Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Na manhã seguinte alguns judeus se reuniram e fizeram um plano para matar Paulo, e fizeram um juramento de não comer nem beber até que matassem ele.
13
Eram mais de quarenta homens que conspiravam contra Paulo.
14
Eles foram falar com os líderes dos sacerdotes e com os líderes do povo e disseram: “Nós fizemos o seguinte juramento: ‘Que Deus nos amaldiçoe se comermos ou bebermos qualquer coisa enquanto não matarmos Paulo’.
15
Agora vocês, com o conselho superior, peçam ao comandante que traga Paulo aqui diante de vocês, como que estão querendo examinar melhor o caso dele. E nós estaremos prontos a matá-lo antes que ele chegue perto daqui”.
16
Mas o sobrinho de Paulo, filho de sua irmã, ficou sabendo do plano que estavam armando; então ele entrou na fortaleza e contou tudo a Paulo.
17
Então Paulo chamou um dos centuriões e disse: “Leve este jovem até o comandante, pois ele tem uma coisa para contar a ele”.
18
Então o centurião levou o jovem até o comandante e disse: “Paulo, o prisioneiro, me chamou e me pediu para trazer este jovem até você, pois ele tem algo para te falar”.
19
O comandante pegou o jovem pela mão, levou ele para um lado para ter uma conversa particular e perguntou: “O que é que você tem para me contar?”
20
E ele respondeu: “Alguns judeus combinaram pedir ao senhor que levasse Paulo até o conselho superior amanhã, como que estão querendo examinar melhor o caso dele.
21
Mas não deixe eles te convencerem a fazer isso, porque mais de quarenta deles estarão escondidos esperando ele se aproximar para matá-lo. Todos eles fizeram um juramento, sob pena de maldição, de não comerem nem beberem nada até que o matem. E eles já estão prontos, esperando apenas que o pedido deles seja atendido”.
22
Então o comandante despediu o jovem e o ordenou: “Não fale para ninguém que você me informou dessas coisas”.