Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português

http://biblia.email/pvpv/Marcos/7

Marcos 7 Compartilhar

1
Certo dia, alguns fariseus e professores da lei vieram de Jerusalém para ver Jesus.
2
Eles viram que alguns dos seus discípulos estavam comendo com mãos impuras, ou seja, sem seguir o ritual religioso de lavar as mãos antes de comer.
3
(Os judeus, principalmente os fariseus, não comem até que lavem as mãos, não por causa da higiene pessoal, mas sim por causa das tradições antigas.)
4
E quando chegam da feira, não comem nada sem lavar as mãos. Essa é somente uma das muitas tradições que eles ainda praticam. Entre essas tradições existem algumas que exigem até a maneira certa de lavar os copos, os jarros, as vasilhas de metal e os sofás sobre quais se sentam para comer).
5
Então os fariseus e os professores da lei perguntaram a Jesus: “Por que seus discípulos não seguem o costume dos nossos líderes e comem sem lavar as mãos?”
6
E Jesus respondeu: “Seus hipócritas! Isaías estava falando de vocês quando disse:
7
‘Este povo me honra com seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. A sua adoração é uma farsa inútil, pois ensinam regras de homens como mandamentos de Deus’.
8
Vocês deixam os mandamentos de Deus e seguem as tradições de homens”.
9
E Jesus falou mais ainda: “Vocês com muito jeito rejeitam os mandamentos de Deus para poder manter suas próprias tradições!
10
Pois Moisés falou: ‘Honre seu pai e sua mãe’ e ‘Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe certamente terá que ser morto’.
11
Mas vocês dizem que está tudo bem se alguém falar para seu pai ou sua mãe: ‘Eu não posso te ajudar, porque eu fiz um voto de dar para Deus tudo o que eu poderia dar para vocês’.
12
E então não deixam ele fazer qualquer coisa mais para os seus pais necessitados.
13
E assim vocês cancelam a palavra de Deus, trocando-a por tradições que passam de uma geração para outra. E isso que eu falei é apenas um exemplo. Existem muitos outros”.
14
De novo Jesus chamou a multidão para perto e disse: “Todos vocês escutem e entendam.
15
Não há nada que vem de fora de alguém que entrando nele possa fazê-lo impuro, mas as coisas que vem de dentro dele são o que fazem ele impuro.
16
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.
17
Então Jesus entrou em uma casa para poder escapar da multidão por um tempo, e seus discípulos perguntaram o que ele queria dizer com a parábola que acabou de usar.
18
E ele falou a eles: “Vocês também não entendem? Vocês não podem ver que nada que entra pela boca da pessoa pode fazê-la impura,
19
porque não entra no seu coração, mas no seu estômago e depois sai do corpo?” (Assim ele declarou que todo tipo de comida é aceitável).
20
E continuou: “O que sai do homem é o que faz ele impuro.
21
Pois de dentro, dos corações dos homens, vem os maus pensamentos, a imoralidade sexual, o roubo, o homicídio,
22
o adultério, o desejo de ter o que outro tem, a maldade, a decepção, as práticas sexuais sem limite, sem sentir vergonha e sem se importar com o que os outros pensam, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e o agir sem pensar nas consequências.
23
Todas essas coisas más vem de dentro e fazem o homem impuro”.
24
Jesus saiu daquele lugar e foi para a região de Tiro e de Sidom. Ele entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse que ele estava ali, mas era impossível se esconder.
25
Logo depois de ter chegado, uma mulher, mãe de uma menina possessa por um espírito imundo, ouviu falar de Jesus e veio e caiu aos pés dele.
26
E ela implorou para ele expulsar o demônio de sua filha. Mas, pelo fato de ser grega, da região siro-fenícia,
27
Jesus falou para ela: “Deixe que primeiro os filhos comam tudo o que querem, pois não é certo tirar o pão dos filhos e jogar para os cachorrinhos”.
28
Mas ela respondeu: “Você está certo, Senhor, mas até os cachorrinhos que ficam embaixo da mesa comem as migalhas que as crianças deixam cair”.
29
E ele falou a ela: “Por causa da sua resposta, você pode ir embora; o demônio já saiu da sua filha”.
30
E quando ela chegou em casa, encontrou sua filha deitada na cama, e o demônio tinha saído dela.
31
Jesus saiu de Tiro e foi para Sidom, e depois voltou para o mar da Galileia, na região de Decápolis.
32
Algumas pessoas trouxeram até ele um homem surdo e com dificuldade para falar, e elas imploravam a Jesus para colocar as mãos sobre ele e curá-lo.
33
Jesus o levou para um lugar separado, longe da multidão, e colocou os dedos nos ouvidos do homem. Depois ele cuspiu nos seus próprios dedos e tocou na língua do homem.
34
E olhando para o céu, suspirou fundo e falou para o homem: “Efatá” (isto quer dizer: “Abra-se”).
35
No mesmo instante o homem podia ouvir perfeitamente e começou falar sem dificuldade!
36
E Jesus ordenou à multidão que não contasse para ninguém o que tinha acontecido. Mas, quanto mais ele ordenava, mais eles falavam do que tinha acontecido.
37
Eles estavam completamente maravilhados e falavam: “Ele faz tudo muito bem. Faz até o surdo ouvir e o mudo falar”.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Livro
Capítulo
Versículo*
Dicas

* Exemplos:
1
1.3.6.20
1-5
1.3-5
3-6.10

Bíblias/Bibles
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter