Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3.
Leitura na versão Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
Depois dessas coisas, eu vi outro anjo com grande autoridade descendo do céu, e a terra foi iluminada com a sua glória.
2
E ele clamou com forte voz poderosa: “Caiu, caiu a grande Babilônia! Ela se tornou uma morada de demônios, uma prisão por todo espírito imundo, um local frequentado por toda ave imunda, uma prisão por toda besta imunda e detestável.
3
Porque todas as nações beberam do vinho da paixão da sua imoralidade sexual, e os reis da terra cometeram atos de imoralidade sexual com ela, e os mercadores da terra ficaram ricos através da sua vida excessivamente luxuosa e sensual”.
4
Então eu ouvi outra voz do céu, dizendo: “Saiam dela agora, meu povo, para que vocês não tomem parte dos seus pecados, e para que vocês não sejam castigados com pragas juntamente com ela.
5
Pois os pecados dela estão amontoados tão alto que chegaram até o céu, e Deus se lembrou das iniquidades dela.
6
Façam a ela o mesmo que ela fez a outros. Paguem ela em dobro pelo que fez. No cálice que ela misturou para outros, misturem para ela uma bebida duas vezes mais forte.
7
Deem a ela tanto sofrimento e tristeza quanto luxo e glória ela deu a si mesma. Porque ela diz em seu coração: ‘Estou sentada num trono como rainha, não sou viúva e jamais terei tristeza’.
8
Por esta razão, as suas pragas virão num só dia: morte, tristeza e fome. E ela será completamente consumida pelo fogo, pois poderoso é o Senhor Deus que a julga”.
9
E quando os reis da terra que cometeram atos de imoralidade sexual com ela e viveram no luxo com ela, virem a fumaça do seu incêndio, chorarão e baterão nos seus peitos em lamento por ela.
10
E eles ficarão de longe, por medo do tormento dela, dizendo: "Ai! Ai, da grande cidade, Babilônia, a cidade poderosa! Pois em uma só hora o julgamento de Deus veio sobre você”.
11
E os mercadores da terra chorarão e lamentarão por ela, porque ninguém mais compra a sua mercadoria.
12
Ninguém compra seu ouro, prata, pedras preciosas e pérolas; nem seu linho fino, seu pano roxo, sua seda e seu pano vermelho forte; nem qualquer tipo de madeira odorífera ou qualquer tipo de artigos de marfim e de madeira cara, de bronze, ferro e mármore;
13
nem canela e outros temperos, incenso, óleo perfumado e perfumes. Ninguém compra seu vinho, azeite, farinha e trigo caros; nem gado e ovelhas, cavalos e carruagens, nem escravos, isto é, almas humanas.
14
"O fruto que você desejou tanto sumiu. E todas as suas coisas gostosas e excelentes são perdidas, e nunca mais você as achará novamente!"
15
Os mercadores que ficaram ricos vendendo essas coisas para ela ficarão de longe por medo do tormento dela, chorando e lamentando,
16
dizendo: “Ai! Ai da grande cidade que estava vestida de linho fino, de roupas de roxo e vermelho forte, adornada com ouro, pedras preciosas e pérolas!
17
Pois em uma só hora toda essa riqueza foi destruída!” E todo piloto de navio, passageiro, marinheiro e todos que ganham a vida no mar ficaram longe dela.
18
E vendo a fumaça do incêndio dela, eles começaram a gritar: "Onde no mundo inteiro existia outra cidade tão grande como esta?”
19
E eles jogaram pó sobre as suas cabeças enquanto choraram e lamentaram, clamando: "Ai! Ai da grande cidade onde todos os que tinham navios no mar ficaram ricos da sua riqueza! Pois em uma só hora ela foi destruída!
20
Alegrem-se e celebrem sobre ela, ó céu, e vocês santo povo de Deus, apóstolos e profetas, porque Deus a julgou pelo que ela fez a vocês!”
21
Então um anjo poderoso pegou uma pedra como uma enorme pedra de moinho e a jogou no mar, dizendo: “Assim como esta pedra, a grande cidade da Babilônia será jogada no chão com violência, e nunca mais será encontrada;
22
e o som dos harpistas e dos músicos, dos flautistas e dos tocadores de trombetas nunca mais será ouvido em você. E nunca mais será achado dentro de seus muros nenhum especialista de qualquer profissão. Assim como o som do moinho nunca mais será ouvido em você.
23
Até a luz de uma lâmpada nunca mais brilhará em você! As vozes felizes de noivas e noivos nunca mais serão ouvidas em você. Pois os seus mercadores eram os maiores do mundo, e todas as nações foram seduzidas e enganadas por suas feitiçarias!
24
E dentro dela foi achado o sangue dos profetas e do santo povo de Deus, e o sangue de todos os que foram violentamente assassinados na terra”.