Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Pois o velho sistema sob a lei de Moisés é apenas uma sombra das coisas boas que estavam por vir, mas não a sua realidade, e é completamente incapaz, pelos mesmos sacrifícios oferecidos repetidamente ano após ano, de aperfeiçoar os que se aproximam.
2
Caso contrário, os sacrifícios não deixariam de ser oferecidos? Pois os adoradores uma vez purificados, não mais se sentiriam condenados pelas suas consciências por causa dos seus pecados.
3
Mas em vez disso, estes sacrifícios lembram eles dos seus pecados ano após ano.
4
Pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados.
5
É por isso que, quando Cristo veio ao mundo, ele disse: "Você não quis sacrifícios nem ofertas, mas você preparou um corpo para mim.
6
Você não se agradou das ofertas queimadas nem das outras ofertas pelo pecado.
7
Então eu disse: ‘Olha, eu vim para fazer a sua vontade, ó Deus, como está escrito sobre mim nas Escrituras’”.
8
Primeiro ele disse: “Você nem quis nem se agradou em sacrifícios e ofertas queimadas e ofertas pelo pecado” (embora sejam exigidos pela lei),
9
e depois acrescentou: "Olha, eu vim para fazer a sua vontade". Ele elimina a primeira aliança com todo o seu sistema sacrificial e deficiências para estabelecer a segunda.
10
E pela aquela vontade nós fomos santificados pelo sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido de uma vez por todas.
11
Na antiga aliança, o sacerdote se apresenta e cumpre seus deveres religiosos diante do altar dia após dia, oferecendo vez após vez os mesmos sacrifícios que nunca podem tirar pecados.
12
Mas Jesus, depois de ter oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, sentou-se no lugar de honra ao lado direito de Deus.
13
E lá ele espera até que os seus inimigos sejam colocados, como se fossem um banquinho de descanso, debaixo dos seus pés.
14
Pois por meio de uma única oferta ele aperfeiçoou para sempre aqueles que estão sendo santificados.
15
E o Espírito Santo também nos dá o seu testemunho sobre isso. Pois depois de dizer:
16
"Esta é a aliança que eu farei com o eles depois daqueles dias, declara o Senhor: Colocarei minhas leis nos seus corações, e as escreverei nas suas mentes”,
17
ele então acrescenta: "Eu jamais lembrarei dos seus pecados nem dos seus atos de desobediência à lei”.
18
Assim, onde estes pecados são perdoados, não há mais necessidade de oferecer sacrifícios por eles.