apenas tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus.
17
Então Pedro e João colocaram as mãos sobre eles e eles receberam o Espírito Santo.
18
Quando Simão viu que quando os apóstolos colocavam as mãos sobre as pessoas, Deus dava a elas o Espírito Santo, ele ofereceu dinheiro a Pedro e a João,
19
dizendo: “Quero que vocês me deem também este poder para que quando eu colocar as minhas mãos sobre qualquer pessoa, ela receba o Espírito Santo”.
20
Então Pedro respondeu: “Que seu dinheiro seja destruído contigo por pensar que podia comprar o dom de Deus com dinheiro!
21
Você não tem parte nem direito algum neste ministério porque seu coração não é reto diante de Deus.
22
Arrependa-se desta ofensa tão grave que acabou de fazer e ore ao Senhor pedindo que, se possível, a má intenção do seu coração seja perdoada.
23
Pois vejo que você está cheio de inveja e preso pelo pecado”.
24
E Simão respondeu: “Orem ao Senhor por mim, para que não aconteça comigo nada do que vocês falaram”.
25
Depois de terem dado o seu testemunho e de terem pregado a palavra do Senhor em Samaria, Pedro e João voltaram para Jerusalém. No caminho eles ainda pregaram as Boas Notícias em muitas vilas samaritanas.
Filipe e o Eunuco da Etiópia
26
Um anjo do Senhor disse a Filipe: “Arruma suas coisas e vai para o sul, pelo caminho que vai de Jerusalém até a cidade de Gaza”. (Poucas pessoas passavam por aquele caminho.)
27
Então Filipe se levantou e foi. No caminho ele encontrou um eunuco etíope; este homem era um oficial importante, responsável pelas finanças de Candace, a rainha da Etiópia. Ele tinha ido a Jerusalém para adorar a Deus.
28
E na volta para casa, sentado na sua carruagem, ele estava lendo o livro do profeta Isaías.
29
Então o Espírito Santo disse a Filipe: “Vá até aquela carruagem e a acompanhe”.
30
Então Filipe correu para perto da carruagem e ouviu o homem lendo o profeta Isaías e perguntou: “Você entende o que está lendo?”
31
E o homem respondeu: “Como posso entender se não tenho ninguém para me explicar?” Então ele convidou Filipe para subir e sentar-se com ele na carruagem.
32
O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: “Ele foi levado como uma ovelha para ser morto; e, como um cordeiro fica quieto quando cortam sua lã, ele não abriu a boca.
33
Na sua humilhação justiça foi negado a ele. Quem pode falar dos seus descendentes? Pois sua vida foi tirada da terra”.
34
E o eunuco disse a Filipe: “Por favor, me explique, de quem o profeta está falando? De si mesmo ou de outro?”
35
Então, começando com aquela passagem da Escritura, Filipe anunciou ao eunuco as Boas Notícias a respeito de Jesus.
36
E, prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. E o eunuco disse: “Olhe! Aqui tem água. O que me impede de ser batizado?”
37
[Filipe respondeu: “Você pode, se crê de todo o coração. E o eunuco disse: “Sim, eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.]
38
Então ele mandou parar a carruagem, e os dois entraram na água, e Filipe batizou o eunuco ali mesmo.
39
Quando saíram da água, o Espírito do Senhor levou Filipe embora e o eunuco não mais o viu, porém continuou sua viagem, cheio de alegria.
40
Mas Filipe, de repente, se encontrou na cidade de Azoto, e enquanto ele passava pela área, pregava as Boas Notícias em todas as cidades, até ele chegar a Cesareia.